Implantes dentários – saiba quais são as opções
13 de dezembro de 2019
A falta de dentes interfere na mastigação, no sorriso e na autoestima. Com a perda dentária, muitos problemas como deficiência na mastigação, movimentação dos dentes, interferência na oclusão dentária e piora na estética podem aparecer, levando a pessoa a inúmeras situações desconfortáveis, dores, além de prejudicar a autoimagem.
Um dos tratamentos mais procurados são os implantes dentários. Os implantes são pinos de titânio, biocompatíveis, que são colocados dentro do osso da maxila ou mandíbula, substituindo a raiz do dente perdido, podendo ser unitário ou úultiplo.
As próteses feitas em cima desses pinos podem substituir um dente ou até uma arcada inteira. Para que seja feito esse procedimento é necessário um exame clínico minucioso, além de exames radiográficos específicos para verificação da quantidade de largura e altura óssea.
Após a colocação dos implantes, é necessário esperar um período de osteointegração (formação de osso em volta do implante), que varia de 2 a 6 meses dependendo da região e do tipo de implante.
Os tipos mais comuns de tratamento são:
IMPLANTES UNITÁRIOS

Colocados quando há falta de um elemento dental. A prótese pode ser feita em resina ou porcelana.
PRÓTESE TOTAL SOBRE IMPLANTE

Protocolo: quando há perda de todos os dentes, são colocados 4 a 6 implantes (normalmente), dispostos pela arcada e depois é feita uma prótese total, presa a uma barra metálica que é fixada nos implantes.
Os dentes podem ser feitos de resina ou porcelana. Essa prótese é fixa.
OVERDENTURE

É uma prótese total (‘dentadura’) presa em implantes, sendo que não é fixa. Ela pode ser removida para higienização.
Os implantes necessitam de cuidados com a higienização e visita regular ao dentista para que sua longevidade seja a maior possível.
Os implantes dentários facilitam a mastigação e devolvem o sorriso, proporcionando mais segurança na vida social, tão importante para qualquer idade!

Dra. Cristina Michaelis (Michaelis Odontologia – CRO 60251)
Rua Alexandre Dumas, 1268 / Cj. 103 (tel: 11-5182-9452)








