Como aprender um instrumento musical pode mudar seu cérebro
10 de fevereiro de 2021

Escutar música é a atividade perfeita para ter um momento de relaxamento e inspiração em meio ao dia a dia corrido. Mas, se você é um amante desta arte, já pensou em se arriscar e aprender a tocar um instrumento musical?
De acordo com a Dra. Ana Escobar, formada pela FMUSP, a música é uma das coisas que mais promove conexão cerebral. Afinal, aprender a tocar um instrumento musical é importantíssimo para manter o cérebro ativo, mesmo para as pessoas que nunca se arriscaram a tocar algum instrumento ao longo dos anos. O indivíduo que toca um instrumento musical tem todas as áreas do cérebro ativadas.
Se desafiar e entrar de cabeça na música pode trazer inúmeros benefícios. Segundo uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Informação Biotecnológica, dos EUA, ouvir música clássica pode reduzir a insônia. Além de diminuir o estresse e a ansiedade e também aumentar o desempenho cognitivo do nosso cérebro.
Além de ser uma atividade prazerosa, essa prática eleva a autoestima, melhora a capacidade de memorização e coordenação motora, melhora suas habilidades de escuta e também a concentração. Clique aqui e confira mais vantagens.
E qual instrumento escolher?
Antes de investir em um instrumento musical, é preciso avaliar e pensar qual combina mais com você. Cada um tem suas peculiaridades e também graus de dificuldade diferentes, por isso, faça uma boa pesquisa sobre o instrumento que você pensa em comprar.
Leve sempre em consideração alguns aspectos como seu tempo livre para se dedicar a aprender, o gênero musical que você mais gosta, seus recursos financeiros e também sua personalidade, por exemplo.
Sites com cursos online para aprender a tocar um instrumento musical

Você não precisa se deslocar para alguma escola de música para aprender a tocar um instrumento. Na internet, você encontra cursos online pagos e também gratuitos, mas ambos oferecem aulas e conteúdo que permitem que você aprenda e saia do zero.
No Atelier de La Musique, por exemplo, você encontra cursos digitais de harmonização de violão, guitarra e piano. Já o MusicDot oferece aulas de teclado, piano, baixo, bateria, percussão, canto, cordas e sopro. Opções é o que não faltam.
Outro meio de aprender a tocar um instrumento musical é através de aplicativos para o celular. O Perfect Piano, por exemplo, simula um teclado na tela do celular. São mais de 70 músicas para aprender com 3 métodos diferentes. Assim, você consegue testar se gosta deste instrumento antes de fazer um investimento.
Já o Real Bass ensina a tocar o contrabaixo. E o grande diferencial desse aplicativo é que ele permite que você adicione mais de um instrumento na música enquanto toca. São 40 lições e os mais variados estilos musicais para se aventurar.
Aliás, no YouTube você encontra vídeos com aulas disponíveis para aprender os mais diversos instrumentos. O grande benefício é que você pode pausar a aula quando precisar e aprender o conteúdo a hora que quiser e no seu tempo, sem pressa.
Confira algumas dicas para estudar música em casa

- Procure um ambiente tranquilo dentro de casa;
- Preste atenção à postura para evitar desconforto;
- Se comprometa a estudar em determinados dias da semana;
- Faça um planejamento semanal para cumprir;
- Não tenha medo de errar nem de começar;
- Grave seus estudos para escutar e melhorar sempre;
- Se arrisque em diversos estilos musicais.
Além disso, aqui no site do 60+, você encontra matérias com conteúdos exclusivos como 10 dicas de podcasts que você não pode deixar de ouvir e também sobre expressões artísticas para desenvolver em casa.