Empreendedorismo sênior: a ascensão do mercado 50+
11 de maio de 2021
(Foto: Unsplash)
Após a aposentadoria, há um universo de possibilidades para construir uma nova carreira ou explorar outras áreas por meio do empreendedorismo sênior. De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, mais de 650 mil 60+ estão atuando como empreendedores no Brasil. Isso sem contar aqueles que possuem vontade de construir a própria empresa, mas ainda não concretizaram esse objetivo.
Os anos de experiências e até mesmo contatos que você cultivou ao longo da sua vida pessoal e profissional são ferramentas importantíssimas para quem quer empreender depois dos 50.
Aliás, a sua própria vivência como parte da comunidade sênior pode ser um destaque no mercado econômico. De acordo com um levantamento realizado em conjunto pela Pipe.Social e consultoria Hype50+, 4 a cada 10 consumidores com mais de 55 anos reclamam da falta de produtos focados no público.
Segundo a pesquisa, as principais áreas com mais demanda são: vestuário, alimentos e turismo. Sendo assim, ao fazer parte deste grupo e suas vivências, você pode dar o pontapé inicial com um conhecimento que nenhum outro empreendedor jovem teria.
Além disso, é importantíssimo buscar por cursos e ferramentas que agregarão ainda mais aprendizados para a sua prática. O que também ajuda a reduzir suas limitações e aumentar as suas possibilidades no empreendedorismo sênior.
Oportunidades e plataformas de apoio para o público 50+
Principalmente na mídia, os empreendedores jovens acabam ganhando mais destaque e, por isso, os empresários 50+ precisam de ainda mais estratégia e criatividade para ganhar espaço no mercado competitivo.
O Koala Hub e o WeAge são duas plataformas que conectam profissionais e oferecem consultorias especializadas para que você reúna ainda mais bagagem e conhecimento para inovar no seu negócio. Além disso, a Maturi é um site com oportunidades de trabalho e empreendimento, mentorias e networking voltado especificamente para o profissional maduro.
Para conhecer 8 habilidades que fazem diferença para empreender aos 60, leia esta matéria.
Você tem o sonho de entrar no mundo do empreendedorismo sênior? Compartilhe sua experiência nos comentários! Para ficar por dentro de novidades e notícias em primeira mão, acompanhe o 60+ no Instagram.