Alzheimer e Colesterol – descoberta científica pode ajudar na prevenção
8 de setembro de 2021

Em recente descoberta científica realizada pela Scripps Research e publicada na Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS), o colesterol alto foi apontado como fator de aumento de risco da doença de Alzheimer devido à transmissão da proteína Beta Amiloide associada à doença, uma das proteínas associadas à doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença de Alzheimer acomete hoje mais de 1 milhão de brasileiros e quase 36 milhões de pessoas no mundo. Sendo assim, muitos estudos no mundo estão sendo realizados para descobrir a causa ou a cura da doença, principalmente porque a tendência é de aumento nesses números, já que a população mundial está conquistando maior longevidade.
Essa descoberta só foi possível graças à uma técnica avançada de microscopia de imagem de altíssima resolução, que identificou grandes emaranhados de placas nas membranas celulares dos neurônios formados a partir de aglomerações da proteína Beta-amiloide. Essa condição prejudica a transmissão de sinais nervosos, podendo resultar em perda de memória. A pesquisa foi feita em camundongos geneticamente modificados para receberem esta proteína em excesso e desenvolver Alzheimer.

Mas, a boa notícia é que, ao conhecermos uma das causas da doença, é possível tentar preveni-la. Nesta mesma pesquisa foi detectado que, ao desligar a produção de colesterol nestes camundongos, o nível de proteína beta-amiloide caía para níveis normais e as placas desapareciam. Porém, estudos anteriores também comprovaram que o colesterol é necessário para o cérebro para muitas outras funções, como manutenção da cognição e do estado de alerta.
As pesquisas agora pretendem explorar o potencial de prevenção da progressão da doença. Mas, o mais importante é que podemos desde já mudar alguns hábitos e que o trio alimentação saudável + atividade física + atividade mental podem funcionar como verdadeiros aliados na prevenção de demências como o Alzheimer. Sugerimos aqui alimentos e dicas para manter a saúde do seu cérebro:
Alimentação para o cérebro

Consuma folhas verdes escuras, leite, frutas vermelhas, peixes ricos em ômega 3, nozes e cúrcuma. Sempre lembrando que a alimentação saudável pressupõe quantidades moderadas.
Atividade física
É sempre importante procurar um médico sempre antes de iniciar qualquer atividade física. Mas é possível começar com as de menor impacto, como caminhadas e natação. Após avaliação médica, procure atividades que melhorem o condicionamento cardiovascular, como dança, correr no lugar, pular corda, andar de bicicleta. Veja que todas essas atividades não dependem de uma academia. Só da sua vontade.
Atividade cerebral

Jogos que exercitam o raciocínio lógico, que melhorem a rapidez de raciocínio e façam armazenar informações na memória são excelentes atividades para o cérebro. Algumas sugestões são:
- Jogos de tabuleiro: Jogo da memória, Rummikub, Xadrez;
- Aplicativos: Perguntados, Peak, Wow;
- Revistas: Sudoku, palavras cruzadas.
Se você tem alguma sugestão de jogos, não deixe de adicionar a sua dica nos comentários.
Quer mais sugestões de alimentação saudável? Clique aqui.