5 maneiras de manter a mente afiada

21 de outubro de 2019

Acha que sua memória piorou com o tempo? Ou que você tem dificuldade de pensar rápido como antes? Então, temos uma boa notícia: o cérebro é um órgão plástico e tem capacidade de transformar as próprias estruturas e funções, inclusive em idades avançadas.

Desde que os cientistas começaram a desvendar a anatomia básica do cérebro, a neuroplasticidade foi simplesmente uma das descobertas mais revolucionárias de todos os tempos, porque acaba com a noção de que o cérebro adulto é rígido e imutável.

Enfim, é possível modificar o cérebro e melhorar nossas funções cognitivas mesmo depois dos 60, 70, 80 anos.

Por isso, preparamos algumas dicas de como “malhar” o cérebro.

 

Exercícios mentais

Como manter a mente afiada 60 mais

Existe uma infinidade de jogos e atividades mentais para estimular o cérebro. Entre os aplicativos que você pode baixar no seu celular, indicamos o Lumosity, o Brain Trainer Special, CogniFit Brain Fitness, Brain Test Age e o Fit Brains Trainer.

Alguns passatempos como dominó e jogos de cartas também ajudam a treinar a memória e as habilidades mentais, já que é preciso analisar estrategicamente as partidas e manter concentração.

Exercícios como Sudoku, paciência e palavras cruzadas podem parecer simples, mas também são efetivos. O mais importante de tudo é criar a rotina e praticar diariamente atividades mentais. É como academia: não adianta se inscrever e não aparecer lá. Os resultados dos exercícios levam algum tempinho para surgir.

 

Viagens

Mantenha a mente afiada em viagens 60 mais

Sabe quando a gente fala que viajar abre a mente das pessoas? Então, isso faz sentido, porque ficamos expostos a situações em que o cérebro precisa ficar mais atento e memorizar novas informações. Tudo é diferente e não existe como usar o “piloto automático”. A quantidade de estímulos que o cérebro recebe é incalculável. Viajar é aprender. Não precisa ser uma viagem fantástica para um lugar paradisíaco e caro.

Qualquer lugar diferente tá valendo para o cérebro entrar no modo superligado.

 

Estudo de uma nova língua

Aprenda novas línguas e mantenha a mente afiada 60 mais

Aprender uma nova língua estimula não apenas a memória, mas também o raciocínio, já que é preciso compreender e executar novas construções verbais. Isso funciona como exercício de lógica. Se não quiser se inscrever em algum curso, considere a ideia de praticar o Duolingo no celular ou computador. A ideia não é virar fluente em russo, mas se divertir enquanto aprende algo novo. Agora, se fizer algum curso presencial, pense que pode ser ainda mais legal, porque você vai inclusive fazer novos amigos e terá que memorizar também novos rostos, nomes, histórias… Ou seja, só tem benefícios!

 

Livros e filmes

Como o nome diz, as atividades intelectuais usam o intelecto, que segundo o dicionário é a “faculdade de compreender; inteligência, entendimento, mente”. Ler livros estimula a imaginação, a memória e de alguma maneira nos torna mais fluentes com as palavras. Depois de terminar o livro, é legal contar a história como forma de treinar a habilidade de armazenar conteúdo. A mesma coisa funciona com filmes.

 

Alimentação saudável

Assim como qualquer parte do corpo, o cérebro é beneficiado com uma alimentação saudável. Segundo um artigo que saiu no Huffington Post, azeite de oliva ajuda a retardar o envelhecimento do cérebro; nozes são excelentes anti-inflamatórios e ricos em ácido alfa-linolênico que ajudam no fluxo sanguíneo e oxigenação no cérebro; frutas vermelhas melhoram a falta de memória e de concentração; sardinha previne a demência e aumenta o nível de atenção. É muito importante conversar com um nutricionista, um geriatra ou ler livros sobre o assunto. Uma alimentação de qualidade vai ajudar também com que as outras atividades para melhorar o cérebro sejam mais efetivas.

 

Meditação e yoga

Há milênios a yoga e meditação são reconhecidas por terem um forte impacto no corpo e na mente. Segundo uma pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá, fazer 25 minutos dessas atividades por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento, assim como aumentar a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros. A yoga e a meditação ajudam a melhorar os níveis de energia do cérebro. Fora isso, a yoga trabalha a elasticidade do corpo, eliminando ao mesmo tempo a rigidez mental e física.

 

Conviver com pessoas inteligentes

Dizem que somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos. Por isso, traga para seu círculo próximo pessoas inteligentes e que gostem de assuntos variados. Assim você vai poder trocar ideias sobre os exercícios mentais acima, meditação, yoga, livros, filmes e ampliar sua visão de mundo.

Conversar é importante, mais ainda quando o conteúdo vai além dos problemas, da política e do tempo. Afinal, criar novos assuntos também é um estímulo para o cérebro dos interlocutores e manter a mente afiada.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2019 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.