Como usar a inteligência emocional a seu favor
12 de novembro de 2021
(Foto: iStock)
Provavelmente, você já ouviu falar sobre a inteligência emocional, mas é hora de entender os conceitos por trás deste termo e como a prática pode ajudar a construir uma rotina mais produtiva e com propósito.
O termo começou a ganhar destaque em 1995, com o lançamento do livro “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser”, escrito por Daniel Goleman, jornalista e psicólogo norte-americano.
Desse modo, a inteligência emocional corresponde à capacidade de identificar as emoções e lidar com elas, de acordo com a situação. Assim, o conceito parece até simples demais, mas a verdade é que nem sempre é fácil estar no controle das emoções ou até mesmo reconhecê-las.
Uma pessoa inteligente emocionalmente, por exemplo, possui mais facilidade em construir relacionamentos saudáveis, expressar suas ideias e opiniões assertivamente, apresentar seus talentos e habilidades e desenvolver uma relação de autoconfiança consigo.
Dicas para desenvolver a inteligência emocional
Primeiramente, é indispensável reconhecer as emoções e os momentos em que elas costumam surgir. Por exemplo, um ótimo exercício para esse passo inicial é prestar mais atenção aos fatores e situações que causam mais raiva e estresse, especialmente para entender como esses sentimentos negativos se originaram.
Com isso, é possível começar a tomar o controle sobre nossas emoções. Existem diferentes estratégias que se pode utilizar. São elas: respiração, meditação e até mesmo a prática de exercícios físicos que auxiliam a melhorar o foco e o domínio sobre corpo e mente.
Dessa forma, podemos identificar a emoção negativa quando ela estiver surgindo e, consequentemente, aplicar a técnica de controle escolhida. Com a prática, isso se tornará um sistema automático, bem mais fácil do que parece.
Além disso, o ato de parar para analisar nossos próprios sentimentos e memórias é essencial para desenvolver o autoconhecimento, um processo indispensável para manter uma relação saudável e frutífera conosco.
Compartilhe aqui nos comentários como você pratica a inteligência emocional! Siga o 60+ no Instagram para ficar por dentro de mais novidades e notícias selecionadas para você.