Destino: Tulum

9 de outubro de 2018

Natureza, sustentabilidade e praias paradisíacas. 

O México é muito mais que a Cidade do México, sua capital, ou Cancún.  A indicação para fugir do óbvio, conhecer paisagens incríveis e unir história e lazer em uma só viagem é Tulum.  Um destino que surpreende.

Sobre Tulum

É uma cidade da Riviera Maya, trecho do litoral do Caribe localizado na península de Yucatán, na região nordeste do México. A cidade é dividida em duas grandes áreas. A Zona Hoteleira, no litoral, é onde ficam os resorts “all inclusive”. Tulum Pueblo, região central a 5km do litoral, é onde se concentram restaurantes, bares, comércio e vida noturna.

Como chegar

A maioria das capitais brasileiras oferece voos para Cancún, o aeroporto mais próximo de Tulum.  A 1h30 de carro de Cancún, o mais indicado é alugar um carro, já que as estradas são boas e bem sinalizadas. E você ainda tem a liberdade para definir seus próprios horários de passeio. Outra opção é reservar do Brasil um transfer, combinando com o hotel ou com algum serviço turístico. Dessa forma,  você não precisa se preocupar com o traslado de Cancún até Tulum.

Como se locomover

Você pode se locomover a pé, de bicicleta ou de taxi, dependendo de onde você estiver hospedado e dos passeios que você planejou. É possível também fechar passeios no próprio hotel.  Assim a locomoção fica por conta dos transportes turísticos nos horários determinados.

O que fazer
Ruínas Maias

Tulum era a única cidade litorânea da civilização Maia. As ruínas que remetem ao período em que os maias viveram na cidade ficam à beira-mar e bem próximas de Tulum Pueblo, portanto de fácil acesso. É possível visitar com ou sem um guia – se escolher a segunda opção, programe-se para chegar cedo, antes dos grupos de excursão lotarem o local e criarem filas. Do estacionamento para as ruínas, vale pegar o trenzinho, pois a caminhada é de 700 metros e pode ser incômoda no calor, além de usar mais do seu tempo. A principal orientação é usar roupas leves, sapatos confortáveis, óculos de sol, chapéu e caprichar no filtro solar, já que a maior parte do passeio é a céu aberto.

Cenotes

São crateras, cavernas ou túneis criados a partir do colapso de rochas, que formaram piscinais naturais de águas cristalinas com o acúmulo das chuvas nessas rochas. São locais de uma beleza espantosa. Não perca o Dos Ojos ou o Gran Cenote, dois dos mais famosos e também mais indicados para iniciantes ou não-mergulhadores que quiserem nadar e fazer snorkel enquanto apreciam as formações rochosas. Para os que topam visitar um cenote de águas um pouco mais profundas, a indicação é o Chikin Ha, que possui uma iluminação diferenciada graças à sua formação, com feixes de luz formando padrões belíssimos na superfície da água.

Praias e beach clubs

As praias de Tulum estão entre as mais bonitas do México. Seu acesso geralmente não é livre, ficando vinculado a um hotel, restaurante ou beach club, clubes onde se pode passar o dia pagando uma taxa ou consumindo em alimentação. Mas existem alguns pontos de praias públicas, embora os melhores pontos para banho costumam ficar nas áreas de acesso restrito.

Na parte norte do litoral da cidade você encontra praias com faixa extensa de areia. São mais procuradas para banho e frequentadas pelos visitantes das ruínas e por quem faz um bate-volta das cidades ao redor. Já o trecho central da faixa litorânea é o mais próximo do centro (Tulum Pueblo) e possui mais hotéis e menos pontos de acesso livre. São praias mais tranquilas e reservadas, com trechos de pedras ou faixas mais estreitas de areia. Por fim, o sul do litoral de Tulum tem praias extensas, com muita vegetação natural e a maior parte do acesso é através dos hotéis, bares ou restaurantes, que são muitos. É uma parte mais alternativa e, à noite, mais badalada, com festas e luaus.

Onde comer
Café da Manhã

Mesmo quando hospedados em um hotel que oferece essa refeição, às vezes bate a vontade de comer fem um local diferenciado. Veja aqui duas opções para você começar bem o dia em Tulum.

Zamas: para um café da manhã tipicamente mexicano, o Zamas é um dos destaques. É um hotel em frente ao mar e que oferece os famosos huevos rancheros ou as chilaquiles, fatias de tortillas fritas cobertas por molho, queijo e ovos fritos. Para você se sentir como um local.

Raw Love Coffee: lugar bem alternativo e natural, com redes e muitas plantas. Bom para um café caprichado antes de um dia de muitos passeios. O destaque do cardápio fica para o coco, fruta protagonista de iogurtes e vitaminas.

Almoço e Jantar

Em Tulum, os estabelecimentos abrem e fecham cedo. Se deixar o jantar para muito tarde é possível não conseguir lugar ou pegar as cozinhas fechando, por voltas das 21h.

Posada Margherita: esse é um dos mais disputados restaurantes.  É frequentado por celebridades que escolhem a cidade como destino. Cozinha italiana, sempre com ingredientes com toques tropicais, como abacate, ovos, couve-flor e outros. O restaurante ainda tem uma área na praia  para você ficar relaxando depois da refeição.

Burrito Amor: como diz o nome, a estrela da casa são os tradicionais burritos, cilindros feitos com tortillas de farinha e recheados tipicamente com feijão, carnes, vegetais, molhos, guacamole, entre outras combinações possíveis.

Hartwood: considerado pelo jornal norte-americano The New York Times o melhor restaurante da cidade. Tem uma proposta sustentável e natural. O cardápio é sempre uma supresa, depende dos ingredientes da estação e disponíveis naquele dia. Além disso, todo os pratos são preparados sem fogão e o local é movido à energia solar. Importante: chegue cedo ou vá com tempo e disposição para enfrentar uma longa fila de espera.

Mezzanine: restaurante de comida mexicana com influências tailandesas, é uma opção perfeita para aquele jantar especial. Ele compete com o Hartwood como “restaurante estrelado” da cidade e, mesmo sendo menos famoso que o rival, tem pratos tão bons quanto e atendimento mais cordial e simpático.

Flor de Michoacan: se você é fã de açúcar, essa paleteria tradicionalmente mexicana é parada obrigatória. Localizada na rua central da cidade e com um agradável pátio com mesinhas, oferece paletas artesanais, picolés tipicamente mexicanos, de sabores como morango, laranja, coco, manga, tuna e pitaya – estas últimas frutas locais – além de sabores com base de leite como chocolate com coco.

Importante saber

A maioria dos estabelecimentos é cash only, aceitando apenas dinheiro ou cartões de débito. Então antes de ir, se prepare para não precisar fazer saques com taxas exorbitantes no centro da cidade – na faixa litorânea nem sempre você encontra essa opção e muitos lugares não tem energia elétrica, sendo movidos por geradores ou energia solar.

Quanto tempo ficar

Uma semana é um tempo ideal para você se hospedar na cidade. Muitos visitantes optam por ficar 3 dias  em pacotes combinados com outros destinos próximos, como Cancun e Playa del Carmem.  Mas Tulum merece um pouco mais de tempo para ser apreciada com calma – você com certeza não vai se arrepender de explorar mais essa cidade e seus encantos.

 

 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.