6 dicas para lidar com o risco de investimentos

17 de setembro de 2021

Por mais que seja verdade que há uma série de incertezas por trás de cada ganho, ainda é possível se preparar com todas informações necessárias para reduzir o risco de investimentos e aplicar o seu dinheiro de forma inteligente e planejada.

Se você está pensando em entrar no mundo dos investimentos ou quer aprimorar as suas estratégias, conhecer os riscos e entender em qual deles vale a pena entrar são passos indispensáveis para garantir que você receba um retorno próximo, ou até maior, do que estabeleceu como meta.

Aprenda tudo que puder sobre o investimento

Se você já está de olho em alguma ação ou empresa para investir, mergulhe em uma pesquisa profunda sobre o assunto antes de tomar qualquer decisão.

Tire todas suas dúvidas utilizando as ferramentas da internet, especialmente para conferir a reputação da marca, assim como a solidez das ações e também as perspectivas futuras do investimento.

Com as avaliações públicas no Google e redes sociais, por exemplo, você pode saber mais sobre a experiência que a marca oferece ao cliente. Por outro lado, você pode consultar o CNPJ da empresa no site do Serasa para confirmar os dados cadastrais do empreendimento, assim como a situação da mesma na Receita Federal.

Caso conheça alguém que já teve experiências com a empresa ou encontre este tipo de relato na internet, aproveite para garantir dicas valiosas que apenas um insider pode oferecer. Com base nessas informações básicas e dúvidas respondidas, você pode começar a sentir mais segurança no seu investimento.

Escolha critérios e janelas para acompanhar
Risco nos investimentos: como lidar? - 60+

Basicamente, a janela representa o período de tempo em que você pretende investir e receber seu retorno. Dependendo do nicho do mercado, surgem janelas favoráveis para investir o tempo todo. Mas é importante que você apenas entre no acordo quando a oportunidade estiver alinhada com o prazo que você determinou.

Já os critérios representam os pontos prioritários que você optou para classificar um investimento como viável ou não. Geralmente, a lista de critérios é selecionada com mais facilidade após entender qual é o seu perfil de investidor. Por exemplo, um investidor conservador dispensa altos riscos e, por isso, prefere ficar de fora de oportunidades com alta volatilidade, já que podem trazer tanto perdas quanto ganhos elevados demais.

Entenda qual é o seu perfil de investidor

Como mencionamos anteriormente, descobrir qual é o seu perfil de investidor é essencial para entender se o nível de risco de investimentos está alinhado com suas metas e expectativas. Existem 3 tipos de perfis:

  • Conservador: investe com o objetivo de preservar o patrimônio que já construiu ou é um iniciante e, assim, escolhe produtos de baixo risco de prejuízo e oscilação;
  • Moderado: possui estabilidade financeira, mas ainda está construindo seu patrimônio ou elevando o padrão de vida. Neste caso, o investidor aplica em ações com médio a longo prazo e assume o riscos de prejuízo um pouco mais altos que o conservador;
  • Agressivo: é um investidor que já tem conhecimento do mercado e não tem medo de assumir altos riscos para receber grandes ganhos. Então, não vê problema em possíveis perdas de capital para obter resultados acima da média a longo prazo.
Identifique e analise os riscos de cada ativo
60 mais - risco de investimentos - janela tablet

Os ativos financeiros são direitos econômicos que podem ser negociados no mercado e, assim, transformados em investimentos. É importantíssimo avaliar os diferentes tipos de riscos que cada ativo pode oferecer antes de tomar qualquer decisão.

Com essa análise, você pode determinar quanto investir na oportunidade e também quando pode esperar o retorno almejado. Aliás, essa análise se torna ainda mais essencial se você investe em diferentes produtos, já que precisa de um balanço detalhado de cada uma das empreitadas para acompanhá-las.

Mantenha uma carteira diversificada

Principalmente se você está iniciando no mundo dos investimentos, é recomendado distribuir o valor que tem disponível em diferentes empresas. Não apenas para não arriscar tudo em um único investimento, mas para analisar os diversos comportamentos e resultados do mercado.

Por exemplo, escolha nomes que reagem de formas contrárias ou se destacam em diferentes critérios da sua lista. Assim, você pode observar o desenvolvimento de cada ação e entender qual delas é mais favorável ao seu planejamento.

Determine seus projetos de vida como estrutura da sua carteira

Como pudemos observar nos perfis do investidor, o objetivo por trás da sua decisão faz toda a diferença. Sendo assim, antes de entrar de cabeça e assumir o risco de investimentos, estabeleça as principais metas do seu projeto de vida do momento.

Além disso, faça um balanço das suas finanças, com gastos fixos e variáveis, para entender a quantidade de dinheiro disponível para investimentos. Dessa forma, você não corre o risco de comprometer recursos que são indispensáveis para o seu dia a dia, bem-estar ou planos a curto prazo.

Para aprender como fazer um planejamento financeiro em casa, leia a matéria completa clicando aqui.

Você já realizou algum investimento? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários! Acompanhe o 60+ no Instagram para mais dicas e notícias.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.