Alimentação rica em proteínas reduz a perda muscular

16 de fevereiro de 2019

Alimentação rica em proteínas reduz a perda muscular - 60+

Que uma alimentação bem balanceada é ideal para manter a saúde do corpo e da mente todo mundo sabe. Mas poucos mantém essa disciplina diária na hora das refeições.

Novos estudos científicos sobre a alimentação são frequentemente publicados para ajudar a melhorar a saúde e manter a qualidade de vida.

Recentemente foi publicada na Geriatrics & Gerontology International uma pesquisa que afirma que uma alimentação balanceada de proteínas é capaz de minimizar significantemente a perda de músculo que ocorre naturalmente conforme a idade.

Mesmo sendo uma perda biológica natural, nós podemos nos manter saudáveis cada vez mais e ter qualidade até nas atividades menores como subir escadas. Agora, isso pode não afetar muita gente, mas com o tempo, com certeza vai incomodar. Por isso, preste atenção no que este estudo diz e comece a fazer diferente a partir de agora.

A pesquisa foi realizada em um período de 6 meses, com voluntárias de mais de 60 anos. Elas foram divididas em dois grupos e introduzidas a dietas diferentes.

GRUPO A

Dieta balanceada e rica em proteínas + exercícios físicos regulares.

GRUPO B

Dieta balanceada com a adição de suplementos + exercícios físicos regulares.

alimentacao-rica-em-proteinas-reduz-perda-muscular-60mais

Ao final da pesquisa foi comprovado que as mulheres do grupo A, com dieta rica em proteínas, tiveram ganho de massa muscular, força nos membros superiores e aumentaram a velocidade de caminhar. O grupo B melhorou fisicamente, mas não apresentou os mesmos resultados.

Os nutricionistas e médicos que realizaram o estudo afirmaram que esse tipo de descoberta é importante para aumentar a qualidade de vida na terceira idade, já que um dos maiores problemas entre idosos é a perda gradual da habilidade de realizar tarefas diárias por conta da redução de massa muscular, ou fraqueza.

Se você quiser fazer o cálculo de quanto deve ingerir de proteína para deixar sua dieta mais rica, considere que para um adulto de 70kg o consumo diário ideal são 112g de proteína.

Faça aquela regra de três básica e melhore a sua dieta desde já com esses alimentos ricos em proteína:

Fonte: Tua Saúde
Alimentação rica em proteínas reduz a perda muscular

Dê preferência a frangos orgânicos e salmão selvagem (não de cativeiro), quando possível. Evite carne bovina à noite ou em muitos dias na semana devido à digestão mais lenta e às questões do processo de abate. O ideal é diminuir cada vez mais seu consumo, substituindo por outras opções na tabela.

É sempre importante consultar um nutricionista ou seu médico para avaliar as mudanças na alimentação e seus impactos.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.