Como estimular a mente desenhando

12 de abril de 2021

Existem inúmeras formas de estimular a mente como, por exemplo, cantando, aprendendo um novo idioma ou instrumento musical, pintando um quadro, escrevendo poesias e, inclusive, desenhando.

Um estudo feito pela Universidade de Drexel, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que o processo de desenhar, mesmo que seja o mais simples possível, desperta e estimula uma região do cérebro chamada sistema de recompensa cerebral.

Essa área do cérebro tem como principal objetivo incentivar e auxiliar na preservação da vida, ou seja, quando estimulado, tem poder de viabilizar boas sensações como a do prazer, alegria e bem-estar.

Como começar a desenhar para estimular a mente

Engana-se quem pensa que, para desenhar, é preciso de inúmeros cursos e técnicas avançadas. Para começar, é preciso ter força de vontade e criatividade para tirar da cabeça e colocar – literalmente – no papel toda a sua imaginação.

Como estimular a mente desenhando - 60+

Outra dica muito importante é não ter medo. Comece aos poucos, pesquise e se inspire em sites como o Pinterest para encontrar as referências certas de acordo com seu gosto pessoal.

Aliás, mais um ponto é se sentir confortável com você mesmo. Cada um pensa de uma forma, não tente agradar os outros. Desenhe o que você quiser e como você quiser, quando achar viável, mostre para amigos e familiares o resultado dessa nova experiência. Apoio é sempre muito bem-vindo.  

A propósito, quando for desenhar, procure um lugar calmo, organizado, sem distrações ou barulhos, bem arejado e com boa iluminação para que você consiga se dedicar 100% a esse momento e, dessa forma, estimular a mente. Lembre-se também de deixar seus materiais separados e à disposição.

Quais materiais investir?

A princípio, apenas folhas em branco, um bom lápis, apontador e borracha serão seus melhores amigos na hora de desenhar e estimular a mente. Com o tempo, você pode investir em outros materiais como uma caixa de lápis de cor, caso queira deixar esses desenhos mais vivos, por exemplo.

Hoje, na internet, você encontra inúmeras papelarias que entregam aí no conforto da sua casa todos os materiais que você precisar e desejar, com uma grande variedade de produtos e preços. Por isso, faça uma boa pesquisa antes.

Outros benefícios do desenho

Além de estimular a mente, o desenho também traz alguns outros benefícios já que:

  • Eleva a autoestima;
  • Desenvolve os pensamentos criativos;
  • Aumenta a percepção visual;
  • Melhora as habilidades manuais;
  • Ajuda no desenvolvimento do Hemisfério Direito do cérebro;
  • Diminui significamente o estresse;  
  • Ajuda a treinar a memória.


Desenhar pode auxiliar no diagnóstico do Parkinson

Aliás, de acordo com uma pesquisa feita pela revista científica Frontiers of Neurology, o ato de desenhar também pode ser uma ferramenta para descobrir a doença de Parkinson nos 60+.

Para chegar a esse resultado, os estudiosos do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne, na Austrália, desenvolveram um software onde o paciente coloca um papel em cima de um tablet e desenha um espiral. A partir desse desenho, é possível avaliar os sintomas e também o grau de desenvolvimento do Parkinson em até 93% de certeza.

Como os principais indícios dessa condição são os tremores e a fraqueza muscular, esse novo método vem se destacando, já que é muito mais preciso que os usados atualmente, uma vez que esse novo recurso faz uma combinação exata entre a força e a velocidade que o pessoa faz o desenho no papel.

Com o tempo e seguindo essas dicas, você conseguirá estimular a mente e ainda despertará o artista que há dentro de você com muita facilidade, além de transformar o ato de desenhar em um verdadeiro hobby.

Aliás, se você se interessou, aqui no 60+ você pode fazer parte do Clube do Desenho, com Norma Grinberg. São quatro encontros mensais onde você se desenvolve na Técnica Zentangle, que proporciona tranquilidade, foco e auto estima, gerando resultados que trazem prazer e alegria. Será um momento extremamente relaxante, prazeroso e perfeito para estimular a sua criatividade.      

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.