Como aprender um instrumento musical pode mudar seu cérebro

10 de fevereiro de 2021

Escutar música é a atividade perfeita para ter um momento de relaxamento e inspiração em meio ao dia a dia corrido. Mas, se você é um amante desta arte, já pensou em se arriscar e aprender a tocar um instrumento musical?

De acordo com a Dra. Ana Escobar, formada pela FMUSP, a música é uma das coisas que mais promove conexão cerebral. Afinal, aprender a tocar um instrumento musical é importantíssimo  para manter o cérebro ativo, mesmo para as pessoas que nunca se arriscaram a tocar algum instrumento ao longo dos anos. O indivíduo que toca um instrumento musical tem todas as áreas do cérebro ativadas. 

Se desafiar e entrar de cabeça na música pode trazer inúmeros benefícios. Segundo uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Informação Biotecnológica, dos EUA, ouvir música clássica pode reduzir a insônia. Além de diminuir o estresse e a ansiedade e também aumentar o desempenho cognitivo do nosso cérebro

Além de ser uma atividade prazerosa, essa prática eleva a autoestima, melhora a capacidade de memorização e coordenação motora, melhora suas habilidades de escuta e também a concentração. Clique aqui e confira mais vantagens.

E qual instrumento escolher?

Antes de investir em um instrumento musical, é preciso avaliar e pensar qual combina mais com você. Cada um tem suas peculiaridades e também graus de dificuldade diferentes, por isso, faça uma boa pesquisa sobre o instrumento que você pensa em comprar.

Leve sempre em consideração alguns aspectos como seu tempo livre para se dedicar a aprender, o gênero musical que você mais gosta, seus recursos financeiros e também sua personalidade, por exemplo.  

Sites com cursos online para aprender a tocar um instrumento musical

Como aprender um instrumento musical - 60+

Você não precisa se deslocar para alguma escola de música para aprender a tocar um instrumento. Na internet, você encontra cursos online pagos e também gratuitos, mas ambos oferecem aulas e conteúdo que permitem que você aprenda e saia do zero.  

No Atelier de La Musique, por exemplo, você encontra cursos digitais de harmonização de violão, guitarra e piano. Já o MusicDot oferece aulas de teclado, piano, baixo, bateria, percussão, canto, cordas e sopro. Opções é o que não faltam. 

Outro meio de aprender a tocar um instrumento musical é através de aplicativos para o celular. O Perfect Piano, por exemplo, simula um teclado na tela do celular. São mais de 70 músicas para aprender com 3 métodos diferentes. Assim, você consegue testar se gosta deste instrumento antes de fazer um investimento. 

Já o Real Bass ensina a tocar o contrabaixo. E o grande diferencial desse aplicativo é que ele permite que você adicione mais de um instrumento na música enquanto toca. São 40 lições e os mais variados estilos musicais para se aventurar.

Aliás, no YouTube você encontra vídeos com aulas disponíveis para aprender os mais diversos instrumentos. O grande benefício é que você pode pausar a aula quando precisar e aprender o conteúdo a hora que quiser e no seu tempo, sem pressa.     

Confira algumas dicas para estudar música em casa

Como aprender um instrumento musical em casa - 60+
  • Procure um ambiente tranquilo dentro de casa;
  • Preste atenção à postura para evitar desconforto;
  • Se comprometa a estudar em determinados dias da semana;
  • Faça um planejamento semanal para cumprir;
  • Não tenha medo de errar nem de começar;
  • Grave seus estudos para escutar e melhorar sempre;
  • Se arrisque em diversos estilos musicais.    

Além disso, aqui no site do 60+, você encontra matérias com conteúdos exclusivos como 10 dicas de podcasts que você não pode deixar de ouvir e também sobre expressões artísticas para desenvolver em casa

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.