Aprenda a criar uma horta de temperos caseira e criativa em 4 passos
30 de maio de 2018
Seja em casa ou apartamento, as hortas caseiras estão se tornando cada vez mais populares.
Além de deixar espaços mais bonitos, decorados e com aromas deliciosos, oferecem a conveniência de ingredientes frescos, livres de agrotóxicos e mais baratos ao alcance das mãos.
Com alguns truques, macetes e cuidados especiais que acabam se tornando hobbies e momentos de relaxamento, você pode criar uma pequena horta criativa e diferente para cultivar os melhores temperos e deixar suas receitas ainda mais gostosas!
Dica I – O que plantar?
Os temperos mais populares na hora de fazer uma horta e até mesmo na hora de cozinhar são:
Manjericão – colheita após mais ou menos 4 meses.
Alecrim – colheita após mais ou menos 3 meses.
Salsa – colheita após mais ou menos 3 meses.
Tomilho – colheita após mais ou menos 3 meses.
Orégano – colheita após atingir 20 centímetros de altura.
Hortelã – colher quando estiver florescendo e o aroma estiver intenso.
Pimenta – colheita após mais ou menos 3 meses.
Sálvia – colheita após mais ou menos 4 meses.
Cebolinha – colheita após mais ou menos 4 meses.
Folha de louro – colheita após mais ou menos 4 meses.
Escolha de acordo com o seu gosto!
Dica II – Onde plantar?
Toda hortaliça vai precisar de pelo menos duas horas de luz por dia. Portanto, antes de começar a plantar, escolha um lugar iluminado pelo sol em todas as épocas do ano.Se você mora em uma casa e quer plantar no jardim, avalie o solo e tenha certeza de que ele é rico em matérias orgânicas e que há um espaço para a drenagem de água. Caso contrário suas plantinhas não terão forças para crescer e a água vai começar a acumular, fazendo tudo virar uma grande lama. Outra opção que pode ser ainda mais prática é plantar em vasos grandes que vão servir também de decoração para o seu jardim.
E se você mora em apartamento, a dica é separar um lugar no terraço ou à beira de janelas. Além de decorar, a brisa de ar que bate de vez em quando vai espalhar os aromas dos temperos pelo restante do espaço.

Dica III – Como plantar?
Com tantas opções decorativas diferentes hoje em dia, você terá que encontrar o que mais gosta antes de começar a plantar. Sua horta pode ser feita em potes metálicos, em vasos de cerâmica, em caixas rústicas de madeira, potes de vidro e muito mais. Para abrir sua mente e escolher a sua horta preferida, a dica é entrar no site ou aplicativo Pinterest e buscar por “Horta criativa”, “Horta caseira” e outros termos relacionados. Se você ainda não tem uma conta lá, é super simples e rápido de criar. Você vai se deliciar com tantas ideias! (www.pinterest.com)
Assim que escolher como vai fazer e o recipiente que vai usar, você vai precisar de algumas pedrinhas, terra com matéria orgânica e água.As pedrinhas devem ser colocadas no fundo do recipiente para garantir melhor drenagem e podem ser adquiridas junto com a terra rica em matéria orgânica em lojas de jardinagem.
Dica IV – Cuidados diários.
Além do mínimo de duas horas de sol diárias, hortaliças precisam ser regadas todos os dias. Procure regar sempre no começo ou final do dia quando o sol já está mais ameno. No começo do plantio vale regar duas vezes por dia. Lembre-se de medir a quantidade de água de acordo com o tamanho dos vasos para não afogar as plantas ou matá-las de sede. Proporção: Vaso de 2 litros = meio litro de água. A manutenção e adubagem da terra podem ser feitas a cada 30 dias para manter a matéria orgânica rica em nutrientes.
Pronto, agora é só arregaçar as mangas e colocar a mão na massa! Ou na terra.








