Vacina Covid-19: tudo o que você precisa saber sobre o processo de imunização

26 de janeiro de 2021

Vacina Covid-19 no Brasil - 60 mais

Depois de quase 1 ano de pandemia, a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac junto ao Instituto Butantan, foi aprovada para uso em solo brasileiro. Agora que a vacina da COVID-19 finalmente chegou, é hora de entender como funcionará o processo de imunização no país.

Por que tomar a vacina?

Primeiramente, é importantíssimo lembrar como a vacinação é essencial para que a pandemia finalmente chegue ao fim. Sem dúvida, é a forma mais eficaz e segura de garantir que a população esteja imune, evitando que você se contamine, assim como reduzindo a disseminação do vírus para outras pessoas.

Como pudemos acompanhar ao longo do ano, a CoronaVac passou por diversos testes em diferentes laboratórios e, finalmente, recebeu a autorização da Anvisa para ser aplicada no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a vacina possui eficácia geral de 50%, com redução de 78% dos casos leves e de 100% dos casos moderados e graves.

Além da CoronaVac, a Anvisa também aprovou a vacina AstraZeneca, desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido. De acordo com testes internacionais, a fórmula possui eficácia global de 70%.

Qual é a sua posição na fila da vacina?

Certamente, essa é uma das dúvidas mais comuns entre os brasileiros no momento: quando eu poderei tomar a vacina da COVID-19? Pensando nisso, O Globo criou um infográfico interativo em que você pode descobrir qual é sua posição na fila de vacinação.

O Governo ainda não liberou as datas oficiais de cada fase, mas o processo seguirá a ordem abaixo:
  1. Fase 1: profissionais da saúde, pessoas com mais de 74 anos, residentes de instituições de longa permanência com mais de 60 anos, indígenas em terras demarcadas e ribeirinhos;
  2. Fase 2: pessoas entre 60 e 74 anos de idade;
  3. Fase 3: indivíduos com comorbidades, como diabetes, pressão alta, câncer, doenças crônicas, etc;
  4. Grupo prioritário: profissionais da educação e segurança, presos, quilombolas, moradores de rua, portadores de deficiência, etc;
  5. Grupo não-prioritário: menores de 60 anos, sem comorbidades e que não ocupam cargos em áreas essenciais.

Por enquanto, o cronograma completo ainda não foi definido e será divulgado de acordo com a finalização de cada fase. No momento, estamos iniciando a fase 1 da vacinação em território nacional.

Como tomar a vacina?

Caso você se encaixe no grupo da fase 1 e resida no estado de São Paulo, você precisa realizar o pré-cadastro no site Vacine Já. Neste site, você recebe as informações em primeira mão, inclusive os postos de saúde mais próximos que estão disponibilizando a vacina da COVID-19.

Em todo território nacional, é necessário portar o documento CPF e o CNS (Cartão Nacional de Saúde, também conhecido como Cartão do SUS) para identificação e controle de quem já foi vacinado.

Por fim, é importante continuar com os cuidados e recomendações do Ministério da Saúde tanto na hora da vacina quanto depois. Lembre-se sempre de higienizar as mãos com álcool em gel, usar máscara fora de casa, manter as roupas limpas e evitar aglomerações sociais.

Aos poucos, estamos caminhando juntos para o fim desta pandemia! Enquanto isso, acompanhe o 60+ no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades mais importantes para este momento.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.