4 dicas básicas para uma viagem super tranquila em Portugal

18 de maio de 2018

Viajar é uma delícia! Sempre causa empolgação e também ansiedade.

E para tirar o máximo de proveito, o bom é se programar e planejar os passos da viagem para que tudo corra da melhor maneira, sem imprevistos indesejáveis.

Escolhido como destino obrigatório pelo The Huffington Post no ano passado, Portugal tem se tornado cada vez mais desejado por turistas de todas as idades e de todos os lugares do mundo. Seja por suas belezas exuberantes, sua cultura riquíssima ou deliciosa gastronomia, coisas para fazer, lugares para ver e quitutes para experimentar não vão faltar!

Então, para que você possa planejar tudo direitinho e aproveitar ao máximo o País aqui vão algumas dicas básicas:

 

Melhor época do ano: Primavera e Outono

Mais importante do que qualquer coisa é descobrir a melhor época do ano para viajar ao País. Chegar lá e acabar ficando preso por conta de chuvas, por conta do clima muito frio ou muito quente já é uma roubada e vai estragar boa parte das suas férias. Por isso, pesquise bem e planeje tudo com antecedência para garantir os melhores preços na melhor temporada.

 

Dicas Imperdíveis para o seu roteiro

Certos passeios não podem ficar de fora. Confira algumas das nossas dicas e anote bem!

 

Porto:

-Rio Douro
Bonito de se ver e mais lindo ainda de navegar. Pesquise e reserve com antecedência um passeio pelo Rio Douro e veja a cidade do Porto por outra perspectiva.


-Degustação de Vinhos
Ir para a cidade do Porto e não fazer uma degustação de vinhos logo ali, de onde suas uvas são provenientes, é deixar passar uma oportunidade única bem debaixo do nariz. Agende a sua!

 

Lisboa:

-Torre de Belém e Mosteiro dos Jerónimos
Bem próximas uma da outra, essas duas atrações podem ser consideradas as principais de Portugal. Em uma caminhada agradável de 20 minutos você chegará facilmente da torre ao mosteiro ou vice-versa.


-Castelo de São Jorge
Localizado mais ao alto de Lisboa, o Castelo de São Jorge, além de belíssima arquitetura, vai lhe proporcionar uma das melhores vistas da cidade. Prepare sua câmera!


-Praça do Comércio e Rua Augusta
Uma das maiores praças da Europa, a Praça do Comercio é de encher os olhos juntamente com o Arco Triunfal da Rua Augusta. Com ótimas opções de cafés e restaurantes nos arredores, é um passeio excelente para a hora do almoço ou do jantar.

-Bairro Alto
Antigo e pitoresco, hoje o Bairro Alto é considerada uma das regiões mais boêmias e agitadas de Lisboa. Se procura boas lojinhas e transados restaurantes essa é uma boa pedida!

 

Sintra:

-Castelo dos Mouros
Em ruínas e entre as florestas dos morros de Sintra, o Castelo dos Mouros compõe uma vista única e oferece uma melhor ainda da cidade, já que fica localizado bem ao alto.


-Palácio Nacional de Pena
A meia hora de caminhada do Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional da Pena é único e exótico. Composto por diferentes estilos arquitetônicos e artísticos, é um passeio super divertido.

-Centro de Sintra
Estreito e charmosinho, o centro da cidade vai conquistar seu coração com seu clima romântico.

 

Algarve:

-Praia da Rocha
Considerada uma das mais bonitas do País, a Praia da Rocha ganhou esse nome pelas grandes rochas que separam a cidade da areia e água cristalina.


-Cabo de São Vicente
Com uma vista de tirar o fôlego ao pôr do sol, o Cabo de São Vicente é uma grande falésia sem proteções à frente ou nas laterais, por isso leve um casaquinho já que mesmo no verão, os ventos costumam incomodar.

 

Onde comer?

Parte muito importante da viagem, as refeições são os momentos de abastecermos nossas energias para continuar os passeios, além do que, a gastronomia portuguesa é um capítulo a parte. Por isso, a dica é ir para as cidades de sua escolha já com uma lista dos restaurantes que você gostaria de conhecer. A dica é pesquisar em sites especializados como o TripAdvisor, que ranqueia bares, restaurante e outros estabelecimentos de acordo com as recomendações de outros turistas, ou baixar aplicativos como o Foursquare, que indica lugares para comer e beber perto de onde você estiver.

Para fazer a lista, leve em consideração os passeios que você vai fazer e onde você vai estar na hora do almoço e do jantar. Muitos restaurantes bons são escondidinhos e você pode acabar ficando frustrado na hora que a fome bater e você não conseguir encontrar nada que te apeteça. Essa lista vai tornar o momento da fome muito mais prático, fácil e rápido!

Ps.: não se esqueça de comer o legítimo Pastel de Belém no Mosteiro dos Jerónimos.

 

O que levar na mala?

Charmosas de tudo, as cidades portuguesas são muito convidativas para caminhadas. Mas, principalmente em Lisboa você vai se deparar com algumas ladeiras e ruas mais complicadas. Por isso, leve seus sapatos mais confortáveis e teste eles por aqui antes de embarcar na viagem. Outra dica é abusar dos bondinhos quando eles aparecerem para poupar suas energias.

E mesmo levando seus melhores sapatos, tenha sempre na bolsa um kit de curativos caso você comece a sentir algum incomodo ou uma bolha surgindo.Apesar de todo o planejamento antecipado sobre a melhor época para ir, pode acontecer do azar aparecer e o clima não te ajudar, por isso, antes de ir, cheque a previsão do tempo para o período que você vai estar lá.

Se for chover, leve botas para não ter desculpas de não sair na chuva. Se fizer frio, leve seus casacos mais confortáveis para não se sentir pesado durante os passeios. Se fizer calor, não se esqueça do protetor solar, do chapéu e de uma garrafinha de água leve com um clip para que você possa prender na bolsa ou na mochila para não precisar ficar segurando ou comprando uma nova a cada esquina.

Agora é só começar a colocar tudo no papel ou tablet e se preparar para embarcar. Bom planejamento e boa viagem!

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2025 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Desenvolvido por: mufasa