Como curtir a maturidade na companhia de um pet
8 de outubro de 2019

(Foto: Shutterstock)
Acariciar ou cuidar de um pet traz contato sensorial, cria afeto, diminui a solidão, ajuda a reduzir o estresse e melhora o humor.
Para quem é 60+, o animal de estimação também funciona como uma companhia que ajuda a melhorar a saúde física e mental. Sim, vários estudos confirmam que os bichinhos influenciam na longevidade e qualidade de vida, além de ajudarem no tratamento ou recuperação de doenças ou condições de saúde.
Então, como escolher um pet?

(Foto: Shutterstock)
Ao escolher um pet para fazer parte da sua vida, é importante que, além da paixão à primeira vista, a decisão também seja racional, levando em conta as características de comportamento e a saúde do bichinho, assim como os cuidados necessários. Tudo isso para que o animal não traga preocupações e demandas desnecessárias para quem já não tem mais o mesmo pique de antes.
É recomendado escolher um animal adulto, porque assim dá para saber mais sobre sua personalidade e seu comportamento, sem surpresas. Tenha em mente que um comportamento agitado pode significar mais bagunça em casa e destruição de objetos e móveis.
O ideal é que o animal seja de pequeno ou médio porte, evitando assim o risco de acidentes, devido à força do pet. Adotar um vira-lata pode ser uma ótima ideia. Durante o processo de adoção, o pessoal de ONG’s ou abrigos poderá orientar sobre a personalidade mais adequada para conviver com você.

(Foto: Shutterstock)
No universo de cães e gatos, existem muitas opções de raças, tamanhos e personalidades. Os bichinhos peludos são muito fofos, mas lembre-se que na maioria das vezes é preciso penteá-los e levá-los ao banho. Ou seja, será necessário reservar tempo e um orçamento extra para esses cuidados.
Os cães são interessantes para os 60+ porque podem participar de atividades físicas como caminhadas e corridas. Além disso, estimulam a socialização: as pessoas adoram conversar na rua sobre pets, mesmo com pessoas estranhas. “Oh, que lindo. Que fofo! Como é o nome dele?”

(Foto: Shutterstock)
Por outro lado, os gatos são uma ótima companhia para quem prefere o silêncio e não curte lambidas entusiásticas.
Além de cães e gatos, existem outras opções de animais de estimação, porém menos interativos. Já pensou em ter um passarinho? Um coelho? Um hamster? Uma tartaruga?
Não importa qual seja sua escolha, cuidar de um bichinho só faz bem. Eles nos fazem sentir amados, úteis e importantes de uma forma totalmente verdadeira.







