Juros altos: onde investir diante do novo cenário financeiro
19 de janeiro de 2022
(Foto: Karolina/Rawpixel)
De acordo com os especialistas financeiros, que se reuniram no OhmResearch Global Insights 2022, o cenário para o próximo ano será de inflações elevadas e juros altos. Com base nestas mudanças, é hora de começar a analisar as possibilidades que podem beneficiar seus investimentos da melhor forma.
O Comitê de Política Monetária fechou 2021 com a Taxa Selic em 9,25%, o maior marco desde 2017. Basicamente, a Taxa Selic corresponde às taxas de juros mais elementares da economia brasileira e, por isso, quando ela sofre alterações, todos os juros cobrados e lucros gerados se movimentam também.
Dessa forma, os investimentos de renda fixa que calculam os rendimentos de acordo com juros, se beneficiam com o aumento da Taxa Selic. Essa modalidade de títulos, considerada como ideal para os investidores conservadores, oferece baixos riscos de alterações e resultados a curto prazo.
Para conferir 6 dicas para lidar com o risco de investimentos, leia esta matéria completa.
Portanto, se você quer aproveitar a oportunidade dos juros altos para entrar nos investimentos de renda fixa, confira algumas opções:
- Tesouro Direto;
- Certificados de Depósitos Bancários (CDBs);
- Debêntures;
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA);
Segundo as previsões para 2023 do Relatório Focus, a Taxa Selic vai voltar a cair para cerca de 7,5%, o que reduzirá os rendimentos dos investimentos em renda fixa no ano. Por isso, os especialistas recomendam a entrada nesta modalidade de título agora no início de 2022, enquanto a Taxa Selic está em alta.
Especialmente por conta das mudanças constantes de diferentes elementos do mercado financeiro, o recomendado é que os investidores tenham uma carteira mista, com títulos que geram rendimentos de distintas formas e em variados prazos.
Você já começou seu plano de investimentos para 2022? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo! Além disso, acompanhe o 60+ no Instagram para receber mais dicas e notícias selecionadas especialmente para você.