Colágeno: como a sua perda influencia na saúde

6 de abril de 2022

Essencial para a saúde, sustentação e elasticidade da pele, o colágeno também é encontrado nos ossos e cartilagens do corpo, por isso, é uma proteína indispensável para o funcionamento pleno do organismo.

Entretanto, a perda de colágeno começa muito cedo no corpo humano e, por isso, é imprescindível entender como a substância atua no organismo para preservá-la o máximo possível e garantir o seu bem-estar ao longo dos anos.

Quando começa a perda de colágeno?

A verdade é que a perda de colágeno pode se iniciar em diferentes períodos para cada um, mas estima-se que entre os 25 e 30 anos de idade o processo é iniciado. Aos 30 anos, mais precisamente a queda do nível de colágeno se acentua, chegando à taxa de 1% ao ano, marcando o surgimento de mais linhas finas de expressão na pele.

Na menopausa, além da redução de colágeno, a pele também sofre alterações com a queda dos glicosaminoglicanos, que são responsáveis pela hidratação do órgão. Assim, a aparência da pele se torna mais flácida e seca, manchas também podem surgir. Como a proteína também funciona como uma camada de proteção, a pele também se torna mais suscetível a irritações e alergias.

Além dos efeitos na aparência da pele, a falta de colágeno também pode reduzir a lubrificação vaginal, causar enfraquecimento das unhas e afinamento do cabelo. 

Como prevenir

Por fim, para cuidar da pele e minimizar os efeitos da perda de colágeno, recomenda-se aplicar protetor solar diariamente e incluir produtos com ação antioxidante na rotina de skincare, já que ambos evitam a destruição das proteínas por radicais livres e raios UV.

Além disso, tratamentos estéticos como aplicação de bioestimuladores e sessões de laser podem promover a produção de colágeno e, assim, combater a flacidez e aparição de linhas finas de expressão. Para isso, é indispensável buscar profissionais qualificados, especialmente para realizar os procedimentos de forma segura e efetiva.

Por fim, uma rotina saudável com alimentação equilibrada, consumo adequado de água e 8 horas diárias de sono é essencial para a saúde geral da pele.

Você segue uma rotina de cuidados com a pele? Compartilhe sua experiência nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.