5 ideias de hobbies, mesmo para quem nunca teve algum
20 de setembro de 2019

Já reparou que algumas pessoas cultivam hobbies desde a infância? Pode ser colecionar selos ou simplesmente jogar peteca. Outras, no entanto, chegam aos 60 anos sem nunca ter manifestado interesse por qualquer passatempo que tenha continuidade.
Tudo bem, isso não tem nada de errado, inclusive porque as pessoas são diferentes.
Só que ter um hobby pode ser divertido e a maturidade talvez seja uma boa hora para considerar o início de uma atividade que ajude a relaxar, aproveitar o tempo, além de estimular a mente. Fizemos uma listinha de hobbies e esperamos que algum deles possa combinar com você =) Confira:
1. Jardinagem e Ikebana
Para praticar jardinagem como hobby você necessariamente não precisa morar em uma casa. Em pequenos espaços é possível cultivar plantas e flores que trazem mais vida para a casa. Desde a escolha de vasos até a parte da manutenção, existe muito a ser feito em um jardim. E a graça do hobby se resume em: pesquisar, aprender e executar. Tudo isso com paixão, sem pressa. Você tem a vida toda para descobrir quais os melhores tipos de adubos, como podar uma árvore, qual a luz favorita de cada planta, enfim, se aprofundar nos detalhes que fazem uma atividade amadora ser quase profissional.
Seja no Youtube, seja nos livros, seja com o pessoal do CEASA ou lojas especializadas, você vai reunir conhecimentos que vão fazer bem para as plantas e ajudar você a virar um expert. Junto com a jardinagem, ou não, você também pode praticar a arte japonesa do ikebana e fazer arranjos florais lindos. Existem vários cursos interessantes onde, de quebra, você também poderá aprender um pouco sobre filosofia oriental.
E para você ir se inspirando, veja nosso post sobre horta em casa.
2. Mágica
Desde os truques mais simples até os mais elaborados, existem muitos níveis no universo da mágica, mas uma coisa é certa: todos são divertidos e fazem a platéia prestar atenção. A graça da mágica está em estudar e treinar e brilhar nas apresentações. No site do curso Abracademy (criado por um brasileiro em Londres), são listados alguns benefícios de estudar mágica, entre eles a melhora cognitiva e o desenvolvimento da autoconfiança e do autoconhecimento.
Não sabe por onde começar? Então, você pode estudar em livros, no Youtube ou mesmo fazer cursos online ou presenciais. É claro que seus filhos, netos e amigos vão ficar impressionados quando descobrirem o seu novo passatempo. Vai ser divertido fazer apresentações para uma platéia tão especial.
Quanto a revelar ou não os truques, bom, isso é você que decide =)
3. Fotografia
Quando os 60+ eram crianças, fotografar era um privilégio de profissionais ou amadores com acesso a equipamentos caros. Hoje em dia, qualquer um pode fotografar, seja com uma câmera (existem modelos dos mais diversos preços) ou pelo celular (alguns têm lentes mais sofisticadas que algumas câmeras).
Quem poderia imaginar isso? De qualquer forma, apesar do fácil acesso a equipamentos, o hobby da fotografia é muito mais do que sair por aí clicando. Por isso, antes de começar, é legal definir algumas coisas: será uma produção digital ou em papel? O objetivo é documental ou artístico? Como você vai armazenar seu acervo?
Enfim, são questões que de alguma forma vão direcionar e organizar o seu passatempo. Fotografar um monte de fotos e deixá-las no celular ocupando espaço, sem critérios, não é hobby. O que caracteriza o hobby é mergulhar em algum assunto por completo a fim de poder contemplar um resultado ao longo do tempo. Praticar a fotografia como hobby vai fazer você desenvolver um novo olhar sobre as coisas e, com certeza, você vai ajudar a produzir fotos e memórias muito mais bonitas para você, seus filhos e netos.
4. Coleção
O colecionismo é um dos hobbies mais famosos e antigos que existe. É uma atividade cultural que acontece por meio de aprendizados e registros de um tema. É um passatempo que pode nos acompanhar inclusive em viagens, quando é possível garimpar itens para a coleção. Tem colecionadores de tudo: xícaras, tampinhas de garrafas, tênis, bolsas, tickets de cinema, brinquedos, selos e itens que a gente nem imagina. Rigor, curiosidade e paciência fazem parte do perfil do colecionador. É um hobby que tem a ver com pessoas metódicas e organizadas para que a “coleção” seja coleção (de verdade), não um acúmulo de objetos espalhados pela casa. O valor de uma coleção está ligado ao conhecimento da origem dos objetos, assim como sua raridade.
Uma coleção pode servir apenas para deleite do colecionador e amigos mais próximos ou ser compartilhada com todo mundo nas redes sociais – pode ser no Instagram ou no Pinterest, que, aliás, é uma plataforma perfeita para quem coleciona ideias.
5. Disc Jockey
Gosta de música? Adora pesquisar sons e ritmos? Tem várias playlists no Spotify? Isso é um bom começo para você tocar por hobby nas festas dos familiares e amigos. Acredite, você poderá ser a estrela nesses eventos, ainda mais mostrando sua cultura musical de outros tempos. Além de discos de vinil, você poderá tocar com CDs ou com o laptop (usando softwares e plataformas de música), entre outros meios.
Se quiser ir mais além, experimente mixar sons e vídeos, mesclando seu conteúdo ao trabalho desenvolvido no momento da apresentação musical. Tocar por hobby é muito legal. Uma excelente inspiração é o alemão Robert Bennet, que apesar de nunca ter tocado sequer em aniversários, virou DJ aos 70 anos. Veja AQUI o artigo que conta sobre essa trajetória. E depois pense bem antes de dizer que é tarde.
Se você não se identificou com nenhuma das ideias de hobbies acima, não desista. Pense em outras possibilidades de hobbies até encontrar algum que você curta muito e desperte sua vontade de levar adiante. Neste artigo do WikiHow, tem algumas dicas que podem ajudar nessa descoberta. Clique AQUI e aproveite.