Sobre quilinhos extras e equilíbrio de vida

21 de janeiro de 2019

(Foto: Shutterstock)

Algumas dicas e reflexões para quem deseja manter o corpo em forma depois dos 60

Madonna, Cher, Glória Maria, Sônia Braga, Bruna Lombardi. Além de serem celebridades 60+, todas elas possuem algo em comum: o corpo magro, firme e bem definido como se fossem 20 ou 30 anos mais jovens.

É normal elas despertarem uma ponta de inveja nas pessoas que chegam na maturidade lutando (e muitas vezes indo a nocaute) contra os quilos que vieram por causa das mudanças hormonais, metabólicas, alimentares e do sedentarismo.

Mas, pensem bem: essas mulheres são personalidades e profissionais que dependem da imagem. Por isso, com certeza, qualquer uma delas batalhou (e batalha) bravamente para ter um corpão especialmente nessa idade.

É disciplina, é trabalho duro, é mérito. E muitas vezes fome também (rs)

Elas são exemplos de que é possível conquistar e manter uma forma física depois dos 60, sim. Os limites geralmente estão mais ligados à uma forte determinação do que à capacidade física.

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Então, o que é preciso para perder peso e se manter em forma sem prejudicar a saúde?

Confira algumas dicas:
  1. Cultive uma mentalidade magra. Tente não pensar em comida o tempo todo. Existem muitas outras coisas legais para direcionar os pensamentos e para fazer.
  2. Evite ao máximo as bobagens que engordam. Que tal trocar um bombom por uma porção nutritiva de algas secas?
  3. Considere fazer jejum com alguma frequência. Algumas pessoas fazem 4 vezes ao ano jejum de 48 horas nas mudanças de estações (porque assim é fácil de lembrar quando foi o mais recente). É um ótimo detox para o corpo e, segundo alguns estudos, o jejum está associado à longevidade. Pesquise sobre o assunto e converse com seu médico. Há muitas novidades nesse sentido.
  4. Faça uma atividade aeróbica 3 vezes por semana, algo que você goste e sinta prazer – nem que seja apenas o prazer de ver o corpo mais bonito. Não gosta de academia? Que tal dançar ou fazer hidroginástica? O importante é que seja uma atividade de baixo impacto e queime calorias. Mas antes, não esqueça de conversar com seu médico para saber o que ele recomenda para você.
  5. Diminua drasticamente os doces de sua vida. Açúcar ENGORDA e não faz bem. Pode procurar no Google e nos livros: ninguém fala que açúcar refinado é bom para a saúde e a longevidade.
  6. Tenha uma balança digital regulada no banheiro e crie o hábito de se pesar sem roupa. Emagrecer 200 gramas por semana pode parecer pouco, mas em um mês significa um quilo, em um ano doze quilos. Pense no médio e longo prazo. E na manutenção do peso.
  7. Use algum aplicativo para controlar o consumo diário de alimentos e seus progressos. O My Fitness Pal, por exemplo, que tem as versões grátis e premium. Com ele, além do consumo calórico, é possível controlar os níveis diários de sódio, cálcio e proteínas.
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  1. Controle a ansiedade. Comer com calma também ajuda a digerir melhor os alimentos e aumentar a saciedade. Que tal fazer meditação ou ioga para ajudar nesse processo?
  2. Cultive a disciplina. A comida pode ser um começo para que a determinação faça parte de outros aspectos da vida. É um exercício que ajuda a gente conquistar muito mais do que alegria diante da balança.
  3. Mantenha seu check up em dia. Não adianta parar de comer e malhar quando o corpo não está saudável. Exames de rotina podem revelar que os quilos extras estão associados a alterações hormonais e outras questões de saúde. Nesses casos, emagrecer vai muito além da determinação pessoal.
  4. Beba muita água e chás (sem açúcar, claro) durante o dia. No verão, que tal deixar uma jarra de chá de hibisco ou chá verde na geladeira? Chás são ótimos para ajudar a saciar aquela vontade de beliscar alguma coisa.
  5. É recomendável consultar um nutricionista para ajudar você a planejar suas refeições, estabelecer metas e acompanhar os resultados.
Conheça suas motivações
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Quando citamos as atrizes que mostram as possibilidades de um corpão, elas também podem ser exemplos de padrões de beleza e estereótipos escravizantes. E isso, de verdade, é algo que vem sendo fortemente questionado pelas novas gerações (ainda bem!).

Por isso, vale lembrar que também existem celebridades com quilinhos extras que são lindas.

Um exemplo é a Catherine Deneuve, que aos 75 continua belíssima, feliz e elegante, mesmo não sendo magra como antigamente.

A Heidi Klum, modelo e apresentadora de TV, falou algo interessante há alguns anos atrás para revista americana ‘Self’: a magreza envelhece: “Quando as mulheres só têm músculos, o rosto acaba ficando muito magro e envelhecendo a aparência cerca de 5 a 10 anos”.

Acreditamos que antes de sair por aí fazendo dietas severas, é preciso compreender por que queremos emagrecer.

É apenas uma questão estética?

São somente quilinhos extras ou um peso que compromete a saúde?

Para quem queremos ser mais magros: para nós ou para os outros?

Essa reflexão é importantíssima, porque no final das contas ter um corpo de modelo não é garantia de felicidade para ninguém. E isso não tem nada a ver com idade.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

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Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

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