Games – um desafio que melhora a saúde mental

23 de novembro de 2021

Os jogos e desafios de enigmas são reconhecidamente ferramentas eficazes para recuperação cognitiva e saúde mental. Agora, o olhar sobre outros elementos que provocam as mesmas reações, descobre nos games um novo caminho para desenvolver mais sinapses.

O Brasil, segundo Thomas Felsberg, responsável por parcerias e estratégicas da BBL, holding de entretenimento gamer, conta com 95 milhões de gamers, o que representa quase metade da população presente no Brasil, mostrando o quanto gostamos de consumir jogos eletrônicos.

Um estudo realizado na Universidade de Montreal observou como as plataformas de jogos tridimensionais promovem o crescimento nas áreas do cérebro em pessoas mais velhas. Os resultados mostraram que os videogames 3D melhoraram a memória e podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer.

Games – um desafio que melhora a saúde mental - 60+
(Imagem: inc.com)
(Patrocinado por Supera Itaim)

Os videogames hoje envolvem solução de problemas complexos, quebra-cabeças e multitarefa. Eles exigem concentração e podem ter um efeito calmante. Os jogos de estratégia complexos também são altamente eficazes para melhorar a cognição e a memória, pois exigem o malabarismo com várias tarefas e objetivos ao mesmo tempo.

O Supera, escola especializada em desenvolver ginástica para o cérebro, tem adotado o Wii – famoso jogo da Nintendo – como ferramenta para melhorar a dinâmica de seus cursos.

“Jogos interativos virtuais como boliche, tênis e golfe são alguns dos exemplos do que os alunos têm lidado. Observamos evolução considerável da atenção e memória, a partir do uso dos jogos baseados em realidade virtual. Os efeitos desses games geram impacto marcante no lobo frontal e conferem melhoria na saúde mental”, informa Andreia Oliveira – diretora do Supera Itaim em São Paulo.

No momento em que todas as atenções se voltam para cuidar da mente, percebe-se que explorar coisas novas é uma boa estratégia para provocar e estimular o cérebro.

#GenteQueSupera

Supera Itaim – SP

diltoncaldasf@gmail.com

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.