Uso excessivo de tela: como identificar se a sua saúde ocular está prejudicada

14 de julho de 2021

Talvez nunca se tenha colocado tanto à prova a saúde ocular como nos dias de hoje. Com tantas reuniões e cursos online, acesso a mídias sociais com uso excessivo de dispositivos como smartphones, tablets e computador, você pode estar prejudicando a saúde dos seus olhos sem se dar conta.

Por isso é importante estar sempre em dia com as consultas ao oftalmologista. Aliás, a maioria das doenças da visão são silenciosas. Então uma rotina de cuidados e consultas anuais ao especialista após os 40 anos se faz necessária.

Mas, quando usamos continuamente telas próximas aos olhos, uma estrutura chamada músculo ciliar precisa se contrair para que possamos enxergar de forma nítida. Segundo o Dr. Guilherme Vieira Peixoto, a contração contínua acaba gerando fadiga, desconforto, dor de cabeça e dor ocular. Enquanto piscamos normalmente de 15 a 20 vezes por minuto, diante de uma tela de computador esse número pode ser bem menor, causando deficiência na lubrificação da córnea. Dr. Guilherme acrescenta que, além do uso de computadores e smartphones, a poluição do ar e uso de ar condicionado também contribuem para deixar o olho seco. Esses fatores com o tempo podem prejudicar a saúde dos seus olhos.

Como conferir se a minha saúde ocular está em dia?

Além da visita ao oftalmologista ser fundamental, você pode também observar se:

  • Sente dor de cabeça constante;
  • Olhos doloridos, irritados e vermelhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Visão turva;
  • Dificuldade para focar, principalmente no final do dia;
  • Falta de concentração.

Estes são alguns dos sintomas que podem sugerir que é preciso aliviar a sobrecarga dos seus olhos.

Quais são as dicas para evitar sobrecarga nos olhos?
Cuidados com a saúde ocular - 60 mais

Portanto, se você faz uso constante de telas devido ao trabalho ou necessidade de negócio, algumas recomendações são úteis para aliviar um pouco a carga nos olhos:

  • Ao menos a cada meia hora, descanse a visão por alguns segundos, olhando para um ponto mais distante que você puder (através da janela por exemplo);
  • Pisque várias vezes ao longo do dia para melhor lubrificação;
  • Procure se levantar a cada hora para alongar e relaxar músculos, inclusive dos olhos.

É claro que nem sempre ou nem todos conseguem fazer pausas frequentes de trabalho, mas tendo isso em mente, procure aproveitar cada minuto extra do seu dia para cuidar melhor dos seus olhos e se organize também para cuidar melhor da sua saúde em geral.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.