10 dicas sustentáveis para transformar sua rotina

9 de setembro de 2020

A natureza é generosa e oferece tudo o que precisamos para sobreviver. Portanto, sua preservação é fundamental para continuarmos a usufruir de todos seus benefícios. Com algumas dicas sustentáveis, sua rotina pode trazer menos efeitos negativos para o meio ambiente e mais hábitos saudáveis para você!

Com pequenas mudanças no seu dia a dia, é possível viver em harmonia com a natureza e contribuir para um futuro melhor, tanto para nós quanto para as próximas gerações.

Separe seu lixo

Dicas sustentáveis de separação de lixo - 60 mais

Infelizmente, não pensamos tanto no lixo quando deveríamos! De acordo com dados divulgados pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo. Boa parte deste lixo não é descartada corretamente, sendo enviada para aterros e lixões irregulares que poluem a água e o solo.

Sendo assim, é essencial que você comece a transformar essa realidade com a separação do lixo, enviando os materiais recicláveis para um local em que ele será descartado adequadamente ou reutilizado. Caso o seu bairro não faça coleta seletiva, basta procurar o posto especializado mais próximo de você. No portal eCycle, você pode encontrar os locais apropriados para descartar cada tipo de lixo ao informar o seu CEP e bairro.

Por outro lado, com o lixo orgânico, você pode produzir adubo para suas plantas com uma composteira doméstica e reduzir ainda mais o resíduo liberado no meio ambiente.

Basicamente, ela possui de duas a três caixas, uma posicionada sobre a outra para realizar a compostagem. Você pode misturar o lixo orgânico com um pouco de terra nas primeiras caixas, onde todo processo ocorrerá, e recolher o chorume produzido ao longo dos dias na caixa inferior para nutrir suas plantas e reutilizar seu lixo.

Reuse e recicle sempre que possível

Dicas sustentáveis de reciclagem - 60 mais

Além de enviar o lixo reciclável para locais adequados, você pode reutilizar alguns materiais e reduzir a quantidade de resíduos. Por exemplo, alguns potes podem ser higienizados e pintados para se transformarem em vasinhos de planta!

Garrafas plásticas podem se transformar em brinquedos divertidos para as crianças ou até mesmo para os pets com um toque de criatividade. É uma forma de dar outra utilidade para um objeto que prejudicaria o meio ambiente.

Faça você mesmo

Dicas sustentáveis DIY - 60 mais

Para reduzir ainda mais o lixo e repensar seus hábitos de consumo, você pode se aventurar na criação de produtos caseiros! Desta forma, você sabe exatamente quais ingredientes estão sendo usados, economiza dinheiro e evita a poluição do meio ambiente com embalagens descartáveis.

Produtos de limpeza, por exemplo, são super fáceis de fazer em casa! Confira esta receita do canal Vegflix no Youtube para produzir um sabão natural:

  • 1,5 L de água;
  • ½ barra sabão de coco ralada;
  • 25 mL de álcool;
  • 1 colher e meia de bicarbonato de sódio;
  • Óleo essencial da sua preferência;

Basta derreter o sabão ralado na água fervente até obter uma mistura homogênea. Desligue o fogo e adicione o álcool e o bicarbonato de sódio. Após a mistura ter esfriado, adicione o algumas gotas de óleo essencial, dependendo da intensidade de aroma que você prefere.

Reutilize água

Como reutilizar água - 60 mais

Dependemos da água para sobreviver mas, infelizmente, é um recurso não renovável e que precisa ser tratado como um verdadeiro tesouro! Para economizar este bem tão precioso, você pode reutilizar a água em algumas situações simples do dia a dia.

A água que é dispensada pela máquina de lavar, por exemplo, pode ser utilizada para lavar sua varanda, quintal ou até mesmo tapetes e panos de chão. Caso você tenha espaço, é interessante captar a água da chuva para reutilizá-la na limpeza da casa e também para regar suas plantas!

Recuse embalagens descartáveis

Como usar embalagens e sacolas reutilizáveis - 60 mais

Na hora de pedir comida por delivery, evite solicitar os descartáveis e utilize os talheres que você tem em casa para reduzir a produção de plástico, um dos maiores poluentes dos nossos mares.

Se você estiver comendo fora, dispense o uso de canudos. Para as compras no mercado, leve sua própria sacola reutilizável e evite o uso desnecessário de sacolas plásticas.

Repense o seu consumo

Dicas sobre consumo consciente - 60 mais

Certamente, esta é uma das dicas sustentáveis mais valiosas e importantes! A verdade é que quase tudo que consumimos vai se transformar em lixo em algum momento, sendo assim, é essencial refletir se tudo o que você compra vale o impacto que causará no meio ambiente.

As roupas, por exemplo, também poluem e degradam o meio ambiente como o plástico. Com tendências de moda surgindo e desaparecendo rapidamente, as peças são descartadas depois de pouco uso, contribuindo para o aumento do lixo e da poluição. 

Por isso, pra evitar que o tecido tome este caminho, confira esta matéria e veja algumas ideias de como dar uma nova cara às roupas que você não usa mais.

Valorize os produtores locais

Dicas sustentáveis de separação de lixo - 60 mais

Algumas dicas sustentáveis também te ajudam a economizar! O transporte de produtos de um lugar para outro emite gases poluentes para a atmosfera, além de adicionar um custo extra no preço final que você pagará.

Com isso, as feiras locais são ótimos lugares para comprar seus vegetais e frutas, já que são alimentadas pelos produtores da sua comunidade. 

Aproveite os recursos naturais com sabedoria

Dicas sustentáveis sobre aproveitamento de recursos naturais - 60 mais

Como falamos anteriormente, a natureza nos dá tudo o que precisamos! Portanto, durante o dia, você pode deixar a luz natural iluminar sua casa, economizando energia elétrica. Ao invés de usar uma secadora, você pode aproveitar o calor do sol para secar suas roupas.

Além disso, nos dias quentes, deixe o ventilador de lado e abra as janelas para que o ambiente fique mais arejado e fresquinho. São dicas sustentáveis que parecem simples demais, mas que, a longo prazo, farão uma grande diferença para o meio ambiente e até para o seu orçamento!

Reduza o consumo de carne e produtos de origem animal

Dicas sustentáveis sobre consumo de carne animal - 60 mais

Infelizmente, a criação de animais para o consumo de carne e derivados prejudica o meio ambiente de diversas formas. Além da crueldade envolvida no processo, a pecuária gasta milhões de litros de água, promove o desmatamento e emite gases poluentes para a atmosfera.

Você não precisa parar de comer carne para sempre, mas reduzir o consumo já ajuda muito! Que tal escolher um dia da semana para evitar a carne e testar novas receitas com vegetais e legumes para ajudar o meio ambiente?

Aumente a vegetação do seu bairro

Dicas sustentáveis sobre cultivo de plantas - 60 mais

Por fim, cultive mais plantas no seu lar! Elas são importantes para deixar o clima mais fresco e melhorar a qualidade do ar.

 Se você possui uma cobertura ou quintal, cultivar suas plantas nestas áreas externas também contribui para o bem-estar do seu bairro, já que o aumento da área de vegetação oferece os benefícios das plantas para todos ao seu redor.

Qual destas dicas sustentáveis já fazem parte da sua rotina e quais você pretende incluir no seu dia a dia? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.