Dicas para planejar uma viagem de fim de ano
25 de outubro de 2021
(Foto: Unsplash)
Depois de quase 2 anos de isolamento social sem viagens, está chegando o momento de voltar a explorar novos horizontes! Por isso, reunimos algumas dicas essenciais para planejar uma viagem de fim de ano sem surpresas e com um orçamento inteligente.
Certamente, o fim do ano e início do próximo representam a alta temporada, um momento em que muitas pessoas tiram férias e estão dispostas a viajar. Por isso, os preços podem ser mais altos que o normal, assim como as acomodações e passagens se esgotam com mais facilidade.
Sendo assim, planejamento é indispensável para tirar os planos do papel e evitar imprevistos que acabam trazendo um pouco de estresse para uma ocasião que deve ser apenas de felicidade e relaxamento.
Dicas para economizar em uma viagem
Primeiramente, que tal organizar as finanças para realizar a viagem dos sonhos neste fim de ano? Como mencionamos anteriormente, os preços costumam ser mais altos no período, mas ainda é possível encontrar boas promoções e datas com valores acessíveis.
Além disso, você pode reduzir o custo da viagem ao colocar algumas dicas em prática quando estiver no próprio destino, seja ele nacional ou internacional. Confira:
- Prefira atrações gratuitas no seu roteiro, a maioria dos lugares conta com várias;
- Planeje refeições mais econômicas em alguns dias e deixe jantares especiais para poucos dias;
- Opte por um tipo de hospedagem econômica, como hostels ou compartilhar um quarto com amigos ou familiares;
- Pesquise qual tipo de transporte é mais vantajoso financeiramente, de acordo com os passeios que você pretende fazer.
Aprenda como fazer um planejamento financeiro para o ano nesta matéria completa.
6 passos para montar seu roteiro
Agora que o orçamento está preparado, é hora de colocar as mãos na massa e planejar uma viagem de fim de ano inesquecível! Confira algumas dicas:
1º passo: escolha seu destino
Certamente, a primeira etapa é escolher qual será o lugar que você deseja visitar. Neste momento, é importante pesquisar sobre as atrações que você quer ver, o clima do lugar e até mesmo buscar experiências de turistas que já visitaram o mesmo destino.
2º passo: pesquise sobre a logística
Depois de decidir para onde vai, é hora de pesquisar incansavelmente as opções de transporte, hospedagem, refeição e passagens. Com isso, você pode adaptar o que imaginou à realidade para que a viagem se torne possível dentro do orçamento.
3º passo: verifique seu orçamento
Antes de fechar qualquer negociação, faça uma planilha com uma estimativa de todos os gastos para verificar se não está estourando seu orçamento. É claro que surgem imprevistos, principalmente durante a viagem, que causam mais gastos, mas é importante evitá-los quando possível.
4º passo: confira as políticas de cancelamento e de saúde
Quando realizar suas reservas, preste muita atenção nas políticas de cancelamento e prefira opções que ofereçam contratos mais flexíveis, especialmente para você evitar o pagamento de multas e falta de reembolsos caso algum imprevisto ocorra.
Além disso, entenda como o local está lidando com a atual situação da COVID-19, tanto para proteger você e sua família do vírus quanto para evitar a disseminação em locais que ainda não foram completamente imunizados.
5º passo: faça as reservas assim que puder
Como o fim do ano é um momento de alta temporada, tente realizar sua pesquisa e planejamento o quanto antes, para bater o martelo nas suas reservas e garantir preços acessíveis e uma vaga no seu destino escolhido.
6º passo: proteja-se com um seguro viagem
Caso a sua viagem tenha um destino internacional, o seguro viagem é indispensável para garantir um atendimento médico em situações de emergência. O serviço é extremamente acessível em comparação aos valores de consultas que seriam pagos sem esse seguro, sendo assim, não pode ficar de fora do seu orçamento.
Além disso, o suporte ao cliente costuma ajudar os turistas a atravessarem a barreira do idioma nestes momentos de grande estresse, já que oferecem apoio em português e os ajudam a navegar entre a burocracia do sistema de saúde de outros países.
7º passo: verifique sua documentação
Por fim, nunca esqueça de conferir o status da sua documentação antes de viajar. Se necessário, faça os agendamentos necessários para atualizar seu passaporte e qualquer outro documento.
Gostou dessas dicas de como planejar uma viagem de fim de ano? Compartilhe aqui nos comentários! Não deixe de acompanhar o 60+ no Instagram para mais notícias e ideias selecionadas para você.