Primeiras Impressões: Entenda como trabalha um consultor de imagem

23 de agosto de 2019

Primeiras Impressões Consultor de Imagem 60 mais

Quem não deseja aparentar o seu melhor num primeiro encontro? Na primeira entrevista? Aliás, quem não deseja sempre ser e aparentar o melhor que puder?

Em um mundo dinâmico como o nosso, embora a essência continue obviamente a ser o principal, não se pode negar que uma boa primeira impressão pode abrir todo um leque de possibilidades. Não se trata apenas de beleza, pois, embora a sociedade tente impor alguns padrões, no frigir dos ovos, o conceito sempre será subjetivo; também não chega a ser uma questão de vaidade, embora um pouco de vaidade e cuidado com a aparência nunca tenha feito mal a ninguém. Trata-se, na realidade, de trazer para a mesa aquele “algo mais” que todos nós temos e que pode fazer toda a diferença.

Mas com tudo acontecendo em ritmo tão acelerado, como se manter sempre afinado com as novas tendências? Como saber se a imagem que passamos é realmente a que gostaríamos de transmitir?

Ou melhor, em um mundo em que tudo é tão volátil e as primeiras impressões muitas vezes são as únicas que teremos oportunidade de causar, será que estamos passando a mensagem certa? Será que conseguimos impactar as pessoas favoravelmente? Será que conseguimos “deixar a nossa marca”?

Dentre as profissões que vêm se destacando neste novo milênio, a Consultoria de Imagem é uma das que mais vem ganhando terreno justamente por trabalhar para trazer à tona esse “algo mais”.

Entenda como trabalha um consultor de imagem 60 mais

As pessoas não familiarizadas com este universo podem até confundir o consultor de imagem com o “Personal Stylist” (estilista pessoal). Mas, as duas profissões, embora apresentem pontos em comum, têm particularidades que as tornam bem diferentes.

A grosso modo, um “Personal Stylist” ou “Fashion Stylist” desenvolve um trabalho mais focado na moda e nas tendências do mundo fashion. Não raramente, o Fashion Stylist é também responsável por definir tendências e lançar moda. É como se ele imaginasse um “Look” para uma determinada ocasião, visualizasse a roupa, o calçado, os acessórios, a maquiagem, cabelo, a pessoa ou “modelo” então se
encaixasse dentro desta visão. Ou seja, quase como que criando um personagem que deve representar o conceito imaginado pelo profissional. É um trabalho de ocasião e, algumas vezes, até mesmo para uma única ocasião.

Em alguns casos, o “look” criado para uma celebridade usar em um evento pode conter peças cedidas por designers que queiram divulgar suas marcas; empréstimos de grandes joalherias ou até permutas de acessórios por sessões de fotos, como acontece na cerimônia do Oscar, por exemplo.

Importância do consultor de estilo 60 mais

Em resumo, o foco do Personal Stylist geralmente é mais na produção para determinados eventos, com um propósito definido, e na efetivação da “visão” do profissional. Sendo que geralmente é um trabalho mais interino e considerado “de fora para dentro”.

Já um consultor de imagem visa auxiliar o cliente a externar e projetar um estilo próprio, correspondente à sua melhor imagem possível. É um trabalho focado mais no indivíduo. Por isso, mesmo algo mais permanente que pode ser levado para a vida toda, ou seja, “de dentro para fora”.

A consultoria de imagem pode ser tanto pessoal como corporativa. No caso da consultoria empresarial, quando uma empresa deseja padronizar e cultivar uma determinada imagem, o profissional trabalha com todos os funcionários individual e coletivamente de maneira a fazer com que eles transmitam a mensagem desejada pela empresa de uma maneira harmoniosa.

Vamos imaginar por exemplo que você pretende contratar um serviço e precisa escolher entre duas empresas que o oferecem. Você se reunirá com representantes de ambas que muito provavelmente farão apresentações bastante similares. Uma vez que basicamente oferecem o mesmo produto e talvez até pelo mesmo valor. O que então fará você optar por uma em detrimento da outra?

Às vezes de uma maneira subliminar ou até sem que você se dê conta, alguns fatores influenciarão na sua decisão. A postura das pessoas que fizeram a apresentação; como elas se comportaram, o jeito que elas falaram e até como se vestiram serão cruciais no fechamento do negócio.

Os apresentadores estavam confiantes ou inseguros e agitados? Sorriram na medida certa, nem de mais nem de menos? Eles passaram uma impressão de serem acessíveis e simpáticos ou eram mais do tipo pomposo e arrogante? Pode não parecer, mas até o perfume usado durante a apresentação pode determinar a contratação ou não de uma empresa.

Todos esses pequenos e ao mesmo tempo importantes detalhes estão no escopo de atuação de um consultor de imagem empresarial.

Em se tratando de pessoa física, assim como o “personal stylist”, o consultor de imagem também trabalha com aparência, moda, cabelo e maquiagem. Mas, apenas como ferramentas para melhor externar o estilo pessoal que é definido após um estudo minucioso. Estilo este que é cultivado e valorizado de maneira a permitir que o indivíduo obtenha e apresente a melhor versão de si mesmo sem, no entanto, perder sua essência.

“O objetivo da Consultoria de Imagem pessoal é levar a sensação que a pessoa teve naquele dia “mágico” em que se olhou no espelho e se sentiu poderosa, confiante, segura e bonita, para todos os 365 dias do ano”, diz Suely Chapiro, consultora de imagem de São Paulo.

Para isso, conta Suely, ela tem alguns encontros com o cliente para conhecer e até ajudar a definir seu estilo; escolher a cartela de cores que melhor harmonizam e favorecem seu rosto, tipo de corpo e proporções; ajudar a redescobrir seu armário e torná-lo mais inteligente; e ainda para ter experiências em lojas e ensinar a montar looks para todas as ocasiões.

“Sempre gostei de ajudar as pessoas a se sentirem felizes, bem e realizadas. O meu propósito é proporcionar todas as condições aos meus clientes para que apresentem a sua melhor imagem”, diz ela.

Consultor de imagem 60 mais

Cada fase da vida tem seus desafios. Nosso corpo não permanece imutável depois que atingimos a fase adulta, pelo menos não é o caso da grande maioria de nós, pobres mortais. Assim como tudo o mais, nós também estamos em constante mudança. O que sabíamos que nos caía bem aos 20 anos, não necessariamente continua valendo aos 40 ou aos 60. Cores com que nos sentíamos confortáveis antes, hoje talvez não nos favoreçam tanto assim. Portanto, pode até ser que nosso melhor “look” seja algo que nunca pensaríamos em experimentar, não fosse pela sugestão de alguém de fora. Claro, é preciso que a pessoa esteja aberta e disposta a ouvir.

Um consultor de imagem leva em conta primordialmente a personalidade, estilo e características do cliente. Bem como seu momento, seus valores e seus objetivos. Assim, por meio de uma análise profunda e de técnicas eficazes, traduz todas as informações em uma nova identidade visual. Por isso, através da consultoria, o cliente adquire um novo olhar sobre si mesmo e aprende a comprar peças de forma mais assertiva e sustentável.

É a ferramenta ideal para quem busca transformar, lapidar ou readequar sua imagem sem comprometer a essência. Afinal, sentir-se bem consigo mesmo é o que há de mais atraente numa pessoa e será sempre o melhor cartão de visitas.

 

Fonte:

Image Consultant Course | Studio for Image Professionals | Suchapiro, Consultora de Imagem.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.