Como usar a inteligência emocional a seu favor

12 de novembro de 2021

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a inteligência emocional, mas é hora de entender os conceitos por trás deste termo e como a prática pode ajudar a construir uma rotina mais produtiva e com propósito.

O termo começou a ganhar destaque em 1995, com o lançamento do livro “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser”, escrito por Daniel Goleman, jornalista e psicólogo norte-americano.

Desse modo, a inteligência emocional corresponde à capacidade de identificar as emoções e lidar com elas, de acordo com a situação. Assim, o conceito parece até simples demais, mas a verdade é que nem sempre é fácil estar no controle das emoções  ou até mesmo reconhecê-las.

Uma pessoa inteligente emocionalmente, por exemplo, possui mais facilidade em construir relacionamentos saudáveis, expressar suas ideias e opiniões assertivamente, apresentar seus talentos e habilidades e desenvolver uma relação de autoconfiança consigo.

Como usar a inteligência emocional a seu favor - 60+
Dicas para desenvolver a inteligência emocional

Primeiramente, é indispensável reconhecer as emoções e os momentos em que elas costumam surgir. Por exemplo, um ótimo exercício para esse passo inicial é prestar mais atenção aos fatores e situações que causam mais raiva e estresse, especialmente para entender como esses sentimentos negativos se originaram.

Com isso, é possível começar a tomar o controle sobre nossas emoções. Existem diferentes estratégias que se pode utilizar. São elas: respiração, meditação e até mesmo a prática de exercícios físicos que auxiliam a melhorar o foco e o domínio sobre corpo e mente.

Dessa forma, podemos identificar a emoção negativa quando ela estiver surgindo e, consequentemente, aplicar a técnica de controle escolhida. Com a prática, isso se tornará um sistema automático, bem mais fácil do que parece.

Além disso, o ato de parar para analisar nossos próprios sentimentos e memórias é essencial para desenvolver o autoconhecimento, um processo indispensável para manter uma relação saudável e frutífera conosco.

Compartilhe aqui nos comentários como você pratica a inteligência emocional! Siga o 60+ no Instagram para ficar por dentro de mais novidades e notícias selecionadas para você.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.