Solidariedade e compaixão: saiba como ajudar e buscar ajuda

27 de março de 2020

Solidariedade e compaixão: saiba como ajudar e ser ajudado 60+

É comprovadamente certo dizer que quando ajudamos alguém, os benefícios são sentidos não só por quem ajudamos, mas principalmente para nós mesmos. E não estamos falando aqui só sobre ajuda financeira. Afinal, é em um momento crítico, como o que estamos vivendo mundialmente, que surgem oportunidades para olhar para o outro, para o nosso lado, e ver que podemos fazer muito, de diversas formas.

Aliás, buscar ajuda também é muito importante e necessário para atravessar esse período e manter a saúde mental.

Portanto, se você sente vontade de conversar, sente ansiedade e medo ou tem vontade de doar seu tempo ou recurso a pessoas que estejam com dificuldade em lidar com o isolamento ou que estejam em situação de vulnerabilidade, veja como pode ajudar e ser ajudado.

 

WhatsApp Solidário

WhatsApp Solidário Cidade de São Paulo 60 mais

Você se sente sozinho ou conhece alguém que esteja totalmente afastado de familiares e precisando de apoio?

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de SP (SMDHC-SP) criou um grupo de WhatsApp para que pessoas idosas não se sintam só neste período de isolamento social. No grupo são divulgados conteúdos como: orientações sobre prevenção ao coronavírus, vídeos temáticos sobre culinária, jogos online, teatro e outros.

Você pode participar entrando em contato com o polo cultural da terceira idade através do telefone (11)3207-9713 ou pelo e-mail: polocultural@prefeitura.sp.gov.br. Divulgado pela Prefeitura de São Paulo.

 

Movimento Vivências

Solidariedade e compaixão Movimento Vivências 60 +

Muitos idosos, infelizmente, não tem a sorte de viver em suas próprias casas com conforto, cuidados e alimentação adequada e vivem em instituições que dependem de doações para se manterem.

Criado para apoiar instituições que atendem idosos carentes, o movimento vivências busca a melhoria da qualidade de vida, com ações como saúde, cultura e lazer, educação, reforma nas casas, atendimento médico, compra de remédios.

Além disso, o Vivências atende diversas instituições no Estado de São Paulo, como Lar Abrigo Novo Pentecostes (Jardim Colombo), Casa Divina Providencia (Campos do Jordão), Asilo lar mãe Mariana (Poá), Lar Batuira (Belém) e muitos outros.

Clique aqui para saber como ajudar.

 

Aplicativo Vizinho do Bem

Aplicativo solidário Vizinho do Bem 60+

O aplicativo visa a solidariedade e foi criado para conectar pessoas que estejam dispostas a ajudar outras pessoas em situação de maior risco de exposição ao COVID-19. Você pode se cadastrar como voluntário ou como alguém que precisa de ajuda, por exemplo, para compras de supermercado e farmácias ou para resolver coisas simples como levar o cachorro para passear.

O uso é gratuito e funciona muito simples: você preenche o cadastro com seus dados, dizendo se precisa de ajuda ou se quer ajudar. O aplicativo analisa as proximidades entre a ajuda e o voluntário e faz a conexão por whatsapp.

Baixe aqui para participar dessa corrente do bem.

SOS Apoio Emocional

Uma rede que oferece apoio, por ligação telefônica, a pessoas que apresentam quadro de ansiedade, angustia, medo por sentir-se em risco. É um suporte de solidariedade, realizado por profissionais treinados para intervir em situações de crise, ajudando a lidar com o momento e a superá-lo.

Telefones:

RJ (21) 97504-6070 (horário: 09h à meia noite)

SP (11) 98863-0550 (horário: 09h à meia noite)

SP Interior (19) 99117-0990 (horário: 10h às 22h)

BH (31) 98399-4602 (horário: 10h às 22h)

 

Instituto Rocha Brasil

Solidariedade Instituto Rocha Brasil 60 mais

O Instituto criou um canal gratuito de comunicação à distancia, por vídeo ou mensagem, de apoio terapêutico para minimizar os efeitos do impacto do COVID-19 na saúde emocional.

Contando com vários terapeutas do instituto, o canal disponibiliza os contatos (e-mail e Skype) para facilitar a comunicação. O agendamento de horário deve ser feito através do número (11) 94750-2482 ou no  site www.apoiogratis.rochabrasil.com.br

Divulgue estas ações de solidariedade para amigos, parentes, vizinhos. Afinal, alguém perto de você pode estar precisando ou pode ter muito a contribuir.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.