4 dicas de livros imperdíveis

1 de julho de 2019

Seja realidade ou ficção, drama, aventura ou comédia, ler um bom livro que nos faça refletir e evoluir ou nos deixe mais leve é sempre muito bom! O essencial é manter a mente aberta, estimulada e em constante evolução.  Como prega o mindfulness, damos aqui dicas de livros que ajudam você a focar no momento presente. Já que o passado não podemos mudar e o futuro não está nas nossas mãos. 

Três dos quatro livros escolhidos vão muito além das lições populares de autoajuda. Vão mostrar que o que importa é o agora e que o despertar de novas descobertas, experiências e sentimentos deve ser sempre estimulado. E também que histórias, sejam elas marcantes ou comuns, vão sempre ter efeitos impactantes sobre nós. Já o quarto livro nos lembra que rir das situações da fase madura ou de nós mesmos, muitas vezes, é libertador. 

O PODER DO AGORA, de Eckhart Tolle 

Dicas de livros: O Poder do Agora 60mais
(Foto: Divulgação)

Diferente de livros que buscam nos ajudar a entender eventos passados para que possamos aprender com eles, evoluir e seguir em frente ou que nos ajudam a planejar o futuro e novas conquistas, O Poder Do Agora mostra que viver no PRESENTE é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação. 

Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoismo e de outras tradições religiosas e espirituais, o autor elaborou um guia para a descoberta do nosso potencial interior. Este livro é um manual prático e fácil de seguir. Ele nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós no presente momento.

Links de Compra: Livraria Cultura | Amazon | Saraiva

DESPERTAR, de Sam Harris

Dicas de livros: Despertar 60mais
(Foto: Divulgação)

Partindo para um livro que aparenta ser de uma vertente espiritual, Sam Harris, o autor do best-seller Despertar, é um praticante entusiasmado de meditação que já viajou o mundo para estudar com diversos gurus. Além disso, ele pretende provar que a meditação e a prática contemplativa não têm como pré-requisito qualquer tipo de crença “mística” ou “espiritual”. Pelo contrário, para ele a meditação prova que esses conceitos não existem. Sam embasa seu argumento conciliando seu próprio envolvimento com a prática meditativa e aspectos da neurociência e da filosofia. 

O livro proporciona um olhar simples e direto sobre como funciona a meditação. Além de como ela pode aliviar o stress, aproximar as pessoas e nos ajudar em batalhas cotidianas. Para muitos praticantes e estudiosos, Despertar pode ser considerado uma das chaves para inteligência emocional. 

Links de Compra: Livraria Cultura | Amazon | Saraiva

A LIÇÃO FINAL, de Randy Pausch 

Dicas de livros: A Lição Final 60mais
(Foto: Divulgação)

Que sabedoria você transmitiria ao mundo se hoje fosse a sua última oportunidade? Nas universidades americanas é comum que se convidem grandes mestres para uma hipotética palestra final. As discussões tendem a influenciar profundamente os novos adultos durante um período de transformação importantíssimo na vida de qualquer ser humano. E como estamos SEMPRE em constante transformação, responda a pergunta você mesmo e então absorva a história de Randy Pausch. 

Informado por seu médico que teria apenas 6 meses de vida por causa de um câncer, o professor Pausch da Carnegie Mellon University, compareceu para apresentar sua palestra final, intitulada “Concretizando realmente seus sonhos de criança”. Cinqüenta dias depois, mais de 25 milhões de pessoas já conheciam o professor e seu trabalho. E sua história foi transformada em livro, um fenômeno editorial que mostra o sentido da luta pela vida de um jeito diferente e inesperado. 

Links de Compra: Amazon | Estante Virtual

FIM, de Fernanda Torres

Dicas de livros: Fim 60mais
(Foto: Reprodução/Divulgação)

O único selecionado de literatura e ficção da nossa lista, FIM é uma obra brasileira que mescla romance e humor ao melhor estilo Fernanda Torres. Cinco amigos 60+ cariocas às voltas com a morte e as próprias frustrações rememoram as passagens marcantes de suas vidas. Cada um tem seu capítulo e narra sua própria vida desde a década de 50 até o presente com festas, casamentos, separações, manias, inibições e arrependimentos. 

São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão. Ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. 

Uma ficção diferente capaz de fazer você olhar não apenas para fora e dentro de si, mas também para os lados e gargalhar alto! 

Veja um trecho com a autora! 

Links de Compra:  AmazonCompanhia das Letras

“Viva como se fosse morrer amanhã. Aprenda como se fosse viver para sempre.” – Ghandi 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.