Como funciona o Pix?

4 de novembro de 2020

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o PIX, essa nova maneira de fazer pagamentos de forma muito mais rápida e simples, 24h por dia, durante os 7 dias da semana. Essa ferramenta chegou para substituir os boletos, TEDs e também os DOCs.

Mas, como tudo que é novo, o PIX também tem gerado muitas dúvidas sobre sua funcionalidade e segurança. Por isso, selecionamos algumas das principais questões para responder sobre esse novo método de pagamento. Confira a seguir:          

O que é o PIX?

O PIX é uma nova modalidade de pagamento instantâneo entre pessoas ou empresas, que poderá ser utilizado a qualquer hora e em qualquer dia. O dinheiro transferido cairá na conta da pessoa ou instituição em até 10 segundos, diferente do que acontece hoje com as transações vida DOC ou TED, que são processadas apenas em dias úteis e em determinados horários. Além disso, é isento de tarifa para pessoa física e sem precisar compartilhar nenhum dado da sua conta bancária.  

Como funciona o Pix?

O PIX funciona por meio de chaves de acesso que serão cadastradas através de dados pessoais como o número do seu celular, e-mail, CPF ou CNPJ e também QR Code. Cada pessoa física terá direito a 5 chaves e pessoas jurídicas, 20. 

Porém, se você tem conta aberta em mais de um banco, atenção! Você só poderá cadastrar seu e-mail, por exemplo, em uma das instituições financeiras. 

Será possível transferir qualquer valor – sem restrição – entre pessoas ou empresas, além de fazer pagamentos em locais físicos e virtuais. 

É seguro?

Segundo informações do Banco Central, todo o processo do PIX é seguro, será protegido por criptografia e também por camadas de autenticação. Isso sem contar a segurança garantida através dos próprios aplicativos dos bancos.

Quanto custa?

O PIX é totalmente gratuito para pessoa física. Já para empresas, segundo o Banco Central, o custo promete ser o menor do mercado em comparação aos outros métodos de pagamento como DOCs e TEDs, já que algumas instituições financeiras cobram para fazer essas transferências.  

Como se cadastrar?

Para cadastrar suas chaves de acesso, é só acessar o site ou aplicativo do seu banco. Caso você tenha dúvidas, entre em contato com sua instituição financeira. 

É importante lembrar que o Pix estará disponível para uso de todos a partir do dia 16 de novembro, mas seu uso não será obrigatório. 

Como funciona o Pix - 60 mais

Quais os diferenciais do PIX?

O grande diferencial do PIX é a facilidade e a rapidez nos pagamentos, principalmente entre empresa e consumidor. Sem a necessidade de um intermediário, é uma alternativa aos cartões que cobram altas taxas.

O custo reduzido também é outro diferencial, como já citamos anteriormente. Segundo o Banco Central, será cobrado R$ 0,01 para cada dez transações entre pessoas jurídicas.   

Qual o impacto do PIX no mercado?

Segundo uma pesquisa encomendada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o Pix pode afetar diretamente as empresas de cartões de crédito, já que tem uma taxa extremamente baixa – para pessoas jurídicas -, além da redução da circulação de dinheiro e também dos pagamentos feitos através de boletos. 

Outro ponto que ainda não foi divulgado pelo Banco Central é se e como será possível fazer parcelamentos através do PIX, assim como já é feito pelos cartões de crédito, já que essa forma de pagamento é muito utilizada pelos brasileiros. 

Aqui no site do 60+, você também encontra matérias exclusivas sobre finanças como sobre os juros baixos: o que fazer diante do novo cenário de investimentos e também sobre como saber se você tem perfil para investir na bolsa.      

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.