Colágeno: como a sua perda influencia na saúde
6 de abril de 2022
(Foto: Shutterstock)
Essencial para a saúde, sustentação e elasticidade da pele, o colágeno também é encontrado nos ossos e cartilagens do corpo, por isso, é uma proteína indispensável para o funcionamento pleno do organismo.
Entretanto, a perda de colágeno começa muito cedo no corpo humano e, por isso, é imprescindível entender como a substância atua no organismo para preservá-la o máximo possível e garantir o seu bem-estar ao longo dos anos.
Quando começa a perda de colágeno?
A verdade é que a perda de colágeno pode se iniciar em diferentes períodos para cada um, mas estima-se que entre os 25 e 30 anos de idade o processo é iniciado. Aos 30 anos, mais precisamente a queda do nível de colágeno se acentua, chegando à taxa de 1% ao ano, marcando o surgimento de mais linhas finas de expressão na pele.
Na menopausa, além da redução de colágeno, a pele também sofre alterações com a queda dos glicosaminoglicanos, que são responsáveis pela hidratação do órgão. Assim, a aparência da pele se torna mais flácida e seca, manchas também podem surgir. Como a proteína também funciona como uma camada de proteção, a pele também se torna mais suscetível a irritações e alergias.
Além dos efeitos na aparência da pele, a falta de colágeno também pode reduzir a lubrificação vaginal, causar enfraquecimento das unhas e afinamento do cabelo.
Como prevenir
Por fim, para cuidar da pele e minimizar os efeitos da perda de colágeno, recomenda-se aplicar protetor solar diariamente e incluir produtos com ação antioxidante na rotina de skincare, já que ambos evitam a destruição das proteínas por radicais livres e raios UV.
Além disso, tratamentos estéticos como aplicação de bioestimuladores e sessões de laser podem promover a produção de colágeno e, assim, combater a flacidez e aparição de linhas finas de expressão. Para isso, é indispensável buscar profissionais qualificados, especialmente para realizar os procedimentos de forma segura e efetiva.
Por fim, uma rotina saudável com alimentação equilibrada, consumo adequado de água e 8 horas diárias de sono é essencial para a saúde geral da pele.
Você segue uma rotina de cuidados com a pele? Compartilhe sua experiência nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias.