Neuróbica: tire o cérebro da zona de conforto

15 de outubro de 2021

Provavelmente, você já ouviu falar sobre exercícios aeróbicos, eles usam o oxigênio para gerar energia em atividades de baixa intensidade e longa duração. Por outro lado, a neuróbica é uma prática desenvolvida para exercitar o cérebro e fortalecer habilidades como memória, foco e lógica.

A expressão foi inventada pelos neurocientistas estadunidenses Lawrence C. Katz e Manning Rubin em 2000, no livro “Mantenha seu cérebro vivo”. Nesse sentido, o conceito abraça diversos exercícios que tiram o cérebro da zona de conforto, especialmente para mantê-lo praticando e aprimorando habilidades que são essenciais para nosso amadurecimento e evolução.

Por mais que não haja comprovação científica dos resultados dos exercícios de neuróbica desenvolvidos pelos neurocientistas norteamericanos, especialistas afirmam que estímulos variados são positivos para o cérebro.

Além disso, a combinação deles com outros métodos comprovados, como praticar leitura e escrita, manter um círculo social ativo e se exercitar regularmente também ajuda a prevenir doenças cognitivas.

Entenda a importância de exercitar o cérebro nesta matéria completa.

7 exercícios de neuróbica para praticar em casa
60+ - neuróbica - exercícios para praticar o cérebro em casa

Aliás, no livro, os autores reuniram 83 exercícios singulares para tirar o cérebro da zona de conforto e mantê-lo vivo em meio à rotina. Por isso, nós selecionamos 7 deles que você pode usar para iniciar a prática:

  • Quando experimentar um novo prato, pratique o seu paladar ao tentar desvendar quais ingredientes fizeram parte da receita. Se possível, comprove suas respostas com o chef;
  • Selecione uma frase qualquer e tente formular novas frases usando apenas aquela seleção de palavras;
  • Pratique escrever ou usar o mouse do computador com a mão contrária a que você geralmente usa;
  • Quando estiver lendo, escolha uma palavra e pense em 5 outras que começam com a mesma letra;
  • Ao ver uma foto que chama sua atenção, pense em 25 adjetivos para descrevê-la;
  • Todos os dias, busque uma nova palavra no dicionário e tente integrá-la no seu vocabulário;
  • Experimente novas atividades e conhecimentos no seu dia a dia.

Por fim, qual destes exercícios de neuróbica já faz parte do seu dia a dia? Compartilhe aqui nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para mais dicas e notícias.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.