Blue zones e o segredo da longevidade

9 de agosto de 2021

Você já ouviu falar em blue zones? Blue zones ou zonas azuis, traduzido para o português, nada mais é do que lugares espalhados pelo mundo em que as pessoas vivem mais, melhor e com muito mais qualidade.

Esse estudo foi desenvolvido por Dan Buettner, jornalista da National Geographic, junto com dois pesquisadores da área, Gianni Pes e Michel Poulain. Através de pesquisas detalhadas, foram encontrados 5 principais lugares, que têm um ponto em comum: todos têm uma alta taxa de pessoas longevas, que alcançaram os 100 anos de idade. 

Algo bem diferente do Brasil, onde, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa média é de 73,1 anos para homens e de 80,1 anos para as mulheres. 

Conheça as 5 blue zones – de acordo com informações da National Geographic

Okinawa, no Japão: que os japoneses são referência quando o assunto é viver bem e por longos anos, todo mundo já sabe. Mas nessa região é onde se encontra a maior concentração de habitantes com mais de 100 anos. Além disso, outro ponto é que essa população está menos suscetível a desenvolver problemas relacionados ao envelhecimento.

Nùoro, na Sardenha: sua população é bem longeva, principalmente os homens que, geralmente, vivem por mais de 100 anos. 

Icária, ilha da Grécia: 30% dos habitantes dessa região conseguem chegar aos 90 anos, já que têm o hábito saudável de realizar exames frequentes, evitando o aparecimento de doenças crônicas.

Península de Nicoya, na Costa Rica: neste local, os idosos têm sete vezes mais chances de alcançar os 100 anos se comparado com os moradores do Japão. 

Vila de Lomo Linda, no sul da Califórnia: nesta cidade, os habitantes têm uma expectativa de vida de 10 anos a mais em relação a todas as outras pessoas que vivem nos EUA. Além de viverem mais, também possuem uma qualidade de vida muito melhor. 

Mas qual o grande segredo da longevidade desses lugares? 

É claro que, para chegar nesses resultados surpreendentes, essas blue zones possuem alguns fatores em comum, que afetam diretamente e positivamente a saúde e a longevidade. 

Pensando nisso, listamos alguns desses hábitos a seguir – de acordo com a pesquisa – para você começar a colocar em prática agora mesmo. 

  • Todos praticam atividades físicas diariamente para manter o corpo sempre em movimento, seja através de atividades domésticas ou exercícios;
  • Alimentação saudável é essencial. 95% das pessoas entrevistadas pelo estudo levavam uma vida ingerindo muitas frutas, legumes, vegetais, cereais e sementes;
  • Essas populações possuem propósitos de vida e os buscam todos os dias;
  • Bebem vinho tinto regularmente, cerca de 2 taças por dia (menos a população adventista da Califórnia);
  • Buscam se alimentar sem excessos. Sempre que alcançam a saciedade, param de comer. O jantar é a menor refeição do dia;
  • Levam um ritmo de vida mais calmo e procuram não se estressar com facilidade; 
  • Como alguns lugares não possuem fácil acesso à internet, as telas não fazem parte do dia a dia;
  • Colocam a família sempre em primeiro lugar;
  • Seguem uma religião para fortalecer a fé.  

E você? Já pratica algum desses hábitos? Comente para inspirar outras pessoas.

Aliás, aqui no site do 60+ você encontra conteúdos exclusivos sobre Slow Living: dicas para desacelerar na vida e também Cohousing: a busca por um envelhecimento com qualidade de vida.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.