Como ter uma relação saudável com a comida

8 de outubro de 2021

Além de nutrir o corpo, o alimento também está conectado a diversas emoções e memórias da mente. Por exemplo, alguns pratos trazem aquela nostalgia da infância, enquanto outros despertam lembranças específicas de um momento especial entre amigos. Por outro lado, a relação saudável com a comida pode ser afetada por sentimentos como a ansiedade e tristeza.

Infelizmente, a busca pelo prazer que é oferecido pela comida em momentos de incerteza e solidão podem desencadear uma relação emocional negativa com a comida, podendo até resultar em transtornos alimentares em casos graves, como a compulsão ou anorexia.

Sendo assim, o comer emocional representa o ato de se alimentar com o objetivo de aliviar ou até mesmo esquecer um sentimento, geralmente negativo. Como o prazer do alimento é instantâneo, a pessoa costuma se sentir culpada ou ainda mais triste depois da refeição.

Por isso, este é um hábito que pode afetar não apenas a saúde física, por conta do exagero de alimentos que geralmente não são saudáveis, como também causar problemas psicológicos.

Entenda as principais diferenças entre ansiedade, estresse e preocupação nesta matéria completa.

Dicas para construir uma relação saudável com a comida
60+ - relação saudável com a comida - casal cozinhando
(Foto: Reprodução)

Com isso, o primeiro passo para reconhecer o problema é identificar o impulso e o sentimento que está atrelado à fome emocional. Para isso, é muito útil anotar as suas refeições, junto com os acontecimentos do dia, assim você pode observar os padrões e buscar ajuda profissional assim que puder.

Além disso, você pode integrar alguns hábitos mais saudáveis na rotina para cuidar da sua alimentação, destacando o papel que ela possui como fonte de energia e nutriente para corpo, e não como uma solução instantânea aos problemas do momento:

  • Dispense dietas restritivas demais, elas podem causar ainda mais ansiedade e sentimento de culpa. Busque uma alimentação balanceada, consumindo alimentos mais doces e gordurosos com moderação e de acordo com recomendações médicas;
  • Transforme a hora da refeição em um momento de atenção. Deixe as distrações de lado, coma devagar e aprecie cada detalhe do alimento, é uma ótima forma de apreciar a comida e se sentir mais satisfeito;
  • Em momentos de ansiedade e tristeza, busque outras atividades que você gosta. Desde exercício físico, até leitura, pintura ou dança, opte por uma alternativa mais saudável para transformar seu dia;
  • Entenda como você está se sentindo antes da refeição. Se você parar para pensar e observar que realmente está com fome ou já é a hora adequada de comer, honre este momento e aprecie seu alimento. Entretanto, se perceber que está buscando a comida como válvula de escape, reflita um pouco e tente buscar outras alternativas.

Você já parou para observar sua relação com a comida? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários! Siga o 60+ no Instagram para ficar por dentro de todas notícias e debates da comunidade.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2021 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.