Uma viagem para a fantástica terra do cacau
10 de setembro de 2019

Além do sol, acarajé, praias e carnaval, agora você tem mais um bom motivo para visitar e amar a Bahia: o turismo do cacau.
Quer conhecer uma plantação de cacau? Saber como é feita a colheita? Ver como as amêndoas são fermentadas? Descobrir como nasce um chocolate?
Então, nossa dica é: visite uma das mais de 20 propriedades que estão abertas para visitação na rota da “Estrada do Chocolate”, uma rodovia estreita que liga Ilhéus a Uruçuca.
Lançado em 2018, esse roteiro foi cuidadosamente estruturado – e inclusive teve apoio do Sebrae e do Governo da Bahia – para receber turistas apaixonados por chocolate, história e natureza.
Ali os visitantes vão acompanhar a colheita no meio da mata, conhecer as barcaças onde é feita a secagem das amêndoas, ver como é feito chocolate e, claro, participar de degustações. Enfim, vão conhecer o processo de produção do chocolate desde a origem.
Além disso, ao visitar as fazendas centenárias de cacau, é possível conversar com os produtores locais e também conhecer histórias que passam de geração para geração.
Como chegar lá?
Para quem vai de avião, o ideal é desembarcar e se hospedar em Ilhéus, onde existem ótimos hotéis, pousadas e resorts.
Para conhecer as fazendas, é recomendado reservar no mínimo dois dias de visitações. As melhores épocas são maio e novembro, quando acontecem as colheitas anuais.
O agendamento das visitas pode ser feito diretamente com as fazendas, seja pelo site ou telefone. Aliás, ao ligar, peça dicas de hospedagem, locomoção para seu passeio mais confortável e prazeroso. Afinal, ninguém é melhor do que os locais para oferecer informações valiosas.
As fazendas mais famosas são: Fazenda Provisão, Yrerê, Riachuelo (Chocolate Mendoá), Lajedo do Ouro, Bonança (Mestiço Chocolates), Leolinda e Sagarana. Todas valem uma visita.
Só não esqueça de deixar um espaço na mala para todos os chocolates que você vai trazer, viu?
Links:
Fazenda Provisão | Fazenda Yrerê | Mendoá Chocolates | Lajedo do Ouro | Mestiço Chocolates | João Tavares | Fazenda Sagarana