Eutonia: Terapia corporal para processo de autocura buscando o equilíbrio das tensões

19 de fevereiro de 2019

(Foto: Shutterstock)

“É preciso ser leve como um pássaro e não como uma pluma.”
(Paul Valéry)

Neste exato instante, quando você está lendo este texto, quais instruções sua mente está enviando para seu corpo? Você está plenamente presente e consciente dos seus gestos e movimentos? Mesmo que seja a ausência de movimentos?

De alguma maneira, com o passar do tempo, a maioria das pessoas começa a usar o próprio corpo no modo “piloto automático”. Deita, levanta, senta, caminha e corre sem perceber que existe um conjunto de músculos e ossos funcionando em conexão com os neurônios, muitas vezes de forma inconsciente e involuntária gerando tensões.

A Eutonia é uma terapia corporal que trabalha justamente para quebrar esse tipo de padrão, trazendo para as pessoas o autoconhecimento do corpo por meio de práticas que as tornam conscientes de si mesmas e dos seus movimentos.

Basicamente o princípio da terapia é a percepção das tensões, das emoções, dos hábitos e dos pensamentos que estão ligados intimamente a todos os aspectos do corpo. a intenção prévia de realizar um movimento, produz uma ativação da circulação, influenciando assim, o tônus muscular.

Num primeiro momento, esse conceito pode parecer abstrato, mas o fato é que a Eutonia vem trazendo resultados nos tratamentos de doenças osteoarticulares, fibromialgias, patologias da coluna, problemas de articulações, distúrbios de percepção e questões psicossomáticas.

Simplesmente porque é um processo de autocura por meio da consciência de si mesmo em um nível mais profundo e sem “piloto automático”.

Eutonia 60mais
(Foto: Shutterstock)
Os conceitos da Eutonia se resumem em quatro princípios fundamentais
  1. Conscientização superficial e profunda da pele. Por meio da pele respiramos, suamos, nos comunicamos. Estar mais consciente da própria pele nos ajuda a obter uma imagem mais clara do corpo.
  2. Conscientização do nosso espaço interno. Ao tomar consciência do espaço tridimensional de nosso corpo e o volume que compõe essas dimensões, as funções dos órgãos e seus diferentes aspectos se tornam mais presentes.
  3. Conscientização dos ossos. A conscientização da estrutura óssea implica na observação e experimentação do próprio esqueleto, trazendo um alinhamento ósseo adequado às forças gravitacionais.
  4. Contato consciente. É a ampliação do campo da consciência além dos limites visíveis do corpo.
O nascimento do método e uma história inspiradora

Gerda Alexander, a criadora da Eutonia, nasceu na Alemanha em 1908 e desde jovem tinha o sonho de ser bailarina. Aos 16 anos, depois de várias crises de febre reumática, contraiu uma endocardite. Foi quando os médicos a proibiram de realizar qualquer tipo de movimento.

Em um processo de autocura, ela re-aprendeu a se movimentar com o mínimo de esforço possível, economizando todas energias.

Graças ao seu profundo interesse pelo movimento, ela conseguiu terminar seus estudos como professora de rítmica na Alemanha e comprovar pelas suas observações, pesquisas e estudos, que quando existe uma noção clara do que fazer, o organismo reage usando exatamente a quantidade certa de energia, com o nível necessário de tônus para executar o movimento, desde que os músculos sejam flexíveis e não estejam inibidos pelas tensões habituais.

“Usando-se a atenção nas sensações do corpo promove-se à ampliação da percepção e da consciência corporal. Um processo em que o aluno acessa a sabedoria que é própria do corpo usando-a a seu favor”.
(Gerda Alexander)

Eutonia 60mais
(Foto: Shutterstock)
Como aprender mais sobre a Eutonia

A Eutonia vem conquistando cada vez mais espaço pelo mundo afora, inclusive no Brasil.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o livro “Conversas com Gerda Alexander”, da autora Violeta Hemsy de Gainza. São relatos pessoais de uma vida emocionante e dedicada ao estudo dos movimentos do corpo e da Eutonia.

No site da Associação Brasileira de Eutonia, você poderá encontrar mais informações e, inclusive, uma relação de profissionais especializados no país.

O termo eutonia é composto de duas palavras gregas: eu que significa bom, harmonioso. Tonos é uma referência ao tônus muscular, grau de tensão ou elasticidade de nossas fibras musculares.

Ou seja, Eutonia é uma tensão boa, equilibrada e boa para a saúde.

A Eutonia pode ser praticada por todas pessoas que buscam o autoconhecimento e uma relação mais saudável com o corpo.

Para quem é 60+ traz uma oportunidade de fazer uma terapia corporal suave, atraumática e altamente transformadora para buscar o autoconhecimento da mente e do corpo em níveis mais profundos.

“A Eutonia é antes de tudo uma aprendizagem que nada tem a ver com o ensino cujos resultados são quantificados e passados igualmente para todos os corpos. (…) Não é também uma ginástica postural, ou um método por meio do qual se ensinam técnicas de movimentos ou respiratória. Na verdade, a prática pressupõe procedimentos que se fundamentam na experimentação e na pesquisa do próprio corpo, baseia-se na investigação e na experiência, e neste sentido é um método empírico.”
(DASCAL)

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2024 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.