Crowdfunding: Quando o financiamento coletivo ajuda a tirar ideias do papel

20 de maio de 2019

O que é Crowdfunding? 60mais

Ao completar 63 anos, Solange decidiu realizar um sonho: produzir um livro de poemas da sua autoria. Apesar da tiragem não ser muito grande, quando o orçamento da editora chegou ela percebeu que não tinha o valor disponível para o projeto. Foi então que seu filho trouxe a ideia de realizar um crowdfunding, um financiamento por meio de plataformas colaborativas.

Até então, Solange não sabia nada sobre o tema, mas quando entendeu como funciona essa forma de captar dinheiro, simplesmente achou o máximo.

Movimentando todos anos bilhões de recursos na economia mundial, o crowdfunding é uma ótima alternativa para quem tem uma grande ideia, mas falta dinheiro.

Assim como Solange, hoje no Brasil e no mundo milhares de pessoas e profissionais lançam campanhas para a realização de diversos projetos. Podem ser produções de documentários, livros, exposições de fotografias, webséries e softwares, lançamentos de startups, causas animais e outros tipos de projetos.

O formato não é novo, mas conquistou o mercado de forma altamente efetiva desde que foi adaptado às redes sociais.

Como funciona o crowdfunding?
Crowdfunding 60mais

Basicamente o crowdfunding segue o conceito da “vaquinha”: várias pessoas se reúnem e contribuem com dinheiro para realizar alguma coisa. Porém, nesse caso, tudo é feito por meio de plataformas online que são especializadas nesse tipo de captação e normalmente seguem o mesmo processo.

1. O projeto é apresentado na plataforma em busca de financiamento coletivo. Nasce então uma campanha.

2. Os interessados em ver a ideia acontecer contribuem com qualquer valor. Cada valor que alguém doa vale uma recompensa.

3. Os projetos, geralmente sociais ou culturais, têm um prazo estabelecido para arrecadar a meta mínima. Os que ultrapassam a meta usam o valor para melhorar a ideia original.

No Brasil, existem vários sites de crowdfunding com perfis variados. Entre os mais famosos estão o Kickante, Kickstarter, Indiegogo, Impulso, Idea.me, Bicharia, StarMeUp, Catarse, Kria e Benfeitoria.

Se você quiser buscar esse tipo de ajuda para realizar um projeto, a recomendação é fazer uma boa pesquisa para entender a proposta de cada plataforma e qual combina mais com seu perfil.

Depois de fazer uma campanha de crowdfunding com sucesso, Solange não apenas publicou seu livro, mas também enviou um exemplar autografado para cada pessoa que contribuiu na plataforma.

Então, já pensou em algum projeto que gostaria de tirar da gaveta?

Com o crowdfunding, além de captar dinheiro, você vai descobrir que não está sozinho e muita gente torce por você.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2020 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.