Conheça os benefícios e malefícios de uma dieta vegana

23 de abril de 2019

Cada vez mais comentada nas mídias e com mais adeptos, a dieta vegana tem sido opção para pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, preservação do meio ambiente e levantam a bandeira contra a exploração animal. Só no Reino Unido, segundo a pesquisa realizada pela empresa Compare The Market, o número de adeptos a este estilo de vida saltou de 540 mil, em 2016, para mais de 3,5 milhões de pessoas (ou 7% da população).

Diferente da dieta vegetariana que elimina apenas carne animal da alimentação, a dieta vegana elimina também leite, ovo, mel ou qualquer outro alimento de origem animal.

Dieta vegana 60mais

Mas, como qualquer outra dieta ou até mais importante, é necessário ter muito cuidado antes de começar. É preciso entender o seu próprio organismo, o que a dieta vai tirar da sua alimentação e os malefícios disso, e como substituir proteínas e nutrientes importantes que vão faltar.

Carnes, leite e ovos, por exemplo, são alimentos ricos em proteínas e ferro. Propriedades essenciais para que o organismo funcione regularmente bem.

O mais indicado é procurar um médico endocrinologista e também um nutricionista para ajudar você a entender como substituir determinados alimentos por outros sem que seu organismo sofra repentinamente.

Além disso, começar aos poucos é essencial. Por isso, não pense em tirar de um dia para o outro todos os alimentos de origem animal da sua vida que seu corpo vai sentir! Procure começar com uma refeição, teste por uma semana, depois vá evoluindo aos poucos. Sempre com acompanhamento.

Dieta vegana benefícios 60mais

Se você está realmente considerando mudar o seu estilo de vida com uma dieta vegana, é bom conhecer os benefícios e os malefícios dessa mudança:

BENEFÍCIOS
  • Prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Prevenção de determinados tipos de câncer.
  • Diminuição dos níveis de colesterol.
  • Estímulo para adotar outras práticas saudáveis no dia a dia.
  • Perda de peso, na maioria dos casos. Mas se perder demais pode acabar se tornando um malefício.
MALEFÍCIOS
  • Insuficiência de proteínas, vitaminas e nutrientes importantes.
  • Falta de vitamina B12 encontrada apenas em alimentos de origem animal (e algas). Essa vitamina é essencial para a produção de glóbulos vermelhos e para evitar a anemia.
  • Insuficiência de Ferro. Segundo especialistas é muito difícil ingerir a quantidade recomendada de ferro em uma dieta vegetariana ou vegana. Nosso corpo tende a absorver muito mais ferro de origem animal do que vegetal. A falta dele pode causar anemia, cansaço, queda de cabelo, unhas quebradiças, falta de apetite e baixa imunidade.
  • Necessidade de acompanhamento nutricional e ingestão de suplementos.
Alimentos veganos 60mais

Com base nessas informações, se a dieta vegana é opção para você, converse com um nutricionista e faça um programa personalizado para introduzir esta nova dieta no seu dia a dia. Isso é muito importante para saber como substituir os alimentos de maneira correta para não faltar nenhum nutriente e, assim, manter uma vida saudável.

Fontes: BBC.com | Laboratório Oswaldo Cruz | Tua Saúde

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.