Veganismo: moda ou estilo de vida que veio para ficar?

1 de novembro de 2021

Durante a pandemia, algumas pessoas têm buscado uma rotina de alimentação com opções mais saudáveis. Com isso, o veganismo ganhou destaque, tanto nas conversas nas redes sociais quanto nos lançamentos de novos produtos no mercado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners, 57% dos entrevistados que ainda consomem carne estão considerando mudar a alimentação, adotando mais refeições livres de ingredientes de origem animal. 

Por outro lado, 32% daqueles que já possuem uma dieta vegetariana ou vegana, revelaram que é difícil encontrar produtos apropriados para o estilo de alimentação. Com base nestes dados e no cenário atual em que vivemos, o veganismo tem tudo para continuar crescendo na indústria e na mesa do público.

Veganismo: moda ou estilo de vida que veio para ficar? - 60+
Qual é a diferença entre alimentação vegana e vegetariana?

Basicamente, a dieta vegetariana elimina o consumo de carnes, mas ainda engloba os derivados de origem animal, como ovos, laticínios e mel, por exemplo. Além disso, o vegetarianismo contempla apenas os hábitos alimentares do indivíduo.

Por outro lado, o veganismo evita o consumo de qualquer produto de origem animal, tanto na alimentação quanto em outros aspectos da rotina, como a higiene pessoal, vestimenta, maquiagem, etc. Ainda mais, os veganos evitam marcas que realizam testes em animais ou eventos que envolvem exploração animal, como rodeios, zoológicos, aquários e circos.

Conheça os benefícios e malefícios de uma dieta vegana nesta matéria completa.

Uma das grandes preocupações dentro de uma dieta vegana ou vegetariana é a quantidade de proteína consumida diariamente. Afinal, a carne é uma das principais fontes deste e outros nutrientes indispensáveis para o corpo. Entretanto, as leguminosas, como o feijão e a soja, podem assumir esse papel dentro da dieta vegetal, principalmente quando são combinados com outros legumes e vegetais ricos em vitaminas.

Por isso, é recomendado fazer o acompanhamento com um profissional durante a transição para qualquer dieta. Assim, é possível garantir que todos nutrientes que o corpo precisa serão supridos na alimentação diária.

Além dos hábitos alimentares

O People’s Climate Vote da ONU, em parceria com a Universidade de Oxford, realizou uma pesquisa em 50 países, com mais de 1 milhão de pessoas, para estudar os efeitos das principais mudanças climáticas do momento. Com isso, descobriram que 30% dos entrevistados acreditam que uma dieta baseada em plantas e vegetais é uma medida sustentável importante.

De acordo com dados reunidos pela Sociedade Vegetariana Brasileira, apenas a produção de 34g de ovos, 311g de carne bovina e 430mL de leite demanda o uso de 3.400 litros de água e produz 14kg de gás carbônico. 

Sendo assim, além do bem-estar dos animais e benefícios para a saúde, a sustentabilidade é uma das principais motivações de quem faz a transição de estilo de vida para o veganismo.

Você já considerou o veganismo na sua rotina? Compartilhe nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para ficar por dentro de mais dicas e notícias. 

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.