Investir em criptomoedas é vantajoso? Entenda
9 de fevereiro de 2022
(Foto: Freepik)
Se você está sempre de olho nas notícias sobre economia, provavelmente já ouviu falar sobre os altos e baixos do valor de bitcoins, por exemplo. Conforme a prática de investir em criptomoedas se torna uma novidade que ganha espaço no mercado, torna-se ainda mais importante desvendar quais oportunidades e riscos esse novo recurso pode trazer para o futuro.
O que são criptomoedas?
Basicamente, elas são um tipo de dinheiro 100% digital. Sendo assim, não é possível tocá-las ou guardá-las fisicamente. Elas são criadas por uma rede de blockchain, que consiste na troca de pedaços de códigos gerados online com informações específicas.
Existem milhares de tipos de criptomoedas online. Entretanto, as versões mais conhecidas são Bitcoin, Tether, Ripple, Ethereum e Litecoin. Cada uma conta com diferentes características e valores, sendo assim, é recomendado se aprofundar em cada uma antes de escolher seu investimento.
Cada transação, assim como os dados de quem está envolvido e os valores, são protegidos por sistemas avançados de criptografia. Dessa forma, elas podem ser utilizadas como dinheiro físico ou crédito na compra de determinados itens ou investimentos.
Na hora de fazer compras ou investimentos com criptomoedas, tudo depende do valor da sua moeda de escolha no momento, que pode ser alterado com alta frequência. Os lugares que aceitam este tipo de pagamento convertem o valor de acordo com a cotação do momento. Por outro lado, nos investimentos, você aplica uma cota de criptomoedas que podem variar de acordo com a cotação e as flutuações do mercado.
O valor das moedas digitais varia de acordo com a busca e demanda. Dessa forma, tendem a ser valorizadas quando são mais buscadas por investidores e, consequentemente, desvalorizadas quando não recebem tanta atenção do mercado financeiro.
Por fim, como não existe um controle governamental sobre as criptomoedas, elas são classificadas como moedas descentralizadas. Toda a movimentação é realizada pelos próprios usuários especialistas e empresas especializadas na ação.
Vantagens e riscos de em investir em criptomoedas

Por ser um investimento considerado de alto grau de imprevisibilidade, é indispensável analisar os riscos das criptomoedas, assim como os possíveis ganhos que elas podem gerar.
Para conferir 6 dicas para lidar com o risco do investimento, leia esta matéria completa.
Por estar presente apenas num ambiente digital e sem um sistema de regulamentação, há o risco de um erro de servidor ou ataque hacker comprometer as criptomoedas ou transações dos usuários. Além disso, a moeda não é tão conhecida popularmente e, por isso, nem sempre é aceita em todos os espaços de consumo.
Outro ponto a considerar é a grande volatilidade nos ajustes de preços das criptomoedas, que costumam aumentar ou cair drasticamente em pouco espaço de tempo. A tendência é que, com a popularização e amadurecimento do mercado, tais mudanças se tornem mais estáveis.
Por outro lado, investir em criptomoedas conta com taxas baixas e liberdade de pagamento para participar de compras e negócios internacionais com poucos cliques. Além disso, investimentos de alto risco também representam altos ganhos para quem está disposto a entrar na proposta.
Quais são as suas principais dúvidas sobre investir em criptomoedas? Compartilhe nos comentários abaixo! Acompanhe o 60+ no Instagram para conferir mais dicas e notícias em primeira mão.








