8 livros escritos por mulheres para seu clube do livro de 2020!

5 de agosto de 2020

Sem dúvida, ler um bom livro é como mergulhar em um novo universo e, ao mesmo tempo, alimentar a mente com conhecimento e criatividade! Adoramos criar diversas listas com sugestões de leitura para estimular cada vez mais a leitura, seja na forma tradicional dos livros ou com e-books. Desta vez, reunimos alguns livros escritos por mulheres inspiradoras que fizeram sucesso com a crítica.

São diferentes gêneros e estilos de escrita para todos os gostos, como alguns clássicos e outros lançamentos que estão ganhando espaço na literatura brasileira. Tudo o que você precisa para cumprir a meta de ler mais em 2020!

O peso do pássaro morto, Aline Bei
 O peso do pássaro morto Aline Bei - 60 mais

Escrito pela brasileira Aline Bei, o livro acompanha a vida de uma mulher, dos 8 até 52 anos de idade. Abordando os momentos simples do dia a dia até as tragédias que acompanham a protagonista, “O peso do pássaro morto” traz lições e reflexões sobre dor e superação.

Livros escritos por mulheres: O peso do pássaro morto Aline Bei - 60 mais

Em entrevista, Aline revelou que, na infância, a mãe pediu que ela segurasse um pássaro para que pudesse cortar suas unhas, mas o animal ficou assustado e acabou morrendo nas mãos da autora quando ainda era criança. A experiência permaneceu com Aline e inspirou o seu primeiro romance, que já garantiu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2018.

Redemoinho em dia quente, Jarid Arraes
 Redemoinho em dia quente Jarid Arraes - 60 mais

Mais uma obra nacional que precisa entrar na sua lista de leitura para 2020! Jarid Arraes está se tornando um dos grandes nomes da literatura contemporânea, e esta é uma de suas obras mais famosas. “Redemoinho em dia quente” reúne contos que acompanham as vidas de mulheres da região do Cariri, no Ceará.

Livros escritos por mulheres: Redemoinho em dia quente Jarid Arraes - 60 mais

Apaixonada pela literatura de cordel, a autora já possui mais de 70 títulos publicados. Com “Redemoinho em dia quente”, Jarid venceu o APCA de Literatura em 2019, na categoria contos e crônicas. Atualmente, Jarid Arraes, vive em São Paulo e comanda um clube de escrita para mulheres.

Úrsula, Maria Firmina dos Reis
 Úrsula Maria Firmina dos Reis - 60 mais

Conhecido como um dos primeiros livros escritos por mulheres no país, “Úrsula” acompanha um triângulo amoroso em pleno Brasil escravocrata. O que parece ser um romance comum e previsível, se torna uma história completamente diferente por conta do cenário histórico e a perspectiva dos personagens.

Livros escritos por mulheres: Úrsula Maria Firmina dos Reis - 60 mais

Nascida em São Luís, no Maranhão, Maria fez história ao criticar a escravidão usando os próprios escravos em suas obras, como seres humanos e não como propriedades, já que eram assim que eles eram vistos na época. Além de ser pioneira em lançar um romance, ela foi a primeira mulher a passar em um concurso público para trabalhar como professora.

Sinfonia em branco, Adriana Lisboa
Sinfonia em branco Adriana Lisboa - 60 mais

Se você prefere histórias que falam sobre família ao invés de aventuras amorosas, “Sinfonia em branco” é uma ótima escolha! A vida de duas irmãs e todas suas particularidades são as grandes estrelas dessa obra. É o tipo de livro que coloca em palavras o que todos nós já sentimos ao crescer e amadurecer.

Livros escritos por mulheres: Sinfonia em branco Adriana Lisboa - 60 mais

Com 6 romances publicados, além de contos e poemas, Adriana Lisboa já teve suas obras publicadas em mais de 20 países! Ela nasceu no Rio de Janeiro, mas já trabalhou no Japão, México e Estados Unidos, onde vive atualmente.

Luzes de emergência se acenderão automaticamente, Luisa Geisler
 Luzes de emergência se acenderão automaticamente Luisa Geisler- 60 mais

Romance, mistério, um toque de humor e as reflexões que todo bom livro traz são os ingredientes principais de “Luzes de emergência se acenderão automaticamente”. Por meio de cartas, a história se constrói de forma intrigante e envolvente fazendo com que você não largue o livro até solucionar todos segredos!

Livros escritos por mulheres: Luzes de emergência se acenderão automaticamente Luisa Geisler- 60 mais

Mestre em processo criativo pela National University of Ireland, Luisa já foi finalista do prêmio Jabuti duas vezes e possui duas outras obras que vale conferir: “De espaços abandonados” e “Enfim, capivaras”.

Bagagem, Adélia Prado
Bagagem Adélia Prado - 60 mais

Obra de estreia de Adélia Prado, “Bagagem” reúne poemas que falam sobre diversas emoções, desde espiritualidade até dores que moram no coração e a vida no interior. Carlos Drummond de Andrade se encantou tanto pelas palavras de Adélia que indicou a publicação para todos na época do lançamento.

Livros escritos por mulheres: Bagagem Adélia Prado - 60 mais

Infelizmente, os primeiros versos de Adélia foram criados durante o luto da morte de sua mãe, quando a autora tinha apenas 15 anos. Em 1978, ela lançou seu segundo livro “O coração disparado” e levou o Prêmio Jabuti para casa. Desde então, ela não parou e continua encantando a todos com seus poemas e prosas, o mais recente lançamento da autora foi em 2010, com “A duração do dia”.

O leopardo é um animal delicado, Marina Colasanti
 O leopardo é um animal delicado Marina Colasanti  - 60 mais

Nesta série de contos chamada “O leopardo é um animal delicado”, Marina Colasanti reflete sobre os sentimentos que vivem no coração de uma mulher. Por meio das palavras, ela fala sobre os aspectos culturais que pressionavam a mulher dos anos 70.

Livros escritos por mulheres: O leopardo é um animal delicado Marina Colasanti  - 60 mais

Marina Colasanti já foi artista plástica, jornalista, publicitária e tradutora antes de produzir seus próprios livros. Já possui mais de 50 títulos publicados, além de ser uma das escritoras mais premiadas do Brasil. Atualmente, ela atualiza seu blog pessoal regularmente com crônicas, entrevistas e debates sobre a influência das próprias obras e de outros livros escritos por mulheres.

A estrutura da bolha de sabão, Lygia Fagundes Telles
A estrutura da bolha de sabão Lygia Fagundes Telles - 60 mais

Por meio de diversos contos, “A estrutura da bolha de sabão” fala sobre diferentes conflitos que nós mesmos e as pessoas ao nosso redor enfrentam ao longo da vida. São diferentes histórias que geram reflexões sobre a fragilidade e preciosidade da existência.

Livros escritos por mulheres: A estrutura da bolha de sabão Lygia Fagundes Telles - 60 mais

Com 19 prêmios conquistados ao longo da carreira, Lygia Fagundes Telles é integrante da Academia Brasileira de Letras e já teve suas obras publicadas em mais de 10 países. Foi encorajada pelos amigos e grandes escritores Carlos Drummond de Andrade e Erico Verissimo a seguir sua paixão por literatura ainda na adolescência, já que seu talento sempre foi inegável.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.