Como academias ao ar livre criam impacto positivo nas cidades e na vida dos 60+

10 de julho de 2019

Academias ao ar livre para 60mais

Já pensou em praticar exercícios físicos num espaço verde, com ar fresco e sem precisar pagar por isso? Bem-vindo às academias ao ar livre. Um conceito que estimula os cuidados com o corpo de forma acessível e democrática.

Abreviadas como AAL, as “Academias ao Ar Livre” são basicamente instalações públicas com equipamentos para fazer musculação e outros exercícios. 

Academias ao ar livre 60mais

Localizadas em parques, praças e até trechos de ciclovias, há muitos anos as AAL fazem parte de projetos urbanos em diversos países. Inclusive no Brasil, onde o primeiro registro de um espaço assim foi em 1926 na cidade de Porto Alegre, com a criação de uma “praça de esporte e recreação”. 

Nos Estados Unidos e na Europa, as academias ao ar livre ficaram populares entre as décadas de 1960 e 1970 e nunca mais saíram de moda.

Longevidade e exercícios

Dona Célia começou a frequentar uma academia ao ar livre no seu bairro em Curitiba quando estava com 60 anos. Hoje, aos 85, mantém o hábito diário de fazer exercícios e alongamentos no mesmo local, uma praça próxima de onde ela mora. 

Os resultados desse treinamento ao longo do tempo são visíveis. Porque ela consegue fazer caminhadas na cidade (em ritmo lento, claro) e subir as escadas do apartamento no segundo andar sem o corpo reclamar. 

Assim como Dona Célia, muitos outros 60+ frequentam as academias ao ar livre em busca dos benefícios que as atividades físicas trazem ao corpo e à mente. 

Academias para 60mais

Já foi mais do que comprovado que exercícios fazem bem ao coração, aumentam a resistência, ajudam os ossos ficarem mais fortes, trazem mais energia, fazem perder peso, melhoram a autoestima, afastam a depressão e contribuem para conquistar uma longevidade saudável. 

Um projeto para cidades inclusivas

As academias tradicionais costumam oferecer equipamentos e serviços que justificam a cobrança de mensalidades. No entanto, nem todo mundo curte esse tipo de ambiente ou tem recursos para frequentá-lo. Por isso, as AAL são tão importantes e devem cada vez mais ser incorporadas aos projetos urbanos.

Esse tipo de instalação faz parte das ações previstas pela Estratégia Global de Alimentação e Atividade Física. Criada em 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que até sugeriu pintar os equipamentos com cores vibrantes como forma de incentivar o seu uso. 

Recentemente foi lançado um estudo para criar o Ranking das Capitais Brasileiras Amigas da Atividade Física, feito pelos pesquisadores Adriano Akira Ferreira Hino, Priscila Bezerra Gonçalves e Rodrigo Siqueira Reis,  da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com apoio da revista SAÚDE É Vital (Editora Abril). 

Exercícios ao ar livre 60mais

O objetivo era mapear informações sobre as capitais brasileiras e classificá-las segundo o potencial para a prática de atividade física, considerando vários aspectos para a comunidade.

Um dos princípios do ranking considera as condições que reduzem a desigualdade nos níveis de atividade física no tempo livre, em especial nos grupos de maior risco para sedentarismo: mulheres, idosos, crianças e pessoas com menor renda e escolaridade. Saiba mais sobre esse estudo AQUI.

Um novo espaço para treinadores

Durante mais de 20 anos Márcia foi professora de academia e, desde o ano passado, mudou sua forma de trabalhar. Hoje é personal trainer que dá aulas em espaços públicos como parques, praças, ruas e ciclovias. Segundo ela, o objetivo é mostrar como é possível exercitar o corpo sem a obrigação de frequentar academias. Tudo isso de um jeito livre, divertido e sustentável. 

Com ou sem personal trainer, sozinho ou acompanhado, as atividades ao ar livre são uma excelente opção para você praticar exercícios. Porque no final tudo isso vai definir não apenas o seu corpo, mas também como será a sua longevidade em termos de qualidade de vida.  

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.