Alzheimer e Colesterol – descoberta científica pode ajudar na prevenção

8 de setembro de 2021

Em recente descoberta científica realizada pela Scripps Research e publicada na Academia  Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS), o colesterol alto foi apontado como fator  de aumento de risco da doença de Alzheimer devido à transmissão da proteína Beta Amiloide associada à doença, uma das proteínas associadas à doença. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença de Alzheimer acomete hoje  mais de 1 milhão de brasileiros e quase 36 milhões de pessoas no mundo. Sendo assim,  muitos estudos no mundo estão sendo realizados para descobrir a causa ou a cura da  doença, principalmente porque a tendência é de aumento nesses números, já que a  população mundial está conquistando maior longevidade. 

Essa descoberta só foi possível graças à uma técnica avançada de microscopia de imagem de altíssima resolução, que identificou grandes emaranhados de placas nas membranas  celulares dos neurônios formados a partir de aglomerações da proteína Beta-amiloide. Essa condição prejudica a transmissão de sinais nervosos, podendo resultar em perda de  memória. A pesquisa foi feita em camundongos geneticamente modificados para  receberem esta proteína em excesso e desenvolver Alzheimer.

Alzheimer e colesterol como prevenir - 60+

Mas, a boa notícia é que, ao conhecermos uma das causas da doença, é possível tentar  preveni-la. Nesta mesma pesquisa foi detectado que, ao desligar a produção de colesterol nestes camundongos, o nível de proteína beta-amiloide caía para níveis normais e as  placas desapareciam. Porém, estudos anteriores também comprovaram que o colesterol é necessário para o cérebro para muitas outras funções, como manutenção da cognição  e do estado de alerta. 

As pesquisas agora pretendem explorar o potencial de prevenção da progressão da  doença. Mas, o mais importante é que podemos desde já mudar alguns hábitos e que o  trio alimentação saudável + atividade física + atividade mental podem funcionar como  verdadeiros aliados na prevenção de demências como o Alzheimer. Sugerimos aqui  alimentos e dicas para manter a saúde do seu cérebro: 

Alimentação para o cérebro

Alimentação para prevenir o alzheimer e colesterol - 60+

Consuma folhas verdes escuras, leite, frutas vermelhas, peixes ricos em ômega 3, nozes e  cúrcuma. Sempre lembrando que a alimentação saudável pressupõe quantidades moderadas. 

Atividade física 

É sempre importante procurar um médico sempre antes de iniciar qualquer atividade  física. Mas é possível começar com as de menor impacto, como caminhadas e natação.  Após avaliação médica, procure atividades que melhorem o condicionamento  cardiovascular, como dança, correr no lugar, pular corda, andar de bicicleta. Veja que  todas essas atividades não dependem de uma academia. Só da sua vontade. 

Atividade cerebral 

Atividade cerebral para prevenir alzheimer e colesterol - 60+

Jogos que exercitam o raciocínio lógico, que melhorem a rapidez de raciocínio e façam  armazenar informações na memória são excelentes atividades para o cérebro. Algumas  sugestões são: 

  • Jogos de tabuleiro: Jogo da memória, Rummikub, Xadrez;
  • Aplicativos: Perguntados, Peak, Wow;
  • Revistas: Sudoku, palavras cruzadas.

Se você tem alguma sugestão de jogos, não deixe de adicionar a sua dica nos comentários. 

Quer mais sugestões de alimentação saudável? Clique aqui.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.