Saiba quais são os benefícios da acupuntura

22 de novembro de 2018

Muitos já ouviram falar sobre a acupuntura mas nem todos sabem para o que ela pode ser utilizada ou como realmente funciona. Além disso, existe sempre o medo das agulhas!

Saiba agora um pouco mais sobre essa técnica terapêutica milenar da medicina chinesa, que pode ser utilizada para diversas finalidades.

Como Funciona

A acupuntura atua diretamente no maior órgão do corpo humano: a pele. Geralmente através da inserção de agulhas nos pontos mapeados pela Medicina Tradicional Chinesa em todo o corpo. Esse estímulo age diretamente nas terminações nervosas e envia mensagens ao cérebro. “Ela atua na intenção de reequilibrar energeticamente o organismo. Para os chineses quase não se faz a distinção entre físico e mental que costumamos fazer no Ocidente. Ambos estão intimamente ligados”, explica Lívia Maria Siqueira, fisioterapeuta e especialista em Medicina Tradicional Chinesa com aprimoramento no Hospital de MianYang.

Portanto, acredita-se que atuar no mental traz benefícios físicos assim como o caminho oposto, quando há ação direta no corpo para colher os reflexos também psicológicos e emocionais.

Prevenir é melhor que remediar

O ditado antigo demonstra sua sabedoria também quando se trata de acupuntura. Lívia explica: “O pensamento da Medicina Chinesa é bastante preventivo, mais do que curativo. É importante lembrar que a acupuntura é uma técnica dentro de um sistema de medicina que prega diversas outras práticas para reequilíbrio do corpo, como a necessidade da atividade física, alimentação balanceada baseada nos cinco elementos, entre outras práticas que se complementam na busca pela saúde integral”.

E quais são os benefícios?

A acupuntura pode trazer diversos benefícios de acordo com a pessoa, frequência das sessões, necessidades e condições específicas do organismo. As melhoras podem aparecer em pouco tempo ou demorar algumas sessões. “Benefícios imediatos fáceis de serem percebidos são aqueles mais relacionados com a rotina, como maior disposição para as atividades, melhora na digestão e diminuição da insônia”, esclarece Lívia.

Já para tratar questões como a ansiedade, que precisa ser trabalhada todos os dias nas dimensões psicológica e física, é necessário mais tempo para perceber os efeitos, além de ser aconselhável um acompanhamento psicológico para trabalhar diretamente as questões emocionais envolvidas.

“Os estímulos provocados pelas agulhas nos pontos de acupuntura causam dois tipos de resposta: uma local e outra sistêmica, que é a enviada para o cérebro para ser ‘lida’ e, assim, tornar possível para o corpo combater as causas de um desequilíbrio energético”, diz a fisioterapeuta. É por isso que a técnica busca enxergar além de apenas uma dor local ou reclamação específica. É importante buscar as causas para a condição atual do organismo como um todo, sejam elas emocionais ou físicas.

Segundo a fisioterapeuta, a acupuntura pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, no equilíbrio dos níveis glicêmicos e no fortalecimento da imunidade. “Existem hoje comprovações de que a técnica melhora toda a função metabólica e de produção de hormônios, o sono, a digestão, diminui crises de enxaqueca e é indicada para qualquer patologia. Pois, se ela não atuar diretamente no curso da doença, pode ser complementar e grande aliada”, conta a fisioterapeuta. Um exemplo são os pacientes com câncer, que buscam a terapia para mitigar os efeitos da quimioterapia, como cansaço, enjoos, vômitos e falta de apetite. Já para as dores musculares e superficiais, a acupuntura tem uma ação rápida, analgésica, de efeito local.

Para quem tem medo de agulha

Se você sempre teve um pé atrás com a acupuntura por causa das agulhas, há uma boa notícia: existem outras técnicas que agem nos pontos de acupuntura sem precisar furar a pele. São utilizados para tanto outros materiais que também estimulam os pontos de acupuntura, como os ímãs na magnetoterapia, os dedos na acupressão e as sementes de mostarda ou esferas magnéticas na auriculoterapia (pontos da acupuntura na orelha).

Mais qualidade de vida e menos remédios

A acupuntura pode ter uma ação direta e eficaz ao aumentar o bem-estar e prevenir algumas doenças. Desse modo, pode haver uma diminuição da necessidade de uso de alguns medicamentos que fazem parte da rotina diária, o que vai depender de cada caso. Para isso, é imprescindível que seu médico acompanhe de perto as respostas do paciente ao tratamento e faça as modificações medicamentosas conforme necessário.

Para começar a desfrutar dos benefícios da acupuntura, busque um profissional de confiança, preferencialmente especializado em Medicina Tradicional Chinesa, para fazer uma avaliação global da sua saúde. Mas é importante também conversar com seu medico caso esteja fazendo algum tratamento especifico.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.