Intercâmbio na maturidade. Vamos?

12 de julho de 2019

Intercâmbio na maturidade 60mais

Lembra quando fazer intercâmbio era um privilégio do pessoal mais jovem? Então, a boa notícia é que o mundo mudou, porque agora existem oportunidades de estudos no exterior para quem passou dos 50 ou 60 anos. 

São programas muito legais que combinam o prazer de viajar com aulas de idiomas e atividades culturais.

Se procurar no Google ou se informar com os amigos, você vai ver que existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço e, inclusive, algumas delas são especializadas no público 60+. 

Mas por que fazer um intercâmbio?
Intercâmbio para 60 mais

Aprender uma língua nova ou criar mais fluência em algum idioma já seria motivo suficiente para arrumar as malas e partir para uma escola no exterior. Simplesmente porque praticar novas línguas estimula o cérebro e amplia as conexões neurais. 

Só que um intercâmbio é muito mais que estudar. 

É uma maneira de conhecer novas pessoas, ter contato com culturas diferentes e sair da rotina. 

Dá para treinar a comunicação em outra língua e descobrir que, sim, você consegue se virar muito bem em qualquer lugar do mundo.

Sem contar que é muito legal explorar uma outra cidade como os locais por algum tempo! 

No final, você ainda tem a chance de viver uma grande aventura e, quem sabe, fazer novas amizades. 

Como funcionam os intercâmbios?

Basicamente os intercâmbios são organizados por empresas especializadas em promover cursos no exterior que incluem algum tipo de hospedagem que pode ser em casa de família, apartamento ou hotel.  

A idade máxima não tem limite. As pessoas com mais de 60 podem, sim, fazer cursos destinados a maiores de 18 anos quando não se importam em ter aulas com pessoas de diversas idades. Aliás, ter esse contato com os jovens já é uma ótima oportunidade de se reciclar, ficar antenado, por dentro de tecnologias e conhecer olhares diferentes para a vida. Já as opções de intercâmbio exclusivos para terceira idade são para quem prefere estudar com pessoas da mesma faixa etária. Na verdade, é mais uma questão de preferência pessoal, porque não existe segmentação etária na maioria dos cursos adultos.

Intercâmbio para pessoas mais velhas 60mais

O período das aulas é definido na contratação do intercâmbio, assim como a carga horária e os detalhes da hospedagem.

Alguns intercâmbios podem ser feitos com amigos e familiares, ou seja, já pensou em levar algum amigo ou neto com você? 

Como escolher um lugar para estudar? 

Existem alguns pontos importantes a serem considerados ao escolher a cidade e o país onde você vai estudar.  

Antes de tudo, qual idioma do seu interesse? Isso vai determinar o país onde existem o curso de línguas que você procura. Independentemente do idioma, as escolas de intercâmbio geralmente oferecem classes para todos os níveis. Mesmo que você não fale uma palavra em francês, poderá passar um mês aprendendo o básico. A mesma coisa vale para outros idiomas. 

Intercâmbio 60mais

Outro ponto importante: cidade grande ou pequena? Isso vai depender exclusivamente da sua vontade e sua experiência em viagens para grandes centros urbanos. Para quem gosta de andar de ônibus, metrô e não se intimida com distâncias, cidades grandes funcionam bem. Para quem quer mais sossego e proximidade da escola, as cidades pequenas são mais recomendadas. 

Você prefere frio ou calor? Isso é importante na hora de determinar o local e a época do ano. Busque uma estação que seja realmente do seu agrado. Se você é louco por neve, taí uma chance de conciliar estudos com caminhadas em paisagens branquinhas. =) Se você adora verão, poderá juntar estudos, piqueniques e concertos em parques. 

Outro critério é a moeda. Em tempos de dólar alto, considere onde o custo de vida é mais em conta e sua moeda vale mais, afinal sua permanência no exterior será mais longa que uma viagem normal.

Geralmente, os intercâmbios costumam ser mais em conta do que viagens de turismo e, o melhor, podem ser parcelados. 

Para a compra de bilhetes, nossa dica é: faça pesquisas. 

Se você planejar com bastante antecedência, poderá conseguir excelentes ofertas. Em um site como o decolar.com, você pode se inscrever para receber ofertas “relâmpagos” com valores até 50% menores. Em sites como viajenet.com.br e 123milhas.com.br as ofertas também costumam ser ótimas. 

Curta cada instante que antecede a viagem

Com certeza, durante suas pesquisas você vai descobrir muitas coisas novas e interessantes.

Então, que tal montar um diário e anotar tudo para, quem sabe, compartilhar depois com a família e outros amigos interessados em intercâmbio? Ou mesmo para fazer um registro dessa fase tão legal?

Lembre-se que pensar em todos os detalhes e esperar o embarque também fazem parte dessa experiência inesquecível. 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.