Conheça os direitos do passageiro e viaje tranquilo

13 de agosto de 2019

Conheça os direitos do passageiro - 60mais

É normal: quase todo mundo que viaja de avião com frequência tem alguma história sobre voos cancelados e longos atrasos no embarque para contar.

Quando isso acontece, não adianta xingar e postar a indignação no Twitter ou no Facebook, simplesmente porque as companhias aéreas não vão ouvir as reclamações e os seguidores não terão como ajudar você.

Então, o que fazer diante de uma situação de descaso e de falta de assistência em viagens aéreas?

Direitos do passageiro 60mais

A resposta é simples: consulte seus direitos no site da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), contrate um advogado ou uma empresa especializada em direitos do passageiro ou, se preferir, procure o PROCON.

Se buscar no Google “voos cancelados direitos dos passageiros”, em questão de segundos, vão aparecer diversas empresas especializadas em conseguir compensações financeiras para o consumidor.

Algumas prometem compensações de até R$ 15 mil. São empresas que trabalham basicamente com esse tipo de processo contra companhias aéreas e são remuneradas com um percentual sobre o valor indenizado.

Para receber qualquer indenização, é claro que o caso deve respeitar alguns critérios que fazem parte dos direitos dos passageiros e deveres das empresas aéreas.

No site da ANAC a explicação é clara:

“Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá registrar sua reclamação por meio do site. Pela ferramenta o consumidor pode se comunicar diretamente com as empresas, que têm o compromisso de receber, analisar e responder as reclamações em até 10 dias.”

E tem mais:

“Qualquer alteração feita pela empresa aérea, em especial quanto ao horário do voo e o seu itinerário (como a mudança de um voo direto para um voo com escala ou conexão), deve ser informada ao passageiro no prazo de até 72 horas antes da data do voo original. A empresa pode alterar o horário do voo em até 30 minutos em voos domésticos e em até 1 hora em voos internacionais, desde que avise com o mínimo de 72 horas antes da data do voo original. Se avisadas com antecedência, elas não geram qualquer obrigação à empresa aérea.”

Direitos do passageiro em viagens aéreas 60mais

Além de atrasos e cancelamentos de voos, as situações de overbooking (isto é, quando a companhia vende mais passagens para um voo do que o número de assentos disponíveis) também devem ser atendidas, compensadas ou ressarcidas pelas empresas aéreas.

Os cancelamentos e atrasos de voos podem acontecer por diversas causas. As mais comuns estão ligadas às condições climáticas, excesso de tráfego aéreo, problemas com a tripulação, manutenção da aeronave e volume de ocupação do voo.

Independentemente do motivo, é importante que os passageiros conheçam os seus direitos básicos. Porque só assim será possível exigir qualquer tipo de compensação, seja no aeroporto ou depois da viagem.

Se puder, dê uma olhada no artigo do G1 que explica alguns direitos do passageiro. É só clicar AQUI.
Viagens aéreas 60mais
Viajar é uma delícia. É um momento para relaxar e esquecer problemas. Então, nada mais justo do que reclamar quando as companhias aéreas não cumprem suas obrigações e nos estressam. Concorda?

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.