Slow Living: dicas para desacelerar na vida

22 de março de 2021

Certamente, o mundo em que vivemos agora nos estimula a fazer tudo da forma mais rápida e prática possível, mas será que este ritmo é sempre positivo para a mente? Pensando nisso, o conceito de Slow Living foi criado com o objetivo de nos ajudar a desacelerar e compreender o verdadeiro valor do tempo.

Neste estilo de vida, a ideia é viver uma vida com propósito e significado, não apenas cumprindo listas de tarefas no modo automático. Dessa forma, acredita-se que é possível perceber o valor por trás de cada ação e relação, criando uma conexão mais sincera com seu interior e o Universo ao seu redor.

No Slow Living, práticas sustentáveis são essenciais! É a maneira que os praticantes encontraram de valorizar mais o meio ambiente e garantir tudo que precisam dele de forma consciente e gentil.

Slow Living na prática: 5 dicas para desacelerar a rotina

Para entender como o Slow Living pode se tornar parte do seu dia a dia, separamos 5 dicas práticas que representam a essência deste estilo de vida:

Seja consciente com seu tempo

Primeiramente, você acredita que passa a maior parte do seu tempo fazendo o que te faz feliz? Quando falamos sobre valorizar seu tempo, não estamos pensando em cumprir ainda mais tarefas e abusar da sua produtividade, mas sim em priorizar aquilo que traz mais propósito e plenitude ao seu dia.

É claro que sempre haverão atividades que não nos fazem completamente felizes, já que são obrigações essenciais para levarmos a vida que temos. Entretanto, o simples ato de desacelerar e identificar o que torna seu tempo mais prazeroso e significativo é transformador.

Reduza o tempo online

Certamente, as redes sociais e aplicativos de mensagens trazem uma sensação de urgência que nem sempre percebemos. Será que você precisa responder todos em tempo real? Ou precisa mesmo passar horas no Instagram para não perder nenhuma novidade do seu círculo social?

Você não precisa cortar a internet da sua vida, mas comece a analisar quando ela realmente contribui para o seu dia e quando ela apenas gera mais ansiedade e frustração.

Aprenda a esperar

Quantas vezes você já reclamou de algo sem nem chegar ao resultado final? Aprender a esperar é essencial para desfrutar melhor os aprendizados que a jornada oferece. Além disso, reclamar menos também é um passo importantíssimo para aproveitar melhor o presente e focar no agora.

Evite comparações com o passado

Conceito de slow living - 60 mais

Sem dúvidas, um dos principais objetivos do Slow Living é dar mais valor ao presente e, para isso, é importante não compará-lo com o passado. Todas as experiências que você viveu te levaram a este momento e ele tem um valor tão importante quanto qualquer outra vivência.

Entretanto, isso não significa que você deve enterrar seu passado, apenas aprenda a olhar para os aprendizados e lembranças com carinho, mas sem usá-los para desvalorizar o seu presente.

Respeite o seu ritmo

Acima de tudo, o ritmo acelerado da nossa rotina gera um cansaço imenso e, infelizmente, já estamos acostumados a deixá-lo acumulado até o fim do dia ou da semana. Se possível, faça pausas ao longo do dia para descansar a mente e tente não se sentir culpado por isso.

Todos nós precisamos parar para respirar e contemplar o mundo ao nosso redor de vez em quando, é normal e necessário! Aliás, não veja este intervalo como um rápido descanso para voltar ao trabalho logo, e sim como um momento para se conectar com sua mente e seu espaço.

Confira mais hábitos positivos e saudáveis que podem transformar sua rotina nesta matéria.

Você já incluiu alguma prática do Slow Living na sua rotina? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários! Siga o 60+ no Instagram para mais dicas sobre comportamento e bem-estar.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.