Novembro azul: a saúde do homem em foco

3 de novembro de 2020

De acordo com as previsões do INCA (Instituto Nacional de Câncer), aproximadamente 65 mil casos de câncer de próstata serão diagnosticados no país até 2022. Com isso, discutir a saúde do homem nunca foi tão importante para evitar que essa previsão se transforme em realidade.

Aliás, este é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Por isso, o Novembro Azul foi trazido para o país em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Infelizmente, há um grande tabu ao redor da saúde do homem, principalmente quando o assunto é o exame de toque retal. Entretanto, é importante lembrar que os exames preventivos são fundamentais para descoberta precoce e tratamento mais efetivo de qualquer tipo de câncer, sendo um ato de cuidado e amor próprio. 

Sendo assim, para reforçar a importância da campanha do Novembro Azul, reunimos algumas informações importantes sobre o câncer de próstata. São simples dados que fazem a diferença para sua saúde!

Sintomas do câncer de próstata

Por ser uma doença silenciosa, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas significativos nas fases iniciais. Entretanto, em alguns casos, podem surgir os seguintes sintomas:

  • Dificuldade para urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes ao dia;
  • Jato urinário fraco ou interrompido;
  • Dificuldade para terminar ou iniciar o jato urinário.

É importante lembrar que estes sintomas também são comuns por conta do crescimento benigno da próstata, que normalmente acontece após os 50 anos. 

Nas fases mais avançadas, o paciente pode sentir dores e até sofrer infecções generalizadas. Por isso, é essencial fazer exames de rotina, incluindo de toque, uma vez ao ano para garantir que seu corpo esteja bem e saudável.

Quando algum tumor é identificado no exame de toque, é solicitada a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou ressonância magnética para identificar o tumor. Entretanto, o exame que certifica a existência da doença é a biópsia do tecido da próstata.

Se descoberto nas fases iniciais, o câncer tem grandes chances de cura. Além disso, é importante manter o acompanhamento com um profissional para garantir que sua saúde esteja em dia, tratando outras doenças silenciosas como a hipertensão e diabetes, por exemplo.

Como prevenir?

Sem dúvida, o exame de toque anual é essencial para prevenir o câncer de próstata e acompanhar qualquer alteração na glândula. O exame dura apenas alguns minutos, não dói e não pode ser substituído por outra análise, principalmente para certificar a saúde da próstata.

Além disso, a conversa durante a consulta anual ao urologista é importante para descobrir hábitos e sintomas que você pode transformar para preservar sua saúde. De acordo com as recomendações feitas pelo Hospital Albert Einstein, quem possui casos na família precisa tomar atenção redobrada, iniciando os exames preventivos aos 45 anos.

Saúde do homem - 60+

Certamente, uma rotina saudável é a melhor forma de prevenir não apenas o câncer de próstata como qualquer outra doença. Uma alimentação balanceada, boas horas de sono, cuidados com a saúde mental e alguns minutos de exercício por dia são os hábitos essenciais para uma vida plena e longa.

Para saber mais sobre a importância da saúde mental do homem, leia esta matéria.

Outra atitude importante é evitar o consumo de álcool, assim como não fumar. Ambos possuem substâncias que podem causar câncer, além de causarem dependência e prejudicarem a saúde geral do corpo. 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.