Como jogos de computador podem ajudar na saúde mental
22 de dezembro de 2018

Tão importante quanto exercitar o corpo na academia é exercitar a nossa mente. Assim como os músculos corporais, o cérebro também precisa de exercícios para estimular a velocidade de raciocínio, habilidades cognitivas, memória, visão e até mesmo o humor.
Pesquisas feitas ao redor do mundo, como na Universidade de Sydney na Austrália ou no Kings College em Londres, com mais de 10 mil voluntários, tem provado que jogos de computadores são excelentes para pessoas de maior idade com tendência a perda de memória ou demência.
Os jogos estimulam principalmente o córtex pré-frontal, o que ajuda a aplicar todo o conhecimento armazenado em funções do dia a dia.

A gigante Nintendo, com a ajuda de um neurocientista, criou o jogo Brain Age voltado para idosos e já vendeu mais de 8,6 milhões de cópias. Os jogos costumam incluir tarefas com objetivos que exercitam a memória, raciocínio matemático, leitura e música.
Além dos benefícios mentais, por serem jogados em um computador com tela luminosa, são capazes de manter as habilidades visuais mais aguçadas, prevenindo danos aos olhos causados pela idade.
Todas as comprovações se estendem à qualidade de vida dos jogadores. 20 minutos de jogo por dia, em pelo menos 5 dias na semana, são capazes de melhorar o humor, prevenir a depressão e aumentar a qualidade de vida diária.
O melhor jogo para você testar: LUMOSITY – Jogos diários para exercitar a mente.
Clique aqui para baixar o aplicativo para iPhone







