10 minutos de alongamento e seus benefícios para o corpo e mente

17 de maio de 2018

Alongamentos são muito recomendados por trazerem benefícios se aliados a outras rotinas de exercícios físicos, como a musculação, a corrida, uma aula de yoga ou pilates por exemplo. Mas o que pouca gente sabe é que 10 minutos de alongamentos por dia, principalmente pela manhã, pode melhorar não só o nosso bem estar físico durante todo o dia, mas também o bem estar e a tranquilidade da nossa mente.

Simples exercícios de esticar o seu corpo para os lados, para cima ou para baixo, podem ajudar a aliviar sintomas como estresse, dor nas costas por má postura, e até mesmo diminuir a indesejada insônia.

Tudo isso porque entre os benefícios do alongamento estão a redução da probabilidade de lesões e tensões musculares, melhor postura, maior liberação de serotonina (o hormônio do bem estar) no cérebro, diminuição da incidência de câimbras e melhor circulação da corrente sangüínea por todo o corpo.

Para colher todos esses benefícios e aproveitar os seus dias com muito mais disposição experimente estes passos a seguir:

 

1 – Se espreguice!

Para realmente começar bem o dia, vale a pena tirar 30 segundinhos para levantar com calma da cama e dar aquela espreguiçada. Sente-se na beira da cama com a coluna ereta, estique os braços para cima juntando as mãos e sinta seu corpo querer encostar lá no teto.

Depois, ainda com os braços esticados, incline o corpo para a direita e depois para a esquerda o quanto conseguir, sem forçar sua musculatura. Para finalizar, retorne com os braços na posição vertical e lentamente vá abrindo-os se espreguiçando novamente.

 

2 – Acordando o corpo

Depois que se levantar da cama, a dica é fazer o restante dos alongamentos em frente a um espelho, isso pode te ajudar a manter o equilíbrio mais facilmente. Em pé em frente ao espelho, abaixe seu corpo e estenda as mãos como se estivesse tentando tocar na ponta dos seus pés. Mas, lembre-se que não precisa tocar! Apenas tente, sem forçar sua musculatura. Conte até 10 e suba o corpo a posição original lentamente.

 

3 – Pescoço e ombros

Ainda em frente ao espelho, incline a cabeça para o lado direito e puxe levemente com a mão direita para ajudar a alongar o pescoço do lado esquerdo. Conte até 10 e retorne lentamente a posição original. Depois, incline a cabeça para o lado esquerdo e puxe levemente com a mão esquerda. Conte novamente até 10 e retorne. Em seguida, gire o pescoço em sentido horário, sem pressa, contando até 10. E depois no sentido anti-horário.

Para alongar os ombros, deixe seus braços caídos em repouso ao lado do corpo, sinta o peso deles puxando seus ombros para baixo. Em seguida comece a puxar seus ombros para cima e rodá-los para trás. Repita o exercício 5 vezes e inverta o sentido rodando-os para frente.

Repetindo esses três passos diariamente você irá sentir diferença na sua disposição durante o dia e até mesmo na sua qualidade de sono.Se você quiser, vale a pena até realizar os alongamentos ao acordar e antes de dormir para testar o que se encaixar melhor na sua rotina.

 

Mas lembre-se, sempre com cuidado e moderação!

Importante: se surgir alguma dúvida, sensação esquisita ou dores durante os exercícios, consulte o seu médico!

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.