Museus para conhecer pelo Brasil

14 de março de 2022

Conhecer a história de um povo e a evolução da sociedade ao longo dos anos é crucial para entendermos o contexto atual de um país. E os museus têm papel fundamental na exploração e disseminação desse conhecimento. Ricos em cultura e memórias importantes, os museus no Brasil mostram as heranças deixadas por todos os povos que nasceram e visitaram as nossas terras.

Como nosso país é composto por diferentes e ricas culturas regionais, existem diferentes tipos de museus ao redor dos estados, com exposições e curadorias voltadas para os interesses de diferentes públicos. Conheça alguns deles que podem enriquecer o roteiro da sua viagem nacional.

Museu da Língua Portuguesa, São Paulo – SP

Após o incêndio de 2015, o Museu da Língua Portuguesa foi reinaugurado em 2021 com instalações mais tecnológicas, trazendo ainda mais destaque ao acervo que celebra a língua portuguesa e toda sua história.

Museus no Brasil: Museu da Língua Portuguesa - 60+
(Foto: CKTuristando)
Pinacoteca, São Paulo – SP

Com mais de 100 anos de história, a Pinacoteca de São Paulo é o museu mais antigo da cidade e conta com um acervo de pintura e esculturas clássicas, assim como exposições de artistas inovadores, como o trabalho “OSGEMEOS”, que fez sucesso em 2020 e 2021.

Museus no Brasil: Pinacoteca - 60+
(Foto: Pinacoteca)
Museu Casa de Cora Coralina, Goiás – GO

Se você aprecia a poesia, não pode deixar de visitar a Casa de Cora Coralina, uma das principais poetisas do país. Especialmente para inspirar novos poetas e fãs da autora, o acervo conta com objetos pessoais que mergulham o público na mente e intimidade de Cora Coralina.

Museus no Brasil: Museu Casa de Cora Coralina - 60+
(Foto: Museu Casa de Cora Coralina)
Museu do teatro, Manaus – AM

Com uma construção deslumbrante e histórica, o Museu do teatro traz um acervo repleto de figurinos e acessórios utilizados nas peças mais famosas do Teatro Amazonas, que coleciona mais de 120 anos de espetáculos históricos.

Museu do teatro - 60+
(Foto: Museu do teatro)
Instituto Ricardo Brennand, Recife – PE

Com um complexo composto pelo Museu Castelo São João, Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma galeria para exposições, o Instituto Ricardo Brennand é um dos principais museus no Brasil a oferecer uma experiência completa e variada aos visitantes.

Museus no Brasil: Instituto RIcardo Brennand - 60+
(Foto: Instituto Ricardo Brennand)
Museu da República, Rio de Janeiro – RJ

Com foco no governo e a morte trágica de Getúlio Vargas, o Museu da República foi residência dos presidentes do país até o estabelecimento da nova capital. Além da história dos chefes de estado, o museu também chama atenção pela construção antiga e luxuosa.

Museus no Brasil: Museu da República - 60+
(Foto: Museu da República)
Museu Oscar Niemeyer, Curitiba – PR

Certamente o espetáculo do MON começa na própria construção inovadora, criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A curadoria conta com peças de diferentes estilos de arte, assim como recebe novas exposições temporárias.

Museus no Brasil: Museu Oscar Niemeyer - 60+
(Foto: Museu Oscar Niemeyer)
Instituto Inhotim, Brumadinho – MG

Considerado o maior museu de arte ao ar livre da América Latina, o Instituto Inhotim traz um espetáculo de arte contemporânea e natureza na visita, oferecendo atrações para os amantes de museus e parques.

Museus no Brasil: Instituto Inhotim - 60+
(Foto: Instituto Inhotim)
MASP, São Paulo – SP

Localizado na Avenida Paulista, o MASP é um dos mais conhecidos museus no Brasil e conta com obras históricas de artistas como Van Gogh e Monet, além de exposições temporárias.

No momento, o MASP está projetando uma expansão para o ano de 2024. A ideia é usar o prédio ao lado, conhecido como Edifício Dumont-Adams, como um novo anexo do museu. A construção conta com 14 andares que serão recheados de arte e história para os visitantes.

Museus no Brasil: MASP - 60+
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Museus Castro Maya, Rio de Janeiro – RJ

Composto pelo Museu da Chácara do Céu e o Museu do Açude, os Museus Castro Maya apresentam a coleção de arte de Raymundo Ottoni de Castro May. O acervo conta com obras de artistas nacionais, como Cândido Portinari, e também peças europeias.

Museus Castro Maya - 60+
(Foto: Jaime Acioli)
Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro – RJ

A construção conta com dois prédios que são conectados por uma ponte. O acervo é composto por obras e objetos que transmitem a história da cidade do Rio, com obras de artistas brasileiros renomados, como Aleijadinho e Tarsila do Amaral.

Museu de Arte do Rio - 60+
(Foto: Museu de Arte do Rio)

Quais destes museus no Brasil você já visitou? Compartilhe aqui nos comentários! Além disso, acompanhe o 60+ no Instagram para ficar por dentro de mais dicas e notícias.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.