Dicas para planejar uma viagem de fim de ano

25 de outubro de 2021

Depois de quase 2 anos de isolamento social sem viagens, está chegando o momento de voltar a explorar novos horizontes! Por isso, reunimos algumas dicas essenciais para planejar uma viagem de fim de ano sem surpresas e com um orçamento inteligente.

Certamente, o fim do ano e início do próximo representam a alta temporada, um momento em que muitas pessoas tiram férias e estão dispostas a viajar. Por isso, os preços podem ser mais altos que o normal, assim como as acomodações e passagens se esgotam com mais facilidade.

Sendo assim, planejamento é indispensável para tirar os planos do papel e evitar imprevistos que acabam trazendo um pouco de estresse para uma ocasião que deve ser apenas de felicidade e relaxamento.

Dicas para economizar em uma viagem
60+ - planejar uma viagem - dicas para economizar

Primeiramente, que tal organizar as finanças para realizar a viagem dos sonhos neste fim de ano? Como mencionamos anteriormente, os preços costumam ser mais altos no período, mas ainda é possível encontrar boas promoções e datas com valores acessíveis.

Além disso, você pode reduzir o custo da viagem ao colocar algumas dicas em prática quando estiver no próprio destino, seja ele nacional ou internacional. Confira:

  • Prefira atrações gratuitas no seu roteiro, a maioria dos lugares conta com várias;
  • Planeje refeições mais econômicas em alguns dias e deixe jantares especiais para poucos dias;
  • Opte por um tipo de hospedagem econômica, como hostels ou compartilhar um quarto com amigos ou familiares;
  • Pesquise qual tipo de transporte é mais vantajoso financeiramente, de acordo com os passeios que você pretende fazer.

Aprenda como fazer um planejamento financeiro para o ano nesta matéria completa.

6 passos para montar seu roteiro
60+ - planejar uma viagem - 6 passos para montar seu roteiro

Agora que o orçamento está preparado, é hora de colocar as mãos na massa e planejar uma viagem de fim de ano inesquecível! Confira algumas dicas:

1º passo: escolha seu destino

Certamente, a primeira etapa é escolher qual será o lugar que você deseja visitar. Neste momento, é importante pesquisar sobre as atrações que você quer ver, o clima do lugar e até mesmo buscar experiências de turistas que já visitaram o mesmo destino.

2º passo: pesquise sobre a logística

Depois de decidir para onde vai, é hora de pesquisar incansavelmente as opções de transporte, hospedagem, refeição e passagens. Com isso, você pode adaptar o que imaginou à realidade para que a viagem se torne possível dentro do orçamento.

3º passo: verifique seu orçamento

Antes de fechar qualquer negociação, faça uma planilha com uma estimativa de todos os gastos para verificar se não está estourando seu orçamento. É claro que surgem imprevistos, principalmente durante a viagem, que causam mais gastos, mas é importante evitá-los quando possível.

4º passo: confira as políticas de cancelamento e de saúde

Quando realizar suas reservas, preste muita atenção nas políticas de cancelamento e prefira opções que ofereçam contratos mais flexíveis, especialmente para você evitar o pagamento de multas e falta de reembolsos caso algum imprevisto ocorra.

Além disso, entenda como o local está lidando com a atual situação da COVID-19, tanto para proteger você e sua família do vírus quanto para evitar a disseminação em locais que ainda não foram completamente imunizados.

5º passo: faça as reservas assim que puder

Como o fim do ano é um momento de alta temporada, tente realizar sua pesquisa e planejamento o quanto antes, para bater o martelo nas suas reservas e garantir preços acessíveis e uma vaga no seu destino escolhido.

6º passo: proteja-se com um seguro viagem

Caso a sua viagem tenha um destino internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir um atendimento médico em situações de emergência. O serviço é extremamente acessível em comparação aos valores de consultas que seriam pagos sem esse seguro, sendo assim, não pode ficar de fora do seu orçamento.

Além disso, o suporte ao cliente costuma ajudar os turistas a atravessarem a barreira do idioma nestes momentos de grande estresse, já que oferecem apoio em português e os ajudam a navegar entre a burocracia do sistema de saúde de outros países.  

7º passo: verifique sua documentação

Por fim, nunca esqueça de conferir o status da sua documentação antes de viajar. Se necessário, faça os agendamentos necessários para atualizar seu passaporte e qualquer outro documento.

Gostou dessas dicas de como planejar uma viagem de fim de ano? Compartilhe aqui nos comentários! Não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para mais notícias e ideias selecionadas para você.

MANIFESTO 60+

A VIDA NÃO TEM HORA, PURA VERDADE,
TEM SÓ VONTADE DE ACONTECER,
SESSENTA MAIS, CELEBRE A IDADE
E A VONTADE DENTRO DE VOCÊ.

QUEM ACREDITA NA LONGEVIDADE,
NÃO VÊ NA VIDA LIMITAÇÃO,
VIVE A TAL DA FELICIDADE
E A CAPACIDADE DE REINVENÇÃO

NÃO SE TRATA DA DATA DE NASCIMENTO,
E NEM DAS MARCAS NA SUA MÃO.
O QUE IMPORTA AQUI É O SEU PENSAMENTO.

É SOBRE VOAR COM PÉS NO CHÃO,
SEM LIGAR PARA OS CAPRICHOS DO TEMPO.
É SOBRE SER LEVE, SER INSPIRAÇÃO.

VIVER BEM NÃO SE TRATA DA IDADE QUE TEMOS, MAS DO QUANTO SOMOS APAIXONADOS PELA VIDA.

Foi com esse pensamento que criamos o 60+, um portal que celebra a vida e traz curiosidades, dicas e novas possibilidades para ajudar você a se reinventar para viver a longevidade em toda a sua plenitude. Um novo olhar para mostrar que nossos limites, muitas vezes, não são impostos pela idade, mas pelos nossos próprios pensamentos. Queremos que este portal seja um cantinho aconchegante para se inspirar, compartilhar ideias e ficar por dentro de todas as incríveis possibilidades que a vida pode oferecer nesse momento.

POR QUE EXISTIMOS.

Nossa missão é apresentar aos 60+ um novo olhar sobre a vida, por meio de curiosidades, dicas de eventos, viagens, saúde e outras informações. Queremos incentivar você a se reinventar por meio de novas experiências para desfrutar uma longevidade feliz, explorando muito mais as possibilidades que os limites.

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

Queremos ser a principal referência de conteúdo para os 60+, nos tornando responsáveis por uma mudança de comportamento positiva, que traga muito mais qualidade para a sua longevidade.

QUAIS SÃO OS NOSSOS VALORES?

Respeito, amor, compreensão, colaboração, honestidade. Acreditamos que valores não têm idade. Em tudo que fazemos, procuramos seguir a seguinte filosofia: nos tornamos aquilo que acreditamos, somos frutos de nossas ações e é a vontade de viver que temos em nossos corações que realmente importa.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE | © 2022 – 60MAIS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.