O que saber antes de empreender

19 de novembro de 2018

Se você pensa em colocar aquele projeto pessoal em prática ou em buscar uma nova fonte de renda, o empreender pode ser uma boa opção.

Segundo o SEBRAE, o empreendedorismo depois dos 60 anos acontece por dois fatores principais: oportunidade e necessidade. A combinação de oportunidade e necessidade é a grande motivação para os empreendedores que já possuem experiência de vida suficiente para saber que a renda é vital, mas que os desejos de acrescentar algo para a sociedade e de realizar-se pessoalmente são as verdadeiras molas propulsoras de um trabalho bem feito e satisfatório.

E é aí que os 60+ saem na frente dos menos experientes, já que a bagagem trazida e a rede de contatos serão de grande utilidade nesse momento de investimento profissional. Então, se você quer empreender, utilize as vantagens de sua idade e as experiências da sua vida a seu favor.

Seguem algumas reflexões para fazer antes de tirar seu projeto empreendedor do papel:

O QUE

Se já sabe o que criar, começar ou oferecer, pense sobre os motivos que fazem desse desejo algo importante. Se ainda não sabe, reflita sobre suas antigas ocupações, sobre sua profissão, sobre o que gosta de fazer no dia-a-dia e com o que poderia colaborar para a sociedade.

POR QUE?

Ter um propósito no que fazemos traz um brilho particular para nossas ações, aumenta a motivação, garante a resistência perante os obstáculos e traz muito mais sentido para nossas atitudes. Tenha clareza dos seus motivos e identifique qual o seu propósito para começar a empreender.

COMO

Monte um plano de negócios. Ele é a base para a abertura de qualquer negócio. Se não tiver certeza sobre como começar a fazer algo do tipo, busque auxílio em locais que oferecem cursos específicos, como o SEBRAE por exemplo. Isso é fundamental para poder estudar o mercado, analisar as oportunidades, ponderar sobre a viabilidade do empreendimento e ter mais capacitação antes de sair fazendo. Não é porque você tem experiência em alguma atividade ou assunto que não é preciso se manter atualizado sempre, buscando constante aprimoramento. É vital estar em dia com as leis trabalhistas e com tudo o que for relevante para a criação de seu projeto.

COM O QUE E COM QUEM

Com o autoconhecimento desenvolvido ao longo da vida, você provavelmente já sabe quais são suas opções e quais atividades combinam ou não com sua personalidade e competências profissionais. Saiba com o que você precisa trabalhar para preparar-se: ferramentas como cursos, materiais e habilidades. Após essa análise, decida com quem precisa, poderia e/ou gostaria de fazer isso: professores dos cursos, equipe de funcionários, se vai precisar e desejar ter sócios, etc. Ninguém trabalha nem empreende só, portanto criar uma rede de apoio é essencial para o sucesso de sua iniciativa.

ONDE? QUANDO?

A definição de alguns detalhes essenciais será um grande diferencial para sua empreitada. Aproveite para escutar sua intuição e para trazer para o projeto sua bagagem e conhecimentos, principalmente no que diz respeito ao público que deseja atingir e o local onde deseja atuar.

Em qualquer idade, empreender significa dedicação, determinação e esforço. Buscar soluções é parte do cotidiano dos empreendedores e não há promessa de que essa decisão é algo fácil ou com retorno garantido em nenhum momento da vida. Um empreendedor experiente sabe equilibrar e ponderar a vontade de ação com os cuidados necessários para que estas mesmas ações tragam bons resultados e satisfação.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.