Cérebro é como músculo, também precisa de exercício

26 de julho de 2021

Esquecimentos, falhas de memória são comuns a todas as pessoas em algum momento da vida, mas se aumentarem de intensidade e frequência, principalmente com o passar dos anos, podem se tornar um problema,  diminuindo a qualidade de vida. Nosso cérebro é como músculo e precisa se exercitar também.

Estudos já comprovaram que a importância de praticar atividades físicas é fundamental para estimular o nosso cérebro porque aumentam o número de  pequenos vasos sanguíneos que trazem sangue rico em oxigênio para regiões  do cérebro. Da mesma forma, estudos mostram que o exercício cognitivo também estimula o aumento de novas células nervosas e de conexões entre as  células cerebrais. Isso ocorre através de atividades cognitivas porque o cérebro é um órgão plástico, se o fazemos trabalhar, criamos conexões neuronais.

Conforme envelhecemos, as funções cognitivas perdem velocidade e o  processo neural começa a não ser como antes. A ginástica do cérebro pode reverter isso, criando conexões com exercícios específicos.

Como os exercícios melhoram a saúde cerebral?

A estimulação cognitiva funciona como uma “ginástica cerebral” propondo preservar e/ou aprimorar, através de exercícios e estratégias, o desempenho das várias funcionalidades do nosso cérebro, tais como a memória (curto e longo prazo), a atenção, o raciocínio, tomada de decisões, a capacidade de resolução de problemas, planejamento e organização, linguagem, funções visuoespaciais e praxia visuoconstrutivas, além do resgate da autoestima, o que consequentemente traz uma melhor qualidade de vida.

Alguns momentos do nosso dia a dia podem indicar a necessidade de  práticas cognitivas, como: 
  • Prestar atenção às tarefas diárias;
  • Recordar nomes de pessoas ou lugares onde deixou objetos; • Recordar caminhos;
  • Recordar informações lidas e compromissos;
  • Resolver problemas;
  • Ser mais assertivo ou tomar decisões
  • Diminuir a ansiedade.

Uma boa avaliação e um programa direcionado é uma maneira eficaz de  melhorar a saúde do seu cérebro. O programa Memória Ativa é direcionado a todos os adultos que desejam alcançar uma melhora no desempenho cerebral.

O programa é dirigido àqueles que pretendem promover a saúde neural e  prevenir o declínio cognitivo que pode estar associado à idade. São encontros que ocorrem uma vez por semana, com duração de 60 minutos no modo online, de forma dinâmica e motivadora.

Saúde do cérebro - 60 mais

 A perspectiva de uma maior longevidade nos traz o desafio de  proporcionar melhores condições para que o indivíduo possa viver com maior  enriquecimento no cotidiano, em atividades diversas e significativas,  contribuindo para o bem-estar.

Para mais informações ou para assistir a uma aula gratuita, entre em  contato pelo WhatsApp: (11) 97283-1575

 Letícia Pak é Psicóloga e Neuropsicóloga, com especialização em  Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital das Clínicas e Especialização em Terapias Cognitivo – Comportamentais (CETCC).

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.