Insônia: causas e dicas para ajudar a driblar o problema!

5 de fevereiro de 2019

Para muita gente, a hora de dormir é o momento mais esperado do dia. Mas para grande parte da população, pode ser um verdadeiro pesadelo!

Você passou um dia muito corrido, chegou em casa cansado, esperando relaxar e dormir bem. Mas ao deitar, seu cérebro parece que começa a correr uma maratona. São pensamentos, preocupações futuras, problemas, ou mesmo a falta de sono sem explicação. Até uma música recorrente no seu cérebro pode afetar seu sono. Ou seja, sua mente resolveu por vontade própria pensar em tudo na vida menos te deixar dormir.

Se você passa por isso, então saiba que você não está sozinho e que este texto é para você!

dicas para insônia 60mais

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia e até 40% da população vai ter os sintomas em algum momento da vida. Pesquisas realizadas ao redor do mundo mostram que dormir mais de 8 horas é para a minoria e que a insônia pode surgir por diferentes causas, mas tende a ser mais comum conforme a idade. Seja por mudanças biológicas naturais como a menopausa ou pelo estilo de vida, na idade madura é comum virar refém de remédios que ajudam a dormir.

Para não cair nessa e manter sua mente saudável naturalmente, saiba aqui o que é, o que causa e como tratar a insônia.

O que é e como identificar a insônia?

A insônia é um distúrbio que dificulta que você adormeça ou durma durante a noite toda. Se você enxerga isso nas suas madrugadas, desperta do nada, sempre acorda cansado, como se não tivesse dormido, tem falta de energia, oscilações de humor, irritabilidade, dores de cabeça frequentes, problemas gastrointestinais ou desempenhos prejudicados no dia a dia, então existe uma grande chance de que você tenha insônia.

O que causa a insônia?

Pode ser que você esteja sofrendo com isso temporariamente ou tenha insônia crônica. De qualquer maneira, se você se identificou com as características descritas acima, pense um pouco no seu dia a dia e tente identificar mais alguns fatores como:

Estresse e Ansiedade
cansaço insônia 60 mais

Preocupações demais podem deixar sua cabeça cheia, pesada e mais ativa do que deveria. O pensamento aciona conexões e atividades entre neurônios e quanto mais você demorar para relaxar e fazer essas conexões diminuirem, mais tempo você vai demorar para adormecer. Relaxar e esvaziar a mente é a chave neste caso.

Depressão e outras Condições Médicas

A depressão e outras doenças podem fazer algumas pessoas dormirem demais e outras não dormirem quase nada. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Então, a melhor e única opção aqui é procurar um médico para identificar o problema e tratar da maneira correta.

Abuso de determinados Alimentos ou Medicamentos

Tomar muito café ou refrigerantes por exemplo, pode deixar seu cérebro muito estimulado pela presença da alta quantidade de açúcar ou cafeína. O mesmo vale para medicamentos e seus componentes. Se você acha que tem insônia e que a ingestão de algo pode ser o problema, mude os seus hábitos alimentares, leia a bula do remédio que está tomando e consulte seu médico.

Idade

Mais comum ainda é ter insônia conforme a idade vai aumentando. Quanto mais o tempo passa, mais o nosso relógio biológico se transforma e nós devemos nos adaptar às mudanças. A tendência é ficarmos cansados mais cedo e acordarmos mais cedo também. O ideal é nunca deixar de praticar exercícios físicos para então manter o corpo e a mente com boa oxigenação.

Como tratar a insônia?

insônia dormir 60 mais

Se você está certo de que tem insônia e foi capaz de identificar a causa, primeiro procure um médico especialista, que pode ser um neurologista, um médico do sono ou um psiquiatra. Mas também tente realizar as mudanças necessárias no seu dia a dia.

É importante que na hora da consulta você tenha anotado, ou tenha em mente, todos os sintomas que te incomodam e estejam relacionados à insônia. Saiba quando eles apareceram e o quanto te incomodam. Seus hábitos diários, alimentares e comportamentais, e medicamentos que estiver tomando.

Pode ser que você tenha que tomar remédio por um tempo, mas converse com o médico para que você não fique dependente da medicação e para que possa tomar algumas medidas na sua rotina para melhorar e se manter saudável naturalmente!

Algumas dicas para melhorar:

dicas naturais insônia 60 mais
  • Desligue todos os seus aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir e de modo algum dê aquela espiadinha nas mensagens quando já estiver na cama.
  • Não veja TV deitado. Na hora que se deitar foque apenas em dormir.
  • Anote suas preocupações em um papel umas 2 horas antes de dormir para esvaziar a mente.
  • Não faça refeições pesadas na hora do jantar. Também não vá dormir com fome.
  •  Evite tomar café e refrigerantes no mínimo 4 horas antes de dormir.
  •  Faça uso de chás sem cafeína que ajudem a relaxar, como camomila e maracujá (passiflora). A rotina de ferver a água para o chá 1 hora antes de deitar ajuda a ligar seu cérebro no modo ‘hora de dormir’.
  • Evite fazer exercícios físicos próximo ao horário de dormir. Procure fazer suas atividades físicas até 3 ou 4 horas antes de deitar.
  •  A leitura também ajuda. Leia um livro no sofá ou poltrona do seu quarto se não estiver com sono.
casal insônia 60 mais
  •  Se seu quarto tem alguma luminosidade que incomoda, utilize máscaras.
  • Se ainda assim tiver dificuldade de adormecer faça o exercício de focar apenas na sua respiração. Foque no movimento do seu peito e no som do ar que sai pelo seu nariz. Tente durante 20 minutos.

Esperamos que estas dicas te ajudem a dormir bem melhor. Boa noite!

Fonte: Drauzio Varella Site

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.