8 habilidades que fazem diferença para empreender aos 60
16 de dezembro de 2019

(Foto: Shutterstock)
Algumas pessoas são extremamente ativas e, mesmo depois dos 60, ainda sentem paixão por trabalhar e alimentam o sonho de empreender. Para elas, a palavra “aposentadoria” simplesmente não faz sentido.
Segundo um artigo no Portal do Sebrae, as pessoas maduras têm menos medo dos riscos e apostam na realização pessoal ao abrir negócio.
No entanto, para empreender aos 60, é preciso mais do que ousadia e propósito pessoal. Afinal, algumas habilidades são fundamentais e determinantes para o sucesso do negócio. São capacidades que nem sempre são inatas, mas podem ser desenvolvidas de maneira consciente quando o empreendedor percebe que isso pode ajudá-lo fortemente a crescer.
Confira algumas habilidades para empreender:
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1. Habilidade para gerenciar dinheiro
É simples: se você tem dificuldade para gerenciar seu dinheiro pessoal, certamente não conseguirá gerenciar um negócio. Você sabe onde gasta seu dinheiro todos os meses? Você gasta menos do que ganha? Se a resposta a essas perguntas for negativa, você também lutará para gerenciar um orçamento comercial.
2. Habilidade para administrar o estresse
Se você se frustrar e se aborrecer facilmente com os contratempos, terá dificuldades como empreendedor. Problemas vão surgir o tempo todo. Aprender a usar o estresse a seu favor é essencial.
3. Habilidade para contratar pessoas certas e saber demitir
Contar com ótimas pessoas na sua equipe vai ajudar você a criar uma cultura da empresa que irá, inclusive, atrair outros talentos. Contratar as pessoas certas é essencial para chegar aonde você quer, assim como conseguir demitir as pessoas incompetentes e tóxicas.
4. Habilidade para treinar novos funcionários
Treinar bem sua equipe não apenas ajudará a manter sua empresa na direção correta, mas também aumentará o nível de comprometimento dos bons funcionários.
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5. Habilidade para gerenciar funcionários
No início da sua empresa, você será o gerente de todos, por isso você precisa ser eficaz. Se você ainda não sabe gerenciar, reserve um tempo para aprender a motivar, incentivar e desenvolver sua equipe.
6. Habilidade para aprender novas ferramentas de marketing
No começo, você fará o trabalho de todos os departamentos da sua empresa. É normal. Por isso, você precisa estudar e compreender SEO básico e marketing digital. Da mesma maneira, as redes sociais representam uma parte essencial da estratégia de marketing de qualquer empresa. Então, você terá que conhecer as plataformas e definir qual será sua estratégia de comunicação. Não se preocupe, existem muitos cursos online que podem ajudar você.
7. Habilidade para identificar novas tendências
Tudo muda rapidamente, por isso você precisa acompanhar as mudanças em seu setor. Faça questão de manter-se atualizado sobre as novas startups e os avanços da tecnologia que podem estar influenciando sua área de atuação.
8. Habilidade para lidar com o fracasso
Saber como lidar com altos e baixos é essencial. Lembre-se de que todas as pessoas de sucesso falharam dezenas de vezes antes de conseguir uma vitória. O fracasso não é o fim: apenas faz parte do caminho para o sucesso. Nenhum empreendimento é uma linha reta para o sucesso. Pensar no médio e no longo prazo e não desistir facilmente são fundamentais.