Felicidade e longevidade: 4 hábitos para conquistar

10 de dezembro de 2020

Todos nós queremos chegar lá: viver uma vida longa, com qualidade de vida e, acima de tudo, feliz! A felicidade e longevidade andam lado a lado quando, ao longo dos anos, se descobre a importância de viver com propósito e alegria.

Há um grande tabu ao redor do amadurecimento, uma impressão que, ao passar dos anos, o indivíduo se torna dispensável e, às vezes, não se encaixa mais no mercado de trabalho, não pode adquirir novos conhecimentos, iniciar novos relacionamentos ou se transformar e inovar.

Entretanto, a verdade é que com o amadurecimento conquistamos mais liberdade e conhecimento, tanto sobre o mundo quanto sobre nós mesmos. Este processo de descoberta traz mais confiança nas nossas decisões bem como a certeza sobre quem somos e o que queremos – ou não queremos mais – realizar.

Bill Gates, empresário e bilionário por trás da Microsoft, revelou que é mais feliz agora, aos 65 anos, do que era aos 25, especialmente porque descobriu como esta nova fase da vida é repleta de surpresas e novidades que ele não esperava.

Então, para chegar lá com esta postura otimista e criar uma história fiel à sua essência, confira alguns hábitos recomendados por Bill Gates em entrevista à Inc. para alcançar felicidade e longevidade.

Faça o que é importante para você

É comum estar em um emprego e pensar que você é capaz de muito mais, entretanto, é essencial não deixar que esses pensamentos dominem sua mente sem tomar alguma ação sobre isso!

Sendo assim, planeje os passos em direção à carreira que você sonha e que é importante para você. Assim sendo, aos poucos, você conseguirá direcionar suas habilidades e conhecimentos para o intuito que realmente te faz feliz.

Inclusive, se você está exercendo uma função em que não é feliz e, ao mesmo tempo, planejando uma mudança de carreira, continue fiel aos seus compromissos. Sem dúvida, todo conhecimento é importante no amadurecimento!

Seja gentil consigo e com o próximo

Dividir o que você tem de sobra com os menos afortunados é um ato que enriquece o coração. Visto que há sempre uma forma de ajudar o próximo, seja com uma doação financeira ou um simples ato de generosidade.

Dessa maneira, ações que ajudam o próximo despertam nosso senso de gratidão, comunidade e altruísmo. Aliás, são sentimentos que nos tornam mais conscientes da realidade ao nosso redor e do poder de transformação que está nas nossas mãos.

Respeite e preserve seu corpo

Para o corpo acompanhar a mente, é importante tratá-lo com um verdadeiro templo. Primeiramente, priorize uma alimentação saudável, boas horas de descanso e pratique exercícios físicos regularmente.

Aliás, a prática de esportes libera endorfina, que é literalmente o hormônio da felicidade! Por isso, escolha uma modalidade que tenha tudo a ver com seus gostos e mantenha o corpo tão ativo quanto seu espírito.

Inclusive, hábitos saudáveis são importantes não apenas para manter a energia e disposição lá no alto, mas também para prevenir doenças e potencializar o sistema imunológico.

Mantenha as pessoas que você ama por perto

Além de cuidar da mente e do corpo, é essencial manter o coração feliz para uma vida longa e plena. Assim sendo, cerque-se de todos aqueles que te fazem sorrir e compartilham memórias incríveis ao seu lado.

É essencial criar um equilíbrio na rotina, isto é, delimitando os limites entre tempo para o trabalho, para a vida pessoal e para seus momentos de autocuidado. Não existe segredo para a felicidade e longevidade, mas sim algumas mudanças de hábitos e pensamentos que fazem parte do nosso amadurecimento.

Leia mais sobre os benefícios de encontrar um novo propósito nesta matéria.

Aliás, se você quer programar suas próximas férias com foco na sua meta por uma vida mais plena e feliz, talvez você queira incluir a Austrália no seu roteiro. O país é conhecido como um dos lugares mais felizes do mundo, além de possuir uma população com a maior longevidade no mundo.

De acordo com um levantamento realizado pelo pesquisador Collin Payne, a expectativa dos homens australianos é de 74 anos, enquanto das mulheres é 79. Aliás, isso acontece pela qualidade de vida no país, onde o cenário urbano e a natureza vivem extremamente próximos, oferecendo diversas opções de lazer para os habitantes. A culinária local é rica em vegetais e carnes magras, fazendo com que uma dieta balanceada seja parte da cultura.

Conheça a cidade que concentra a maior população de pessoas acima dos 100 anos

Além da Austrália, você também pode pensar em visitar a cidade de Okinawa, no Japão, onde existe a maior população de pessoas com mais de 100 anos. De acordo com os próprios moradores de Okinawa, o segredo para felicidade e longevidade mora em um conjunto de hábitos:

  • Apreciar cada momento e viver com foco no presente;
  • Acreditar no que é importante para você;
  • Demonstrar gratidão e deixar a negatividade de lado;
  • Manter o corpo ativo e praticar atividades físicas regularmente;
  • Viver em harmonia com a natureza;
  • Preservar suas amizades;
  • Adotar uma dieta saudável e balanceada;
  • Evitar o estresse e a ansiedade.

Certamente, são conselhos que você já ouviu antes, mas que fazem toda a diferença na nossa rotina, especialmente a longo prazo. Compartilhe nos comentários um hábito que você mantém para ser ainda mais feliz.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.